Marketing da matéria prima ao ponto de venda | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Marketing da matéria prima ao ponto de venda

O marketing está presente em quase todas as fases de um produto, desde sua idealização até a relação com o consumidor

Por | 24/11/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Marketing da matéria prima ao ponto-de-venda

Por Mariana Oliveira
redacao@mundodomarketing.com.br

Somente os profissionais de Marketing sabem que esta disciplina está presente em, se não todos, quase todos os departamentos de uma empresa. Desde a idealização de um produto, com pesquisas e estratégias de marca, passando pelo relacionamento entre os funcionários e clientes, até o monitoramento das vendas e aceitação do público. O Marketing ao longo dos anos se transformou numa das mais eficazes ferramentas de gerenciamento empresarial.

O trabalho começa com o planejamento de um produto. Embora algumas vezes, as idéias partam de sugestões de outros setores, muitas vezes cabe ao profissional de marketing fazer a ligação entre as necessidades do consumidor e as inovações da empresa. "O profissional de marketing é uma espécie de maestro", constata Vania Carvalho (foto), Vice-Presidente de Marketing da Intelig Telecom, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Formada em publicidade e com experiência em empresas como Brahma, Fleischmann e L´Oreal, Vania pode como poucos falar sobre o papel do marketing numa instituição. Ela explica que o marketing começa com a identificação de uma oportunidade que possa ser vantajosa tanto para o consumidor quanto para a empresa. "Por isso temos que estar antenados com as tendências", garante.

Nem sempre o produto nasce de um insight. A Cachaça Sagatiba, por exemplo, foi criada a partir da idéia de diferencial de qualidade que a empresa queria passar, como conta Flávio Stanik, Diretor de Marketing da Marca. A partir da iniciativa de conquistar o mercado Premium nacional e internacional, a empresa investiu em um posicionamento de tecnologia, qualidade e sofisticação.

Pesquisa
Uma das etapas mais valorizadas por basear questões tangíveis de um produto é a pesquisa. Tanto para avaliar as necessidades, quanto para testar o produto, é preciso dedicar-se a um planejamento estratégico. "Não se lança um produto no mercado sem fazer algum tipo de teste", alerta Vania. Ela também elucida que as pesquisas servem para conhecer melhor as necessidades do consumidor e alinhá-las de forma objetiva.

O planejamento da Sagatiba incluiu tanto a pesquisa iluminativa quanto avaliativa. Stanik (foto) conta que houve análise do lugar que a marca ocuparia no mercado e quais seriam os diferenciais que guiariam o lançamento da cachaça e a criação das campanhas. Do mesmo modo, o sabor da bebida foi avaliado a partir de testes cegos e a aceitação do público foi medida através de pesquisa do Instituto Millward Brown para saber o quanto os consumidores conheciam da marca.

A orientação das campanhas com enfoque em eventos e peças que destacassem a modernidade e a sofisticação do produto - como design inovador da garrafa, por exemplo - obtiveram boa resposta a partir destes dados. "Ao criar uma categoria abrimos portas e todas as expectativas foram superadas", enfatiza o Diretor da Sagatiba.

Mídias
O Planejamento das campanhas a partir dos valores que se queira destacar é um dos passos mais importantes, pois é o ponto prático de contato com os consumidores. A empresa deve demonstrar através das ferramentas e estratégias qual é o direcionamento e o perfil que deseja atingir. "O marketing tem que aliar os objetivos aos valores a empresa", ressalta Vania.

Ela explica que especificamente na Intelig Telecom, a empresa passa as características de descontração, jovialidade, transparência, informalidade e ousadia através do material publicitário. Vania conta também que um dos pontos mais importantes no contato com as agências é destacar os valores da empresa de forma clara. "O ideal é que as campanhas sejam claras e cotidianas", elucida.

A Sagatiba também se destacou nesta área à medida em que direcionou o material para seu público-alvo. Flávio Stanik conta que desde o lançamento a empresa investe em eventos, como degustação, peças de mídia externa e até marketing de conteúdo para inovar a forma de comunicar o produto. As ações incluem ainda novas plataformas de moda, gastronomia e música para se aproximar dos consumidores.

Stanik destaca ainda as estratégias de ponto de venda, afinal este é um dos diferenciais do produto. A distribuição também se destaca no caso da cachaça, principalmente porque a Sagatiba também está no exterior.

O trabalho do profissional de marketing não termina nem quando o produto chega nas mãos do consumidor, pois ele ainda é monitorado e muitas vezes aperfeiçoado, recomeçando o ciclo. O sucesso, entretanto, nasce do conhecimento e da experiência com a marca e Flávio Stanik observa enquanto fala do case Sagatiba: "Cada mercado reage de forma diferente".

Acesse
www.sagatiba.com.br
www.intelig.com.br

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss