Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Especial Olimpíadas: assim como atletas, líderes precisam inspirar

Gestores determinados e que ergueram marcas fortes deixam lições sobre como esse poder de influenciar o comportamento de outras pessoas é importante para o sucesso

Por | 08/08/2016

renata.leite@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Heloísa Zica AssisFoi só a cerimônia de abertura das Olimpíadas dar a largada aos jogos, na última sexta-feira, para que o assunto dominasse as redes sociais, as mesas de conversa e os veículos de imprensa. Não se fala em outra coisa. A verdade é que os esportes reúnem um efeito inspirador que toda marca e todo líder deveriam buscar. Alguns, assim como os atletas, com muito esforço e muito suor conseguem gerar essa influência sobre os outros e deixam lições sobre sua forma de conduzir os negócios.

Uma dessas pessoas é a ex-faxineira Heloísa Zica Assis, que comanda a maior rede de salões especializados em cabelos crespos do Brasil. Sua motivação para mudar os rumos de sua vida partiu de uma paixão: seu tipo de cabelo. A falta de tratamentos específicos para ele tornou-se uma oportunidade nas mãos dessa mulher determinada. Apesar de ouvir frases como "esquece isso", "onde você pensa que vai chegar?" de muita gente, Zica passou anos misturando produtos os mais diversos até encontrar uma formulação que deixasse seus cachos definidos. E conseguiu.

Até chegar ao seu objetivo, falhou muitas vezes, mas usou os erros para fortalecer sua determinação. "Os obstáculos me fizeram querer ainda mais provar que eu era capaz. Hoje, contrato muitas jovens que vivem em comunidades, dando uma oportunidade de primeiro emprego. Mostro para elas a força que temos dentro de nós. Quero formar essas profissionais e servir de exemplo, provando que elas também podem chegar lá", diz Zica, Sócia Fundadora do Beleza Natural.

Brilho no olhar
Os treinamentos - que são feitos por três meses após a contratação - vão muito além dos tratamentos de cabelo e abordam valores como respeito, carinho, humildade, amor. Como a maioria das candidatas não tem experiência prévia, a seleção foca inteiramente no perfil comportamental delas. Zica está sempre em busca do que ela resume como "brilho no olhar" e fica atenta a postura das jovens para definir quem irá integrar o time.

Ela acredita que o sucesso é construído por pessoas determinadas e éticas. Não basta ser obstinado e não saber trabalhar em equipe, respeitar o outro e colaborar como um time. "Observamos quem entra em uma sala e, ao notar um papel deixado ao chão, pega e o joga no lixo. Ou quem levanta primeiro para ajudar uma outra pessoa que tropeça e se desequilibra. Quem gosta do outro quer ajudar", acrescenta a empresária.

Thadeu Diz, Sócio da companhia Zee-DogInspiradores e inspirados
Mas não basta ser capaz de inspirar os demais, se o próprio líder não sabe onde buscar sua inspiração. Diante do ambiente hipercompetitivo do mercado atual, empreendedores e demais profissionais precisam inovar e surpreender os clientes com frequência, o que não é tarefa fácil. A fonte de inspiração para as ideias está em toda parte e o sucesso depende da capacidade de identificá-las e executá-las. A Zee-Dog, marca referência em acessórios para animais de estimação, é um exemplo disso.

A fonte de inspiração para Thadeu Diz, Sócio da companhia, veio junto da adoção de uma cachorrinha vira-lata. Com o novo ente da família, notou como faltava design e uma experiência diferenciada no mercado de produtos pet. A empresa iniciou as operações em 2011 e, apenas três anos depois, já distribuía seus produtos para pet shops em 19 países. Somente no Brasil, são cerca de dois mil pontos de venda.

"Hoje, uso minhas viagens como fonte de inspiração. Além do contato com outras culturas e outras formas de pensar, é o tempo que passo no avião, sem acesso à internet e sem ninguém para conversar, que me permite ouvir os meus próprios pensamentos. Com certa periodicidade, preciso ir para a China, o que são 18 horas de deslocamento. Assim que desço no aeroporto, começo a ligar para as pessoas e falar das decisões que tomei", explica Diz.

Hora da contratação
A Zee-Dog tem em torno de 60 empregados que o empreendedor busca manter sempre inspirados. "É preciso envolver os funcionários no sonho e, para isso, é fundamental trabalhar com as pessoas de que gosta. Não tem como você inspirar alguém de quem não goste, com quem não se dá bem. Quando estou realizando uma entrevista, pergunto a mim mesmo: conseguiria ficar mais três horas conversando com essa pessoa?", conclui o empresário.

Mesmo a mais cuidadosa seleção está suscetível a erros. Quando isso ocorre, o desligamento é necessário. "Nós temos um ditado aqui: contratamos devagar e demitimos rápido", afirma Diz. Os candidatos passam por diversas entrevistas para que a pessoa por trás do currículo acabe revelada. Mas por mais cuidadoso que seja o processo, é no dia a dia que os gestores podem concluir se a escolha foi acertada. E se não foi, a demissão não deve ser postergada. Além das competências e da experiência, vai ser determinante para essa decisão a forma como o profissional se relaciona no ambiente de trabalho, se seus valores batem com os da empresa.





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss