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Uso de Marketing Digital em escola multiplica número de matrículas

Investimento on e off-line trouxeram resultados em matrícula e engajamento no site e redes sociais do Colégio Agostiniano São José. Atenção à geração alpha é grande

Por | 12/07/2017

priscilla@mundodomarketing.com.br

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Jorge Geras, Presidente e CEO da agência SinnapseEm diversas comunicações, especialmente com os jovens, a premissa é falar a língua deles. Nos tempos atuais, essa imersão no mundo deles pode ser feita pelo meio digital e por isso mesmo muitas marcas preferem dialogar com eles no online. No campo educacional, essa abordagem ainda é feita de maneira sutil e como entretenimento. As escolas que ousam inovar em Marketing Digital, no entanto, colhem frutos que são refletidos nos números de matrícula e interesse nas aulas, como é o caso do Colégio Agostiniano São José.

A instituição contratou uma agência especializada para desenvolver um novo website mais clean, mas que possuísse atrativos para pais e alunos na utilização da plataforma. Além disso, o colégio investiu em um calendário de postagens nas redes sociais para que fosse apresentado ao grande público o que acontecia dentro das salas de aula - uma forma de mostrar a experiência diferenciada que as crianças e adolescentes recebem. Além disso, foram feitas campanhas no Google e ações em pontos comerciais dentro da escola como a papelaria e cantina.

O resultado foi o melhor do que o esperado:  apenas em cinco meses, a escola aumentou em 570 o número de suas matrículas, além de ampliar em 1500% o número de usuários no site e em 412% a interação de sua página do Facebook. "Utilizar os meios digitais foi fundamental para a percepção de valor do que é o Agostiniano São José para alunos e pessoas da comunidade em volta. Não basta apenas pensar na lógica do jovem que está conectado, é preciso alimentar todas as redes de forma integrada a fim de gerar uma conversa entre tudo que é feito em sala de aula e o que mostramos no Google", conta Jorge Geras, Presidente e CEO da agência Sinnapse, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Padre Javier García Martínez, Diretor do Colégio Agostiniano São JoséGeração Alpha
A partir de um site mais elaborado, toda a visão da escola se transformou para lidar com essa geração hiper conectada. Esses novos alunos que chegam às salas de aula já não pensam da forma linear como aqueles que passaram anteriormente pelas carteiras, por isso o método de ensino vem utilizando técnicas e ferramentas para tornar atraente o ambiente escolar. Isso significa deixar o aluno ser parte do conhecimento transmitido.

Diante de um ensino que tende a se tornar cada vez mais híbrido, mesclando online e off-line, os professores deverão atuar como gestores do conhecimento que está sendo passado por meio de plataformas inteligentes. Esse novo modelo foi identificado na pesquisa feita pela Officina Sophia, que mostrou que 91% das crianças reconhecem a importância de estudar, porém, o tempo que elas precisam permanecer no colégio é o aspecto que mais as desagradam.

Sabendo disso, o Colégio Agostiniano voltou-se também a uma metodologia que põe o jovem no centro das atividades e em práticas que completam e fazem diferença no aprendizado. "Há uma importância de trazer uma pauta atual e com temas que tenham relevância na vida dos alunos. Isso tudo é levado também às redes sociais para debate. O conteúdo não é algo distante e integra a família toda", conta Jorge.

Ser pertinente on e offline
Ao mesmo tempo em que tem a preocupação de estar online, a instituição católica mantém-se atualizada nas ferramentas que podem aumentar o interesse da criança pelo aprendizado. Itens como lousa eletrônica, uso da técnica de sala de aula invertida e gameficação fazem parte da prática escolar. Todas as inovações e lançamentos buscam atender a demanda de uma nova geração.

O objetivo é estar presente também fora das limitações físicas da unidade. "O jovem não tem mais paciência de ouvir professor e aprende muito em buscas na web. Por isso o professor instiga o aluno a trazer o que está acontecendo na sociedade para a sala de aula. Temas abordados na internet são costumeiros em classe, até mesmo polêmicas são debatidas dentro do contexto pedagógico", conta o Padre Javier García Martínez, Diretor do Colégio Agostiniano São José, em entrevista ao Mundo do Marketing.

O segredo para ser uma empresa atrativa aos jovens é ser pertinente ao universo do jovem. "A escola deixou de ser o centro das informações e da educação para o aluno. Trazer a comunicação fluída e fazer parte da vida do aluno é o que buscamos e o que ele espera de nós também. Nosso site e redes sociais são voltados a isso e por isso tivemos os resultados tão bons", conta o Diretor do Colégio Agostiniano São José.

Leia também: Potencial do consumidor infantil - estudo do Mundo do marketing Inteligência.

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