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Empresa Cidadã conquista consumidores

Veja como a Responsabilidade Social tornou-se importante para a imagem e os produtos das empresas

Por | 21/09/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

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Empresa Cidadã conquista consumidores

Por Mariana Oliveira
redacao@mundodomarketing.com.br

Num país em que a desigualdade social impera, as iniciativas para atenuar as diferenças e contribuir para o bem-estar da população têm garantido mais que consciência tranqüila às empresas. A Responsabilidade Social tornou-se mais que uma estratégia de marketing. Ela foi inserida nos valores empresariais e responde de forma positiva junto aos consumidores.

Embora algumas vezes ainda seja confundida com filantropia, segundo o Instituto Ethos, organização não governamental que é referência na área, a Responsabilidade Social é mais abrangente à medida em que foca na cadeia de negócios da empresa e engloba preocupações com acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente a longo prazo.

Marketing e responsabilidade
Em pesquisa realizada com mais de quatro mil pessoas divulgada ontem pelo Instituto QualiBest notou-se que 65% dos entrevistados associavam ações de responsabilidade social ao comprometimento ético das empresas e 41 % declararam ter "extremo interesse" pelo tema. Pensando nisso, várias empresas adotam uma postura comercial se aproveitando da receptividade do público.

Gisele Lisboa, Vice-presidente Executiva da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil do Rio enfatiza que não se deve confundir estas duas vertentes. "Não podemos confundir estratégia de marketing com responsabilidade social. As estratégias são criadas pelas organizações e uma de suas finalidades é a geração de lucros, o que não pode acontecer com as ações socialmente responsáveis", afirma. "O que acontece na prática é que os consumidores estão mais atentos a participação das organizações nas causas sociais, o que acaba gerando um maior número de adeptos a um determinado produto que tenha sua marca associada a projetos deste cunho. Isto agrega força positiva e valoriza a marca,  mas não pode ser visto como um instrumento visionário de lucro", avalia.

Valdir Cimino, Vice-Presidente do Comitê de Responsabilidade Social da ABA - Associação Brasileira de Anunciantes - também explica que o marketing não é o objetivo de ações deste tipo. "Marketing é uma conseqüência do que já está inserido nos valores da empresa", ressalta. Ele conta que a importância reservada a esta área ainda é muito recente no Brasil, mas os consumidores estão preocupados de tal modo com a contribuição social das empresas que logo será impossível fugir a esta realidade. "Ou a empresa é ética ou está fadada a desaparecer", atesta.

Empresas Cidadãs
Algumas empresas têm seu nome diretamente associado às ações que realiza no âmbito social. Petrobras, Natura, Banco Bradesco e Rede Globo, Calçados Azaléia, Banco Real e O Boticário representam 45% dos nomes mais lembrados segundo a pesquisa do Instituto QualiBest. As ações se concentram basicamente em educação e meio ambiente.

A Natura, reconhecida como uma empresa que pratica profundamente a Responsabilidade Social, foi contatada pelo Mundo do Marketing para falar sobre este posicionamento. Porém, os diretores afirmaram que não se pronunciariam porque estas ações estão no DNA da empresa e não se caracterizam como estratégias de marketing.

A Nokia realiza ações de responsabilidade social em todo mundo e no Brasil é uma das pioneiras. Luciana Souza, Gerente de Responsabilidade Social da empresa, conta em entrevista ao site que a Nokia investe principalmente em educação e capacitação técnica através de projetos em várias capitais. Ela afirma que o produto final é voltado para os jovens e eles são os maiores beneficiados pelas ações da empresa. Os funcionários também são incentivados a participar como voluntários e esta postura já é uma característica inerente à empresa.

Acesse
www.ethos.org.br
www.aba.com.br
www.nokia.com.br





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