As estratégias de Rei do Mate em inovação para continuar crescendo | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

As estratégias de Rei do Mate em inovação para continuar crescendo

Rede aposta em sistema inteligente de wi-fi para aumentar a permanência do consumidor nas cafeterias e criar maior interatividade para conhecer melhor o seu público

Por | 13/06/2016

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Antônio Carlos Nasraui, Diretor de Marketing do Rei do MateCom uma história de quase quatro décadas no mercado, um cardápio com mais de 100 variações de uma das bebidas mais tradicionais do país e vendendo cerca de oito milhões de pão de queijo por mês, o Rei do Mate poderia apenas navegar nos mares calmos e ventos constantes das empresas que estão dando certo. Mas a rede de franquias quer ir além e foca na inovação para manter o crescimento de cerca de 20% ao ano, período em que são registradas a abertura entre 20 a 25 lojas.

Com tíquete-médio de R$ 10,00, a marca não tem sentido os efeitos da recessão econômica, mas nem por isso deixou de investir em inovação e de olhar com atenção para seus consumidores para atendê-los com eficiência. Recentemente, a companhia passou a oferecer internet gratuita em suas unidades com objetivo de garantir mais conforto e, principalmente, tornar-se um ponto de destino, um local onde o consumidor saiba que poderá contar com uma boa conexão para lazer ou trabalho.

O investimento está alinhado ao projeto da rede de se diferenciar e de manter a lembrança mesmo em tempos de concorrência com redes de cafeterias internacionais, que já se estabeleceram no Brasil. "O nosso objetivo é estar sempre na cabeça do consumidor e quando investimos em inovação, queremos que ele perceba que fomos o primeiro a fazer. Estamos sempre muito antenados com o que está acontecendo no mercado e quais são as tendências e os anseios do cliente para trazer para nossa loja", explica Antônio Carlos Nasraui, Diretor de Marketing do Rei do Mate, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Fidelização
A oferta de internet gratuita não é novidade no mercado, mas o Rei do Mate investiu em um sistema inovador com o objetivo de garantir a permanência do cliente, principalmente os mais jovens. Este público, inclusive, formado por pessoas entre 14 a 39 anos, é o maior grupo frequentador da rede. Ampliar a estadia do cliente na loja, no entanto, é algo que a empresa persegue há algumas décadas. "Quando entrei no negócio há cerca de 25 anos, o consumidor tomava o mate no balcão e ia embora. Há mais ou menos 15 anos, passamos a oferecer mesas e cadeiras para que o consumidor pudesse ler o jornal ou revista enquanto consumia os nossos produtos. Agora estamos atualizando esse processo com o wi-fi, já que os conteúdos são acessados por meio de dispositivos móveis", acrescenta Nasraui, filho do fundador da rede, Kalil Nasraui.

Para implantar a novidade, o Rei do Mate escolheu a startup Uau-Fi, que oferece um sistema inteligente em que o usuário precisa baixar um APP apenas uma vez para utilizar em todos os estabelecimentos que contam com a tecnologia. A ferramenta se transforma de acordo com o local, ou seja, cada vez que o cliente entrar em uma loja Rei do Mate, o aplicativo se transformará no APP da rede oferecendo produto e serviços personalizados.

Uma das grandes vantagens do aplicativo é a possibilidade de criar programas de fidelidade digitais e ofertas customizadas. "Após baixar o aplicativo, em qualquer loja Rei do Mate que o cliente entrar ele conseguirá se conectar sem precisar colocar senha novamente. Com essa ferramenta, conseguiremos conhecer melhor esse consumidor, saber a data de aniversário para enviar uma promoção, qual é a frequência dele na loja. Muito mais de oferecer internet gratuita, queremos saber um pouco mais quem é esse consumidor para podermos interagir com ele", reforça o Diretor de Marketing do Rei do Mate.     

Marketing Direto
A ferramenta já começou a ser instalada em toda a rede e a expectativa é que até o fim de julho todas as 340 lojas Rei do Mate já estejam oferecendo wi-fi gratuitamente. Com o investimento, cujo valor não foi revelado, a companhia espera ampliar o fluxo de clientes em 10% a 20% até o fim do ano. O aplicativo promoverá campanhas de fidelidade interativas, em que o consumidor acumulará pontos e ganhará peças de um quebra-cabeça para trocar por produtos da loja, cardápio virtual, vídeos de campanhas e fotos.

Com a ferramenta, cada franqueado poderá fazer o Marketing direto, por meio de pesquisas rápidas e dinâmicas a fim de saber como o está o atendimento oferecido e se o público está satisfeito. A ferramenta permite ainda o envio de e-mail marketing parabenizando pelo aniversário ou oferecendo uma promoção para o cliente voltar à loja.  Todos os dados são coletados automaticamente pela conexão do cliente na rede e podem ser gerenciados pelo empresário de forma simples. 

Todo o esforço visa fazer com que a rede desenvolva produtos e campanhas de forma mais assertiva. "Vendemos um produto saudável e 70% do meu público é formado por jovens, é uma faixa pós refrigerante, que está antenada com questões de saudabilidade. É por isso que estamos sempre atento ao que ele público quer, e esse grupo é super conectado, por isso precisávamos trazer essa facilidade para o nosso consumidor", pontua Nasraui.  

Assista ao hangout completo com o Diretor de Marketing do Rei do Mate, Antônio Carlos Nasraui, na TV Mundo do Marketing.  

Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss