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A união também faz a força no marketing

Utilizar o marketing cooperado é dos principais fatores para o sucesso no franchising.

Por | 10/07/2006

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A união também faz a força no marketing

Por Mariana Oliveira
redacao@mundodomarketing.com.br

A franquia é um grande negócio no Brasil. Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) dizem que o setor apresenta crescimento progressivo e o faturamento cresceu de 25 bilhões no ano de 2001 para mais de 35 bilhões em 2005. Dentre os associados, as escolas de idiomas têm se destacado. Quatro possuem o selo de excelência em franchising e uma delas - o Yázigi - foi considerada a melhor franquia do ano de 2006.

André Fridheiner, diretor de Comunicação e Marketing da ABF, explica que no sistema de franquias, os ramos que necessitam desenvolver a cultura de seu produto, um conceito ou mesmo criar uma necessidade devem se valer do marketing para atingir seus objetivos. Particularmente, o segmento das escolas de idiomas conta com características favoráveis para o atual reconhecimento. Como alguns fatores do sucesso, ele cita a qualidade no ensino pedagógico, a capilaridade das redes (proximidade dos mais diversos consumidores), os preços acessíveis e o marketing como solução próxima da necessidade.

O concurso As melhores franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, consagrou a Escola de Idiomas Yázigi Internexus como a melhor franquia deste ano. Este concurso tem acontecido desde 2004 e, além de eleger a melhor franquia por ramo (alimentação, beleza, comunicação, entre outros), escolhe a melhor de todos, levando sempre em consideração a satisfação dos franqueados, a rentabilidade e o suporte dado pelo franqueador.

O grupo Yázigi já havia sido considerado a melhor franquia em sua área em 2004 e em 2006 trouxe o prêmio geral. Esta foi apenas mais uma conquista de uma empresa em crescimento e com grande reconhecimento. Em entrevista ao site, a Diretora de Marketing, Márcia Pires, salientou que ao longo dos últimos cinco anos o segmento de educação conseguiu se estabelecer no mercado, chegando ao ponto de se tornar o segundo maior segmento de franchising em volume de negócios, atrás apenas da alimentação.

A importância do marketing cooperado
Uma das grandes vantagens do sistema de franquias é a padronização dos serviços de atendimento e estabelecimento da empresa. Por conta disso, um dos maiores benefícios é o marketing cooperado, pois "O franqueado não precisa ser grande para entrar num ambiente de comunicação de massa de alto custo. Ele vai entrar junto com a rede", explica Márcia Pires (foto). Ela ressalta: "O sistema de franquia é um sistema de rede, então tudo o que se faz baseado no coletivo tem mais chances de aparecer e funcionar, pois tem menos custo e traz mais vantagem para o cooperado". 

Marcelo Cherto, um dos fundadores da ABF e membro da Academia Brasileira de Marketing, também chama a atenção para a importância desta estratégia. "Faz muito sentido que as ações de marketing sejam cooperadas, de forma que os recursos investidos por cada um dos integrantes da rede se some aos recursos dos demais, potencializando os resultados", conta.

Além da publicidade nos grandes veículos de comunicação, o Yázigi costuma destinar entre 5 e 8% do faturamento da rede para ações de marketing que envolvem desde panfletagem e promoções a marketing de relacionamento e eventos. Junto com o Yázigi, outras redes se expandem adotando estratégias similares.

A rede de idiomas Fisk é outra franquia que conquistou o selo de excelência da ABF. Christian Ambros (foto), executivo de Marketing e Supervisor de Franquias, informa que em 2006 a verba de marketing da Fundação Richard H. Fisk chegará a R$ 8 milhões de reais. O valor envolve uma campanha publicitária em rede nacional, outdoors, adesivos, merchandising e eventos como congressos, feiras e patrocínios. O marketing cooperado também é adotado. "A Fisk realiza semestralmente ações regionais em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Paraná com campanhas promocionais que visam à captação de novos alunos", afirma. "São realizadas reuniões em cada um dos três estados para entender as particularidades de cada região, ouvir os franqueados e aprovar o enfoque das ações", explica.

Qualidade na educação
Com o crescimento das franquias de idiomas, aparecem eventuais dúvidas acerca da prioridade dada à educação do estudante, afinal, como qualquer negócio, as franquias devem obter resultados financeiros positivos.

Em entrevista recente ao site, José Pastor, Diretor de Marketing da Cultura Inglesa, relata que a estratégia de crescimento do grupo é pautada pelo sistema de aquisições, pois há uma grande preocupação quanto à qualidade do ensino. "O nosso modelo não envolve franqueamento para que não haja nenhum risco na qualidade pedagógica", diz.

Por outro lado, há aqueles que acreditam que a qualidade é imprescindível para que uma empresa se estabeleça com sucesso no mercado. "Foi-se o tempo em que ter um produto de qualidade podia ser considerado um diferencial. Hoje, quem não tiver um produto de qualidade, vendido a um preço que o mercado esteja disposto a pagar e divulgado da forma mais adequada, está morto", conclui Cherto.

Acesse
www.portaldofranchising.com.br
www.yazigi.com.br
www.fisk.com.br





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