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Planejamento Estratégico

5 lançamentos de livros voltados aos profissionais de Marketing

Novidades abordam temas como branded content, cultura organizacional, transformação digital e estratégias na gestão

Por Redação - 12/05/2021

Em um momento que muitas empresas estão repensando formas de gestão e planejam investir mais assertivamente, chegam ao mercado alguns livros com cases de sucesso de quem atua em diferentes frentes na área e Marketing e negócios. As novidades abordam temas como branded content, cultura organizacional, transformação digital e estratégias das lideranças que impactam diretamente os resultados.

Veja abaixo cinco obras que buscam ajudar os profissionais de Marketing e gestores:

Conteúdo de marca - Os fundamentos e a prática do branded content

No livro Conteúdo de marca – Os fundamentos e a prática do branded content (Summus Editorial), Leonardo Moura esmiúça sua vivência como profissional da área e fornece o embasamento teórico que pode referenciar a prática dessa que é uma inovadora forma de conquistar público pelo envolvimento com a marca. 

O autor destrincha a técnica no livro, estabelecendo parâmetros que devem ser levados em consideração como o surgimento de plataformas digitais sociais e de vídeo, sobretudo o YouTube, que abriram espaço para que pessoas físicas e jurídicas produzam, publiquem e promovam conteúdo, tornando-se publishers.

Fala ainda sobre a necessidade das marcas de construir conversas e estreitar o engajamento com os consumidores para evitar desperdícios em mídia paga. E levanta questões da crença de que, diante do surgimento da geração Y ou millennials – que valorizaria universalmente a verdade por trás de uma marca –, os anunciantes devem expressar seus valores em sua atividade.

A obra fala ainda sobre o fato de o vídeo on demand ter se tornado a mídia privilegiada no imaginário de formadores de opinião quando o assunto é entretenimento audiovisual: mais da metade da população mundial faz do entretenimento em vídeo o principal produto consumido on-line. E traz ainda a ideia, disseminada entre determinados grupos publicitários, de que a audiência não consome mais publicidade em formatos tradicionais e interruptivos, como comerciais de TV, display ads ou pre-rolls de vídeo.

O Desafio do Impossível

Imagine a maior e mais complexa operação da Ambev no Brasil, com um baixíssimo índice de produtividade e com um turnover que a fazia perder muitos funcionários ano após ano, além de perdas financeiras consideráveis. Como reverter esses indicadores e transformar essa operação em referência em produtividade e engajamento para as outras unidades da companhia?

Esse foi o desafio proposto pela Ambev para a Falconi, diante da cervejaria de Campo Grande, no Rio de Janeiro. A Falconi é uma consultoria para geração de valor por meio de soluções em gente e gestão com tecnologia, e fez um grande diagnóstico e um planejamento de trabalho, que teve como pilar a gestão de pessoas e a mudança de cultura. Como resultado, a operação atingiu a meta de produtividade um ano antes do estimado e a superou nos anos seguintes, chegando a 87% em 2019. A meta de redução do turnover foi alcançada dois anos antes do previsto, e atualmente se encontra em 2,16%. 

Essa história de transformação é contada no livro “O Desafio do Impossível” (Editora Gente), de Neuza Chaves e Viviane Martins, executivas da Falconi. A obra relata os detalhes da avaliação profunda da situação e das dificuldades no atendimento às necessidades humanas, da identificação dos problemas, dos motivos de saída dos empregados e da elaboração de planos de ação para os diversos pontos de melhoria daquela operação da Ambev. 

#Transformaçãodigital – O Ecossistema

A obra #Transformaçãodigital – O Ecossistema aborda um tema muito atual no mercado brasileiro, especialmente no momento de grande aceleração da digitalização empresarial, provocada principalmente pela pandemia. Os autores são o consultor sênior e autor de TI Mudar e Inovar, Marcelo Gaspar, e a especialista em user experience e agile Viviane Fiedler.  

O livro apresenta os percalços e desafios de uma empresa fictícia tradicional do ramo de transportes cujos executivos precisam compreender a nova realidade para a incorporação de conceitos em prol da transformação digital. Para explicar o processo de transposição para o digital, os autores se inspiraram em perfis reais de empresas e criaram personagens e situações que explicam todo o processo de transformação.

Indicada para empresários, "startapeiros", investidores, gestores, líderes ou profissionais em evolução que pretendem alavancar seus negócios ou carreiras, a publicação orienta com conceitos, competências, diretrizes e insights.

The Business of Belonging

A obra escrita por David Spinks mostra como tornar uma comunidade corporativa uma real vantagem competitiva. Segundo o autor, quando se pensa em desenvolvimento de negócios, aumento de faturamento, inovação, brand awareness e engajamento, muitas ações e iniciativas corporativas sobem à mente, como investimento em tecnologias, ações mirabolantes de Marketing, aprimoramento dos recursos humanos, entre muitas outras. No entanto, algumas empresas ao redor do mundo encontraram mais uma via para ver seus negócios decolarem: comunidades corporativas.  

Entre alguns motivos que fazem das comunidades uma solução corporativa bastante interessante, é que essa não nasce necessariamente como uma ferramenta para o crescimento direto dos negócios. A criação e nutrição de uma comunidade corporativa nasce da vontade de cultivar o sentido de pertencimento entre membros que rodeiam o negócio de alguma maneira e possuem interesses afins, conhecimentos comuns ou complementares e desejos similares. Esse movimento de colaboração em torno de empresas pode nascer em diversos sentidos, seja ele para a inovar os formatos, criar novos produtos, trazer conhecimentos, atrair talentos, engajar com causas diretamente ligadas ao negócio ou não.

O lançamento do livro será feito no próximo dia 18 de maio, por meio de um evento virtual organizado pela MCI Comunidades Corporativa, nova unidade de negócios da MCI Brasil, com participação do autor, virtualmente. 

Lifelong Learners - o poder do aprendizado contínuo

Com lançamento previsto para junho pela Editora Gente, a obra do co-fundador da consultoria de aprendizagem Novi investiga por que aprender ao longo da vida é um tema importante para o indivíduo, para empresas e para a sociedade como um todo. A aprendizagem ao longo da vida — também conhecida pelo termo em inglês, “lifelong learning” — é um tema que vem sendo discutido há, pelo menos, 40 anos. 

No entanto, nos últimos anos, sua relevância e prática ganharam uma nova dimensão. Cada vez mais, pesquisas ressaltam a importância de aprender em um mundo conectado em constante transformação. Lifelong Learners - o poder do aprendizado contínuo é dividido em duas partes: a primeira é dedicada ao mundo de hoje e conta com uma apresentação e contextualização do tema; a segunda já é mais prática, com propostas de ação para se tornar um lifelong learner. 

Os capítulos contam ainda com histórias e exemplos reais para aproximar o leitor do tema — são casos como as “thinking weeks” de Bill Gates, as cartas de Van Gogh, as políticas de lifelong learning de Singapura e até um olhar para o samba como um grande exemplo brasileiro de aprendizado ao longo da vida.

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