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Dados de patrocínio aos Jogos ganham forma de tabela periódica

Organização das informações referentes a investimentos, valor de marca e presença digital as torna inteligíveis ao brincar com o lúdico. Iniciativa é da Synergy e da Ativa Esporte

Por | 16/08/2016

renata.leite@mundodomarketing.com.br

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Quais marcas patrocinaram os Jogos Olímpicos Rio 2016? Quanto cada uma investiu no megaevento? O quão bem sucedidas são essas empresas nas redes sociais? Que posição elas ocupam no ranking Interbrand das companhias mais valiosas? Todas essas respostas estão disponíveis em algumas consultas na internet, mas encontrá-las e, principalmente, organizá-las não é tarefa nada simples. Diante disso, a Synergy e a Ativa Esporte se uniram para coletar esses dados e oferecer ao mercado uma visualização deles clara, lúdica e divertida.

As companhias levantaram todas as 59 marcas que se associaram ao megaevento, a partir de quatro linhas hierárquicas de patrocínio e tornaram o Rio de Janeiro possível. Embora patrocínio esportivo não seja uma ciência exata, as informações foram parar em uma tabela periódica interativa, que permite aos usuários explorarem mais sobre cada marca que é parte dos Jogos. Os quadradinhos ajudam na categorização e no estabelecimento das relações entre as variáveis, trazendo à tona um pouco das histórias que estão por trás dos patrocínios.

As 59 marcas que compõem os quatro níveis de parceria com os Jogos representam um ecossistema único, que tem ajudado a iniciativa a cumprir a sua meta de reunir US$ 570 milhões em receitas de patrocínio. "Aqueles que trabalham com patrocínio, eventos, vendas e comercialização precisam ter uma inteligência para traçar as estratégias. Essa forma ter acesso aos patrocinadores, categorizados e organizados, facilita o trabalho", analisa Rafael Plastina, consultor de Marketing, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Era do Big Data
Além de lúdica, neste caso, a tabela periódica também foi escolhida por ser uma forma de visualização familiar a qualquer pessoa. Uns utilizaram-na mais que outras, mas todos, ao longo da vida, já estiveram expostos ao quadro com os elementos da natureza. Essa é, portanto, uma escolha de organização dos dados que abole o efeito surpresa ou estranhamento, fazendo com que as informações ali disponíveis possam ser apreendidas de forma mais fácil. 

Na Era do Big Data, em que muitos dados estão disponíveis, mas nem sempre estão inteligíveis, o método utilizado pela Synergy e pela Ativa Esportes deixa lições em relação à importância de se buscar formas adequadas de visualização considerando-se as informações que se têm em mãos. "Pensamos em como oferecer a melhor visualização, uma que facilitasse a vida das pessoas envolvidas com essa indústria. Os filtros conseguem agrupar de maneira mais adequada cada um dos níveis de patrocínio, agregando ainda o efeito lúdico e uma ferramenta comum", analisa Guilherme Guimaraes, Diretor Geral da Ativa Esporte, em entrevista ao Mundo do Marketing.

A ferramenta explica, em inglês, seu funcionamento.

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