Falta d'água cria oportunidades para empresas inovadoras | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Falta d'água cria oportunidades para empresas inovadoras

Enquanto alguns sofrem com a escassez, outros empreendedores veem surgir um grande momento para o desenvolvimento de seus negócios, como a franquia que limpa carros sem usar água

Por | 25/02/2015

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A crise hídrica que afeta a Região Sudeste e surge como uma preocupação para diversas empresas pode representar uma onda de oportunidades para aqueles que investem em inovação. Apesar de um grande clima de tensão pairar sobre o mundo dos negócios por conta da pior estiagem em 84 anos, companhias sustentáveis e criativas estão se destacando. O momento é de alerta muitos, mas também de crescimento e lucros altos outros.

Este é o caso da TRC Sustentável, que soube levar tecnologia para a gestão de recursos hídricos, proporcionando economia aos clientes por meio do consumo sustentável. A empresa desenvolveu o Projeto de Gestão da Água, que otimiza o uso, reduzindo a conta em até 60%. Com escutas por meio de um geofone, o técnico consegue identificar vazamentos ou a perda de água no sistema hidráulico das edificações, evitando o desperdício em vazamentos, fuga e infiltrações.

Criada em 2004 em Goiânia, a empresa passou a ser uma franquia nacional em agosto de 2013 e, desde o segundo semestre do ano passado, percebeu um aumento expressivo em sua atuação. "Após a crise hídrica, a procura pelos nossos serviços aumentou muito, principalmente no estado de São Paulo. Estamos trabalhando para ampliar o nosso negócio e aumentar nossas equipes de operação e expansão. O investimento em campanhas de divulgação, principalmente nas plataformas online, cresceu 300%", conta o empresário Anderson Silva, proprietário da TRC Sustentável, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Rede oferece serviço personalizado
Para garantir o uso sustentável da água, a empresa oferece atendimento personalizado aos clientes, analisando cada caso individualmente. O Plano de Gestão da Água (PGA) consiste na consultoria inicial da conta, estudando minuciosamente o perfil de consumo. Em seguida, uma equipe técnica visita o local para constatar qualquer tipo de vazamento ou infiltração. Posteriormente, são aplicados dispositivos para evitar desperdícios, instalados em todos os pontos de água do imóvel.

Após esses procedimentos, são aplicadas as Técnicas de Economia de Água (T.E.A.), que ajustam a pressão, regulando registros, válvulas e caixas acopladas nos banheiros, além da troca de anéis de vedação. O objetivo é melhorar e reduzir o consumo e permitir o uso mais eficiente do recurso. Por fim, o cliente recebe uma planilha de gestão e monitoramento diário, capaz de criar os relatórios de medição, informando os percentuais de economia gerados após a implantação do plano, os períodos de maior e menor consumo e ainda com um sistema de alerta quando a conta sobe.

Atualmente a franquia possui 37 unidades distribuídas por 15 estados brasileiros, são eles: Alagoas, Bahia, Distrito federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. O plano de expansão da rede é audacioso e pretende levar o modelo de negócio sustentável a outros mercados.

Segura com o planejamento oferecido, a rede não cobra o serviço prestado aos clientes corporativos, aqueles com contas acima de R$ 5 mil, geralmente empresas e condomínios. Destes, o valor pago é de 50% do montante economizado com a utilização do sistema de gestão proposto pela TRC Sustentável, geralmente em contratos fechados por pelo menos dois anos de vigência. Já para os outros parceiros - residências e comércios com até médio porte - é cobrado o valor pela implantação do projeto.

Carros higienizados sem gastar água
Outra empresa que também está faturando com a limitação no fornecimento de água é a Acquazero, que desenvolveu um modelo de negócio em que é possível limpar o carro sem usar o recurso. Sem muita tecnologia, mas com criatividade, a empresa utiliza apenas 300ml de um líquido biodegradável para a higienização dos veículos. O serviço utiliza uma flanela de microfibra para a remoção da sujeira e evita o consumo dos cerca de 300 litros de água usados em uma lavagem comum. O negócio promissor surgiu em 2009 e já contabiliza mais de 180 unidades em todo o país. O modelo mais simples de franquia pode ser adquirido por menos de R$ 5 mil.

A lavagem para um carro pequeno custa em média R$ 30,00 e é apenas um dos itens do mix de serviços oferecidos pela rede. Fazem parte do portfólio enceramento, cristalização de vidros, limpeza técnica de motor, impermeabilização de estofados, higienização de ar-condicionado, higienização interna (estofados, teto, laterais de porta e carpete), limpeza e hidratação de couro, revitalização de plásticos e revitalização/cristalização de pintura. Todos os serviços são realizados com produtos biodegradáveis ecologicamente corretos, gerando assim, desenvolvimento sustentável.

Desde que os estados passaram a sofrer com a seca, a rede de franquias percebeu um aumento de 30% entre os consumidores interessados em higienizar os carros de maneira mais sustentável. Já a procura de novos empreendedores para atuar no negócio cresceu cerca de 50%, comparando os anos de 2013 e 2014. "Este é um negócio interessante para o consumidor e também para quem pretende investir em franquias. Principalmente, porque não há uma previsão para o problema ser solucionado. O momento que estamos vivendo é muito delicado e a população está se conscientizando e buscando soluções sustentáveis, que devem fazer parte do cotidiano para o resto da vida", comenta Marcos Mendes, Diretor de Operações da Acquazero, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Seca impulsiona venda de lenços umedecidos
Se para alguns a crise representa a seca nos negócios, para outros ela gera um crescimento volumoso. Apesar de não atuar diretamente na economia de água, o Grupo FW registrou aumento de 140% na venda de lenços umedecidos em São Paulo, principal estado afetado com a estiagem e baixa na reserva hídrica. O incremento foi percebido na comparação da performance de venda da linha adulto entre janeiro de 2014 e o mesmo mês deste ano. Na análise geral, a empresa cresceu 66,88% nas vendas de todas as linhas de produtos em um comparativo com o mesmo período. Para atender o mercado em expansão, o Grupo FW já aumentou em 23% o número de colaboradores e segue com vagas abertas para a produção.

Como o brasileiro ainda não tem o hábito de utilizar lenços e toalhas umedecidas para higienização corporal ou até mesmo para a limpeza em geral, a direção da empresa atribui o excelente desempenho à seca e à necessidade de economia de água. Maior do que os tradicionais, o lenço umedecido corporal ajuda a refrescar, limpar, hidratar e ainda proporciona um suave aroma à pele. O produto também pode ser usado para limpar as mãos, evitando o desperdício nas pias. Na Europa, onde o custo da água é maior, a utilização desses panos descartáveis para a limpeza é comum.

A organização espera aproveitar essa mudança de comportamento do consumidor para desmitificar a ideia de que é a água que faz a limpeza oferecendo lenços que possuem substâncias químicas dermatologicamente testadas para evitar alergias, que em contato com a pele provocam o atrito, limpam e hidratam de forma eficaz e prática. A empresa está investindo no Nordeste e também na presença dos produtos em três países: Paraguai, Guiana e Bolívia.

Leia também: Índice de Consumo Consciente do brasileiro. Pesquisa no Mundo do Marketing Inteligência. Conteúdo exclusivo para assinantes.

Sustentabilidade | Consumo Consciente

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss