Unimed aposta alto no marketing esportivo | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Unimed aposta alto no marketing esportivo

O Saúde Esporte Clube foi crido pela Unimed-Rio em parceria com a agência de marketing esportivo Figer, em uma estratégia inédita no país

Por | 28/09/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Unimed aposta alto no marketing esportivo

Por Thiago Terra
redacao@mundodomarketing.com.br

O marketing esportivo pode ser denominado por executivos do setor como um catalisador de bons negócios. Cada vez mais empresas investem neste segmento visando atingir o público brasileiro e até mundial, principalmente através da paixão pelo futebol. A explicação para que este esporte seja o carro-chefe de campanhas de marketing esportivo, especialmente no Brasil, é a facilidade de mexer com as emoções, sensações, experiências e sonhos dos torcedores.

Neste conceito de esporte como inspiração para campanhas, a Unimed deu o pontapé inicial com a recente parceria com a agência Figer, especializada em marketing esportivo, para realizar uma campanha 360º, onde qualquer ação passará por todas as ferramentas de marketing. Com isso, o Brasil tem um novo clube que pretende colocar todas as torcidas do país a seu favor. O Saúde Esporte Clube foi criado pela Unimed-Rio em parceria com a agência de marketing esportivo Figer, em uma estratégia inédita no país, levando o bem-estar aos torcedores. Como a prática de esportes é sinônimo de saúde e qualidade de vida, a Unimed-Rio promove algumas ações de incentivo para aumentar a empatia do público com a marca.

A campanha será iniciada no Rio de Janeiro, mas precisamente na Lagoa Rodrigo de Freitas, local que a empresa adotou como o centro de qualidade de vida da cidade, devido a grande quantidade de pessoas praticando esportes todos os dias. Lá, haverá monitores para caminhadas, professores de educação física, equipe médica e promotores para ações ligadas à saúde, nos finais de semana durante 18 meses.

Branding
Segundo o Superintendente da Unimed-Rio e Diretor de Marketing do Fluminense, Marcelo Giannubilo, um dos objetivos principais é fidelizar clientes e torcedores e elevar a imagem da Unimed através de incentivo a compra e venda dos serviços da empresa, assim como gerar visibilidade, ativação da marca e enaltecer o vínculo da Unimed com a responsabilidade social.

Como todos os clubes, o Saúde Esporte Clube será composto por sócios. E já começa com uma grande quantidade deles, visto que o sócio-torcedor do Fluminense e o sócio-Unimed serão beneficiados, onde o associado poderá adquirir ingressos pela Internet e quando possível, terá acesso a uma bilheteria especial da Unimed no Maracanã em dias de jogos, além de um check-up com jogadores do Fluminense nas Laranjeiras. Outra novidade na campanha da Unimed será resgatar o mascote do clube, o Cartolinha, que poderá ser redesenhado para os moldes atuais para licenciar produtos, além de ser inserido nas atividades do clube diariamente, gerando recursos.

O Saúde Esporte Clube tem planos para construir um memorial para o torcedor tricolor. Trata-se de um espaço que será definido através de reuniões e sugestões, mas que terá em seu conteúdo materiais que ilustram a história do clube. A intenção da campanha é contar com os torcedores na doação destes materiais, os quais serão eternizados no memorial do Fluminense, assim como o nome do doador.

Ações variadas
As novidades não param por aí. Já se fala de uma versão itinerante do memorial como parte da Carreta Saúde Esporte Clube, um caminhão que seguirá o time principal em todas as cidades onde houver jogos do Fluminense no Campeonato Brasileiro do ano que vem. A idéia inicial é levar aulas de ginástica, brincadeiras com futebol, diagnósticos como medida de pressão para os cariocas, na ação do dia 6 de outubro na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Além da Carreta, o público receberá a visita da Van Saúde Esporte Clube, que transportará atletas famosos para tardes de autógrafos e trabalhos assistenciais. De olho também no bem-estar social, a campanha reverterá cada gol marcado pelo Fluminense em quantia que será doada para a Fundação Unimed. Outra forma moderna de relacionamento com clientes ou sócios é pela Internet. Segundo Alan Cimerman, responsável pelo marketing esportivo do Grupo Figer, a Unimed lança no dia 9 de outubro o site com espaço para torcedores ilustres do Fluminense, interatividade e outras novidades.
 
Cimerman conta ao Mundo do Marketing que o último jogo do time tricolor no Campeonato Brasileiro deste ano será contra o Santos Futebol Clube, em Santos-SP. O executivo informa que a Unimed prepara uma grande festa, já que foi lá que a empresa nasceu, há 35 anos. O Marketing do Fluminense pretende realizar um misto de ações ligadas que aumentem o grau de fidelidade e simpatia com a marca Unimed. Giannubilo conta que esta campanha foi desenvolvida pela Unimed-Rio e pela agência Figer, mas que a intenção é que todas as unidades da Unimed no Brasil possam aderir e elevá-la em nível nacional.

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss