Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Coca-Cola reformula e unifica identidade das variantes Zero e Life

Mudança começou pela divisão do México e envolve também a Coca-Cola Diet, foi testada em 14 países e levou 18 meses de trabalho. Foco é reforçar a estratégia de marca única

Por | 16/01/2017

bruno@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A Coca-Cola dá mais um passo dentro da sua estratégia de marca única global. Depois do México, é a vez do Brasil reformular e unificar a identidade visual das variantes Zero, Life e Diet dentro da marca-mãe Coca-Cola. Saem de cena a lata preta de Coca Zero e a verde com Stevia para dar lugar a uma única comunicação com pequenas variações. A mudança também é resultado de uma confusão feita especialmente na Coca-Cola Zero. A latinha preta estava ganhando identidade, valores e significados próprios e diferentes da marca principal quando o foco é reforçar a marca original, terceira mais valiosa do mundo, segundo a Interbrand. 

A partir de hoje, não haverá nenhuma comunicação específica das variantes. Toda a comunicação terá a Coca-Cola Original como protagonista e as versões serão apresentadas como alternativa. Uma opção que os consumires já fazem por conta da saúde ou da tendência de saudabilidade. O objeto da companhia também é se antecipar a estas escolhas, reforçando o poder que Coca-Cola tem e aproximando o sabor das versões sem açúcar da original. Passando a se chamar Coca-Cola Zero Açúcar, o refrigerante ganhou um novo equilíbrio de aromas sem adicionar ou alterar qualquer ingrediente.

Identificada por muitos consumidores como Coca-Cola preta, a variação Zero estava ganhando uma personalidade como se fosse uma submarca. "Agora todas compartilham benefícios, valores e identidade comuns. Era confuso explicar ao consumidor que o que tinha na latinha preta era a mesma Coca-Cola", completa o executivo em sua primeira visita ao Brasil", afirma Marcos de Quinto, vice-presidente executivo global e líder global de marketing (CMO) da Coca-Cola Company, em coletiva realizada nesta segunda, em São Paulo. 

A alteração da embalagem aconteceu por meio de um processo criativo global, envolvendo a equipe de design da marca e as agências BVD, de Estocolmo; Tátil, do Rio de Janeiro; SDL, também de Estocolmo; Moniker, de San Francisco; Hey Estúdio, de Barcelona; e United Design, em São Francisco. Ao todo, 14 países receberam testes de várias aplicações da iconografia até se chegar ao visual final depois de 18 meses de trabalho. 

Além do que uma mudança de comunicação e de sabor, a nova estratégia vai reforçar a presença das variantes de Coca-Cola no varejo. A companhia prevê aumentar a distribuição das versões Zero e com Stevia em 50% em todos os seus principais canais. "Vamos capitalizar ainda mais a marca principal para alavancar as demais", explica Henrique Braun, presidente da Coca-Cola Brasil. Os investimentos são altos e envolvem também todas os 141 produtos vendidos no país. 

Depois de ter investido 14,1 bilhões de reais no país nos últimos cinco anos - período em que ocorreram a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas sob patrocínio da marca - somente em 2017, ano a companhia também comemora 75 anos no país, a Coca-Cola Brasil apostará mais 3,2 bilhões em infraestrutura, equipamentos (geladeiras) e Marketing. 

* O Jornalista foi a São Paulo a convite da Coca-Cola

Conteúdo de Acesso Premium Para continuar tendo acesso a esse e outros conteúdos exclusivos, faça sua assinatura.
  • Conheça diferentes perfis de consumo
  • Desenvolva embasamentos para suas campanhas
  • Otimize sua gestão de Marketing
  • Projete cenários para o seu negócio
  • Descubra potenciais de mercado
  • Tome decisões mais assertivas

Já é assinante/cadastrado?
Faça o login para ver o conteúdo:

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss
Acesso Premium. Só abra se você quer tomar melhores decisões.
Seja Premium
  • 1º Transforme insights em oportunidades de mercado
  • 2º Embase suas campanhas de Marketing
  • 3º Entenda o que deseja seu público-alvo
  • 4º Conheça diversos perfis de consumo
  • 5º Otimize sua gestão de Marketing