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5 Ferramentas e estratégias que ganharam destaque em 2016

Chatbots e vídeos estão permitindo que marcas e consumidores estabeleçam um diálogo de maneira mais próxima e eficiente. Esses foram apenas algumas estratégias usadas neste ano

Por | 19/12/2016

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

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Em um ano marcado pela crise, recessão econômica, desaceleração e muita dificuldade, a frase "fazer mais com menos" virou um mantra nos departamentos de Marketing. Mais do que nunca, os gestores tiveram que usar muita criatividade e lançar mão de ferramentas para otimizar suas ações e garantir a efetividade de suas estratégias. Algumas não são tão novas, mas passaram a ser utilizadas de outras maneiras, como os vídeos, que graças ao sucesso de plataformas como Snapchat, ganhou ainda mais força na divulgação de produtos e serviços e, agora, estão em todos os lugares.

Na carona das redes sociais, surgem os influenciadores digitais, que estão se transformando em porta-vozes das marcas. Essas pessoas comuns com milhões de seguidores estão produzindo conteúdo e apresentado produtos em seus canais de maneira personalizada. Ainda inserido no universo digital, os robôs passaram a conversar com os consumidores graças à inteligência artificial. Apesar de não ser uma grande novidade, pois já eram utilizados em atendimentos telefônicos e SMS, por exemplo, eles agora ganharam uma nova casa: as redes sociais e estão revolucionando as interações entre empresas e consumidores.

Veja algumas soluções que ganharam ainda mais força em 2016 e que tendem a permanecer em alta no próximo ano.

1 - Chatbots
Graças à inteligência artificial, os robôs entraram com tudo na relação entre empresas e consumidores. Agora, inclusive, eles passam a conduzir conversas, facilitando processos, garantindo agilidade, permitindo economia de tempo, dinheiro, aumentando os resultados, tudo isso por meio de uma linguagem natural e eficiente. Ainda no primeiro semestre deste ano, o Facebook anunciou na conferência F8 o novo Facebook Messenger, capaz de agilizar o diálogo entre marcas e consumidores. O APP permite a personalização de página, uso imagens e conteúdos interativos e configuração das telas iniciais para janelas de conversas.

Além de possibilitar o estreitamento do relacionamento e permitir um atendimento personalizado capaz de influenciar uma venda, este tipo de tecnologia começa a ser utilizado para a realização de pesquisas de mercado. Recentemente, a Opinion Box realizou o primeiro levantamento neste modelo no país por meio do Facebook Messenger. Cada vez mais as empresas passam a adotar a ferramenta para se comunicarem com seus públicos e a tendência é que se consolide ainda mais.

2 - Realidade Aumentada
O mundo real nunca esteve tão misturado ao virtual, permitindo que objetos físicos interajam com outros criados no cyber universo. A aplicação deste tipo de tecnologia está transformando a maneira como as empresas se relacionam com o público e como este enxerga o mundo. Graças a evolução da tecnologia e smartphones mais eficientes, a integração entre real e virtual passou a fazer parte do dia a dia do consumidor e agora está na mão dele. Neste ano, essa ferramenta ficou ainda mais evidente com o lançamento do game Pokémon Go, que inaugurou uma nova era no Marketing.

Por estar mais acessível e ser uma grande aliada na criação e divulgação de novos produtos, a Realidade Aumentada e Virtual está ganhando cada vez mais espaço nos departamentos de Marketing, como aponta estudo publicado no Mundo do Marketing Inteligência, que faz uma análise sobre o uso da tecnologia no Brasil. Por aqui, muitas marcas pegaram carona no sucesso do jogo de captura monstrinhos. Além do surgimento de empresas que desenvolvem ações com essa tecnologia, a solução está sendo implementada no varejo, ajudando na localização de produtos, oferecendo entretenimento nas lojas e promoções.

3 - Vídeos
Definitivamente, a câmera começa a substituir o teclado. O uso de conteúdo audiovisual já é uma realidade na comunicação das empresas há muitos anos, no entanto, ela ganha mais força no contato realizado por meio das redes sociais. As plataformas de streaming também se transformaram em um canal perfeito para as marcas passarem suas mensagens em tempo real. Reforçando a tendência, as mais diversas plataformas apresentaram suas versões de compartilhamento de vídeo.

O Snapchat, que tem a instantaneidade como seu principal ativo, foi um dos primeiros a apostar no formato. Agora, outras redes sociais também passaram a oferecer o vídeo como forma de prover conteúdo. Em agosto, o Instagram apresentou o Stories, que conforme o usuário compartilha diversas fotos e vídeos, eles aparecem juntos em formato de slideshow: história. Assim como no Snapchat, as fotos e os vídeos desaparecem após 24 horas e não serão exibidos em grade do perfil e nem no feed.

Recentemente, o Facebook também apresentou a sua versão no seu mensageiro instantâneo. Com o Messenger Câmera os internautas podem enviar vídeos e fotos enquanto conversam com os amigos e ainda customizar as imagens com milhares de stickers, molduras, máscaras e efeitos. Essas plataformas se transformaram em poderosas ferramentas para a divulgação de produtos e serviços.

4 - Influenciadores Digitais
Se as redes sociais ganham destaque, nada melhor do que usar suas personalidades para chamar a atenção do público. De olho no sucesso de Bloggers, Vloggers, Youtubers, Instagramers, as marcas passaram a olhar para esses influenciadores digitais com mais atenção. Essas pessoas comuns ganharam status de celebridades e estão cada vez mais inspirando os consumidores em seus perfis nas redes sociais. Tendo a sinceridade como diferencial, os influencers se transformaram nos verdadeiros queridinhos das marcas e hoje, além de produzirem conteúdo para as empresas em seus próprios canais, passaram a ocupar um papel que antes eram dos artistas nas campanhas publicitárias, migrando do universo digital para as mídias tradicionais.

Graças a relação próxima construída entre o influenciador e sua própria audiência, esses novos profissionais ajudam a divulgar produtos e serviços. Como há influenciadores que se dedicam aos mais diferentes temas, a parceria com esses profissionais fica ainda mais eficiente quando as empresas querem falar para um público específico, os nichos. Moda, limpeza, higiene pessoal, turismo, utilidades domésticas, automóveis, praticamente representantes de todos os setores já fizeram alguma ação em parceria com os influenciadores.

5 - Tecnologia no Marketing
O termo Martech, ainda pouco conhecido entre os profissionais da área, traz consigo ferramentas que são aplicadas em diversos departamentos de Marketing. Apesar de ainda não se darem conta, muitas empresas vivenciam a Tecnologia no Marketing, utilizando recursos que permitem automação, escalabilidade, melhoria de performance e maior engajamento com o consumidor. O uso eficiente da tecnologia tem permitido que as empresas retenham a atenção do cliente no ambiente online, que está cada vez mais cheio de informação, propício à dispersão. 

Por conta da Inteligência artificial é possível automatizar a produção de textos, compra de mídia, Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e Customer Relationship Management (CRM). Com soluções prontas e customizáveis, as empresas usam recursos criados por desenvolvedoras de tecnologia, que permite a redução de custos para uso dessas ferramentas. A tecnologia no Marketing, no entanto, provoca mudanças nas empresas e exige que elas readéquem seus processos de criação e que os profissionais tenham pensamento analítico e ágil.

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