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Mundo do Marketing Inteligência

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Os desafios do profissional de Inteligência de Mercado

Diante do cenário econômico cada vez mais desafiador, identificar as oportunidades e antecipar-se às tendências podem ser cruciais para se manter competitivo

Por | 29/04/2016

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

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Interpretar dados, identificar oportunidades e antecipar tendências são apenas algumas atribuições do profissional de Inteligência de Mercado, que se tornou cada vez mais importante para as organizações. No momento em que "fazer mais com menos" se tornou o mantra das empresas, principalmente por conta do conturbado cenário econômico, a colaboração do especialista pode ser fundamental para que as marcas deixem de lado uma posição reativa para investir na ação, o que permite estar a alguns passos à frente da concorrência.

O cargo de gerente de Inteligência de Mercado é um dos mais valorizados em 2016, segundo a Michael Page. As empresas têm demandado cada vez mais por profissionais sêniores e com um papel mais próximo à finanças criando e valorizando a área de Business Intelligence, avaliando não só as mudanças dos hábitos dos consumidores, mas sim os impactos financeiros que estas informações obtidas na hora certa podem gerar.  

Com salários que variam entre R$ 10 mil e R$ 15 mil, a função parece sedutora para muitos profissionais, mas é preciso estar muito bem preparado para conquistar uma vaga. A atualização deve ser constante e a construção de uma sólida rede de relacionamentos contribuirá para a antecipação das movimentações do mercado, permitindo a definição de novas estratégias no tempo certo.

Os interessados em abraçar a área devem ter um perfil analítico, raciocínio lógico diferenciado, estar atento às novidades, ao comportamento dos consumidores e à movimentação da concorrência. Essas informações subsidiarão os departamentos de Marketing, Comunicação e Comercial para que as decisões sejam tomadas de maneira racional e assertiva. Na busca pela pluraridade de conhecimentos, algumas companhias formam os seus departamentos de inteligência com profissionais de diversas áreas como Marketing, Jornalismo, Sociologia, Design, Administração, Publicidade, entre outros.

Muitos desses profissionais chegam à função após acumularem experiência em empresas de pesquisa, embora não seja uma exigência. O que é fundamental, no entanto, é o domínio em programas de tabulação, como o Excel, para que facilite a análise dos dados. No momento em que o mercado exige cada vez mais dos profissionais, estar preparado para assumir novas atribuições, pode ser o caminho do sucesso para quem não quer ficar para trás.

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Mercado, Carreira

 





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