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IV Seminário Marketing 360º: novas fronteiras através da experiência

Novas fronteiras do Marketing através da experiência

Por | 15/10/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

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IV Seminário Marketing 360º: alcançando novas fronteiras do Marketing através da experiência 

Por Guilherme Neto
guilherme@mundodomarketing.com.br


O IV Seminário Marketing 360º iniciou o primeiro dia de palestras com uma apresentação de Paulo Giovanni, sócio-diretor das agências Mix Brand Experience e Pop Trade. Em sua quarta edição, o seminário é realizado pela primeira vez em São Paulo.

Afastado há 10 meses da Giovanni+DraftFCB, uma das maiores agências de publicidade do país fundada por ele há 34 anos, Paulo Giovanni tinha a intenção de curtir uma longa férias nos Estados Unidos. Pouco mais de um mês, no entanto, voltou ao Brasil disposto a inovar o cenário do Marketing no Brasil.

"Os clientes me perguntavam o que podíamos fazer além da propaganda na TV Globo e revista Veja. Precisávamos sair do discurso de ser diferentes e realmente ser. A publicidade tradicional não funciona mais e o consumidor exige experiência para ser convencido", aponta Giovanni, durante sua palestra no seminário.

Inspiração veio do Chacrinha e Igreja Católica
Para isso, Giovanni buscou inspiração em ícones distintos como o apresentador Chacrinha e a Igreja Católica. Da personalidade da TV, espelhou-se ao procurar gerar experiências que motivassem a participação do consumidor e possibilitassem ter uma percepção do público sobre determinada ação de Marketing. Já da entidade religiosa, baseou-se nos rituais seguidos pelas missas.

"Sem querer fazer qualquer apologia ou crítica, é possível afirmar que a Igreja Católica utiliza eficientemente a interação para fidelizar o seu público. A missa é uma experiência", diz Giovanni. Ele citou ainda exemplos de ações de Marketing, como o Quatro Rodas Experience, realizado pela Editora Abril para a revista Quatro Rodas. Segundo ele, a idéia partiu do desejo de consumidores de pilotar os carros dos sonhos ao vê-los em eventos como o Salão do Automóvel.

"Boca-a-boca vale mais do que a publicidade tradicional"
Para a Nesvita da Nestlé, através da Pop Trade, foram desenvolvidas ações de merchandising e degustação no ponto-de-venda que, sem o apoio de qualquer publicidade na TV ou revista, ampliou o market share de 5,2% para 12,1% em dez meses. Outros exemplos foram a árvore de Natal do Santander no Parque do Ibirapuera, montada há cinco anos na época natalina, e a carona dada pela Citröen a freqüentadores de bares e restaurantes de Vila Madalena, aproveitando a Lei Seca.

Giovanni citou ainda a força do boca-a-boca e do Marketing Viral para reforço de uma marca e produto. "A opinião do amigo e até do desconhecido vale mais que a verdade pronta da publicidade. Sem querer generalizar, tendo a achar que as marcas que utilizam celebridades na propaganda não estão passando por um bom momento ou não têm seu produto entendido no mercado", diz Giovanni, ao responder uma pergunta da platéia.

O evento acontece hoje e amanhã em São Paulo no hotel Blue Tree Towers Morumbi e é patrocinado pela Accentiv´, Copernicus Marketing Consulting, Datalistas, Dinamize e TNS InterScience. Esta é a quarta edição do seminário realizado pelo Mundo do Marketing e tem a organização do Grupo B2.

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