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Planejamento Estratégico

A promessa de altos investimentos em DOOH no Brasil

In-car media é uma das vertentes de negócio que vem ganhando adesão de consumidores e marcas. Veja case Zanzar

Por Redação - 19/10/2021

O mercado de mídia OOH vem apresentando um crescimento muito forte junto com o canal digital. De 2018 para 2019, houve um crescimento de 32% e, no ano de 2020, mesmo com a pandemia, o setor se mostrou resiliente. De acordo com o Conselho Executivo das Normas Padrão, no ano de 2020, o setor absorveu R$ 1,3 bilhão, com 8,6% de share do mercado de mídia, atrás apenas da TV aberta (51,9%) e internet (26,7%). Esses números tendem a se tornar ainda maiores, já que 63% dos anunciantes pretendem aumentar o investimento em mídias digitais e DOOH (digital out of home), segundo pesquisa da PMV/2020. 

O in-car media é uma das vertentes do DOOH que vem crescendo bastante. Ele utiliza monitores de alta tecnologia para mostrar conteúdos e propagandas em locais estratégicos de alto fluxo de pessoas. A Zanzar, fundada em 2018 pelos empreendedores Herbert Viana, Alysson Alves, Rodrigo Longuinho e Luiz Filipe Gaia, atua na área de experiência das pessoas em sua jornada de mobilidade por meio de suas telas de alta resolução (tablets) instaladas dentro dos carros.
Dentre os serviços oferecidos estão conteúdos informativos, jogos, notícias e diversos tipos de entretenimento.

Atualmente, a startup opera em Belo Horizonte e conta com um piloto na capital paulista, mas recebeu investimento da Kovi, startup voltada ao acesso ao carro na América Latina para focar no crescimento das operações e expandir a atuação. Até o final do ano, a expectativa é instalar mais de cinco mil telas nos veículos da Kovi e atingir mais de seis milhões de pessoas.

Esse tipo de serviço traz muitas opções como imagem em alta definição e áudio, interatividade, gamificação, quiz, coleta de dados, uso de QR Code e até mesmo a venda de produtos. A ideia é unir tecnologia, recursos digitais e abrangência da mobilidade com ótimo custo benefício. “Muito se fala em mídia em metrô, trem, ônibus, avião, porém pouco sobre os canais que podem ser explorados nos automóveis. O segmento ainda é muito incipiente, mas com grande potencial”, afirma Herbert Viana, CEO e Co-founder da Zanzar.

Vantagens do in-car mídia

- Capacidade de conversar com a audiência de forma segmentada
- Proporcionar uma experiência diferenciada ao passageiro, que não é encontrada em nenhuma outra mídia OOH 
- Ampla cobertura em função da abrangência e rotatividade dos carros 
- Atinge todos os perfis de público em várias ocasiões da sua rotina. 
- Conteúdos qualificados e diversificados para os passageiros
- Campanhas geolocalizadas

Veja abaixo a entrevista com Herbert Viana, CEO e Co-founder da Zanzar: 

Mundo do Marketing - Como você observa a receptividade dos consumidores com esse formato de mídia? 
Herbert Viana - Excelente! Avaliamos a nossa plataforma com os passageiros e a nota média de satisfação é de 92%.  O passageiro na viagem sempre busca uma forma de ocupar o tempo e a TV Zanzar faz isso levando informação, entretenimento, com jogos, esportes e trailers.

Mundo do Marketing - Que benefícios ele traz ao motorista e ao consumidor? 
Herbert Viana - Para o motorista é uma melhoria na qualidade dos serviços que reflete diretamente na avaliação do indicador fundamental para o posicionamento dele junto às empresas de aplicativo (Uber e 99), e no aumento das gorjetas. Além disso, oferecemos um programa de benefícios que dá descontos e vantagens em mais de 20 mil comércios e lojas online.

Mundo do Marketing - As empresas já estão abertas a esse modelo? 
Herbert Viana - A aceitação é total e existe uma demanda muito alta para novos formatos de mídia, especialmente, com interação e customização de entregas.

Mundo do Marketing - Houve alguma dificuldade de implementar o in-car media no Brasil? 
Herbert Viana - A maior dificuldade é desenvolver a tecnologia e fazer tudo funcionar dentro do carro sem nenhum erro. Agora o nosso desafio e expansão é aumentar os números de telas, o que conseguimos viabilizar com a nossa parceria com a Kovi. 

Mundo do Marketing - Qual a expectativa da in-car media para 2022? 
Herbert Viana - O mercado como um todo foi muito afetado em 2020 por conta da pandemia e já está retomando forte em 2021. No caso da in-car media é um formato novo e o mercado está buscando esse tipo de alternativa com entregas diferenciadas. A nossa expectativa é uma adoção muito forte com crescimento exponencial.

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