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7 dicas para construir ações de marketing e sustentabilidade

Para que iniciativas sejam assertivas, é preciso manter o foco no cliente e na sociedade, moldando suas ofertas a partir do diagnóstico de necessidades do mercado

Por | 10/04/2015

renata.leite@mundodomarketing.com.br

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Quando uma empresa expressa a vontade de tornar suas ações e criar produtos sustentáveis, os desafios são inúmeros, principalmente para a área de Marketing. Para que essas iniciativas sejam assertivas, é preciso manter o foco no cliente e na sociedade, moldando suas ofertas a partir do diagnóstico de necessidades do mercado.

Para isso, é preciso que as empresas fiquem atentas às principais exigências do consumidor, direcionando os processos e procedimentos do negócio para um olhar ambiental, viabilizando a ecoeficiência da empresa e de seus produtos. O consumidor da atualidade busca por empresas sustentáveis que estejam dentro do seu perfil, podendo até pagar mais, no caso dos que se preocupam com a atual e futura condição do planeta.

Wellington Machado, Sócio e Idealizador do Curupira, startup que recupera a biodiversidade de áreas degradadas e proporciona experiências socioambientais pela internet, dá dicas de como planejar uma ação sustentável eficiente:
 

1. Crie personas
Conhecer o seu consumidor e os em potencial é fundamental para alcançar um Marketing saudável. Para isso, aprenda e descubra o que do consumidor gosta e o que ele quer em um produto ou serviço. Procure saber o que ele lê, qual programa assiste e aonde costuma fazer compras. Dessa maneira, com o maior número de informações você terá uma ideia e perfil nítido de quem é o seu consumidor.


2. Seja Autêntico
Segundo a pesquisa da BBMG e GlobeScan, 38% dos consumidores se identificam como Aspirationals, ou seja, gostam de comprar, preocupam-se com o consumo responsável e valorizam marcas comprometidas com o bem da sociedade. Portanto, leva em consideração questões como gestão de produtos ecoeficientes, embalagens biodegradáveis e qualidade.

3. Fale de coisas relevantes e escolha causas que combinem com o seu negócio
Muitos profissionais querem apresentar ideias sustentáveis sem um foco e, muitas vezes, fora do seu negócio. Portanto, se a sua empresa trabalha com construção, por exemplo, fale para o seu público sobre ideias sustentáveis para a geração de empregos ou sobre tecnologias para diminuir o consumo de água e energia na utilização do prédio. Dessa maneira, você estará falando de um assunto que realmente conhece e aumentando as chances de se tornar referência no mercado.



4. Apresente resultados e procure melhorar
Para clientes e consumidores, não basta uma marca dizer que se compromete com sustentabilidade. É importante mostrar os resultados do seu esforço, seja na gestão da empresa, seja no desempenho de algum produto específico. Apresentar resultados reais é a melhor forma de fidelizar o seu cliente e consumidor. Procure melhorar sempre a partir dos seus resultados, identifique o comportamento do seu cliente e funcionário, por meio de diálogos e conversas ocasionais. Dessa maneira você terá mais chances de conquistar o seu público-alvo.

5. Não faça propaganda enganosa
Todo consumidor consciente leva em consideração questões como gestão de produtos ecoeficientes, embalagens pouco poluidoras e qualidade. Por isso, não minta ou tente enganar seu consumidor. Muitas marcas perdem a credibilidade por não passarem informações como o quanto o seu produto é sustentável. Apresente informações como o porquê do seu produto ser eco, enfatize quais elementos verdes tornam sua oferta sustentável e se certifique de que sua empresa está de acordo com as normas de Soluções Ambientais.

6. Não assuste as pessoas
Sabe aquelas propagandas catastróficas que dizem que o mundo vai acabar se você não tomar uma atitude específica? Pois é. Pesquisas já comprovaram que o medo tem uma ação muito mais paralisante do que motivadora. Além de ineficaz, este tipo de comunicação não é atraente para as pessoas.

7. Conte histórias e inspire pessoas
A melhor forma de inspirar pessoas é por meio de histórias reais. Não é à toa que esta ferramenta construiu nossas crenças e tradições. Para atrair e inspirar um possível consumidor, você precisa apresentar os personagens e a situação, explicando as principais dificuldades e finalizando a história com a decisão. Dessa maneira, você cria o relacionamento com a marca entre consumidor e produto.

Leia também: Sustentabilidade: tema inadiável nas organizações. Estudo do Mundo do Marketing Inteligência.

Responsabilidade Social | Sustentabilidade

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