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5 tendências para o mercado atender às expectativas do consumidor

Palavra de ordem para o shopper é transparência. Depois de se decepcionar em várias esferas, ele espera que as marcas sejam verdadeiras, humanas e claras em suas ações

Por | 11/01/2017

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

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Simone Terra, CEO da STerra Soluções de MercadoSimplificar, interagir, customizar e comunicar. Essas são quatro atitudes que devem servir de guia para o mercado nos próximos meses. Em um período em que as vendas não decolam, o endividamento das famílias permanece alto, assim como a taxa de desemprego, e a indústria desacelera, é preciso reavaliar o cenário, enxergar e compreender as mensagens passadas pelos consumidores para tentar ser mais assertivo.

Cansado de ser enganado em todas as esferas da vida, o shopper espera que pelo menos as marcas sejam sinceras e verdadeiras com eles. Isso pode ser um desafio para quem está acostumado a usar subterfúgios para confundir ou enganar o cliente. Para não repetir o péssimo desempenho de 2016, que registrou a maior queda no varejo nos últimos 16 anos, segundo Serasa Experian, as empresas deverão ter muita criatividade, quebrar paradigmas, focar em parcerias e reavaliar o portfólio para vender mais e conseguir atender as expectativas do consumidor.     

Depois de se desapontar com políticos e algumas empresas, os consumidores esperam que as marcas sejam transparentes em suas ações e contam com a rápida disseminação de informação como aliada. Além disso, as empresas deverão estar cada vez mais abertas e se engajarem em temas importantes para a sociedade. "As companhias devem priorizar as necessidades que temos hoje para abraçar causas que realmente sejam relevantes para a sociedade", pontua Simone Terra, CEO da STerra Soluções de Mercado em entrevista ao Mundo do Marketing.

Veja as cinco tendências que devem ganhar ainda mais força em 2017.

1 - Globalização do varejo
O consumidor está cada vez mais globalizado e por conta disso ele espera que as marcas estejam em todos os lugares, sejam acessíveis. Ele não…

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