Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Marketing preditivo: em 3 passos é possível vender mais

Descoberta, pontuação e enriquecimento são processos complementares que garantem um total maior que a soma de suas partes, gerando demanda, leads e vendas

Por | 02/09/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Grandes companhias que buscam incrementar vendas a partir do Marketing preditivo vêm contratando cientistas de dados, estatísticos e engenheiros, mas será que isso é indispensável para essa tecnologia funcionar? Não. Hoje, existem plataformas de análise que colocam o machine learning e a modelagem estatística diretamente nas mãos dos "não-técnicos" times de marketing e vendas. Assim, empresas de todos os tamanhos têm acesso a soluções que permitem uma segmentação aprofundada, a descoberta de características dos clientes ou usuários do serviço atuais e a previsão de seu comportamento futuro.

Os canais pelos quais instituições e consumidores se comunicam também são, a cada dia, mais diversificados, o que faz com que a harmonia do discurso seja mais um desafio. A análise preditiva traz um entendimento uniforme do cliente, possibilitando uma discussão eficaz entre Marketing e vendas. E ele passa por três elementos chave: a descoberta, a pontuação e o enriquecimento, como destaca o e-book "Marketing Preditivo", da agência Conectt. Esses processos fazem parte da rotina de qualquer negócio, com mais ou menos maturidade.

Os leads são gerados, priorizados de alguma forma e pesquisados para gerar informações valiosas que impactem na qualificação, no contato, nas mensagens e assim por diante. O problema que impede o crescimento de um negócio é que as atividades descritas são feitas, em grande parte, manualmente e, mais importante, em silos - sem que Marketing e vendas trabalhem de forma integrada. A geração de demanda mais eficaz vem da descoberta, pontuação e enriquecimento integrado e preditivo.

Entenda cada um dos elementos chave:

Descoberta
A essência da descoberta é compreender e identificar o comprador ideal. A análise preditiva minimiza a adivinhação por meio da coleta de informações que se concentra em clientes potenciais em uma ampla gama de dimensões. As melhores soluções dão a perspectiva de modelação com base nos melhores clientes existentes, enquanto fornecem listas de prospecção atualizadas dinamicamente com base em dados minerados de mídias sociais, blogs, comunidades online, conferências e outras fontes da web.

A análise preditiva "vira" os dados do cliente de dentro para fora para identificar atributos-chave e gerar um perfil ideal, indo muito além de dados demográficos para descobrir os sinais de propensão de compra.

Pontuação
A pontuação prioriza leads ao estimar quais deles são os mais propensos a se tornarem clientes. Os melhores modelos incorporam dados internos e externos. A pontuação pode ser baseada em critérios de comportamento, medindo a constante mudança de engajamento multicanal, tais como interações com sites e resposta a campanhas; ou atributos mais estáveis que correspondam a um perfil de cliente ideal.

Esse é um elemento crítico para vendas eficazes, pois permite que os representantes de vendas se concentrem individualmente no lead mais promissor, enquanto o menos promissor pode ser alvo de outra estratégia de menor custo, como a nutrição por e-mail.

Enriquecimento
O enriquecimento preenche lacunas de dados para fornecer insights sobre as necessidades do lead, seus interesses e suas intenções, desempenhando um papel crucial na pontuação. O enriquecimento combina dados dos provedores de informações estruturados com informações não estruturadas coletadas a partir da web e redes sociais. Incorporar estes atributos aos clientes e prospects, aumenta a capacidade de um mecanismo de pontuação realizar segmentação mais significativa, apontando as melhores oportunidades de vendas.

As melhores plataformas de análise preditiva apresentam a capacidade de transformar dados não estruturados a partir da web em um formato utilizável, e usam algoritmos de correspondência e agregação para gerar informações de perfil mais precisas.

Saiba mais no e-book "Marketing Preditivo", da agência Conectt.





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss