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Detalhes da Cultura de Inovação da 3M

Segmentação, pessoas e liderança formam o tripé de sucesso da empresa que ensina o mundo

Por | 01/12/2009

bruno@mundodomarketing.com.br

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A Cultura de Inovação da 3MUma das empresas mais inovadoras do mundo, a 3M dá aula quando o assunto é inovação. A reputação da companhia é reconhecida no mundo todo por seus mais de 20 mil produtos que mudaram a vida das pessoas, a maioria fruto de estudos científicos, de observação do consumidor, ou por puro descuido mesmo, como o caso do post-it que era uma cola que não colava e se tornou um produto com faturamento de US$ 2 bilhões anuais.

A inovação pode estar em pequenos detalhes ou em grandes investimentos. O sucesso, entretanto, é para poucos. Segundo estimativa de especialistas, a cada três mil ideias, apenas uma gera resultados positivos. Como chegar até ela? Segundo a Cultura da 3M, é preciso ter pessoas competentes que tenham poder de decisão, segmentação e foco. "Liderança é um dos principais ingredientes para uma empresa inovadora", aponta Luiz Eduardo Serafim, Gerente de Marketing Corporativo da 3M.

Para a 3M, inovar só faz sentindo se tiver impacto positivo na vida das pessoas. "Precisa ter significado para o consumidor. Precisa fazer a vida das pessoas melhor", ressalta Serafim durante a HSM Expomanagement 2009. A Cultura de Inovação 3M dá importância à qualidade, ouve o cliente, tem uma visão de excelência em tecnologia e dá liberdade individual para criar. "A empresa tem que optar crescer pela inovação", completa.

A Cultura de Inovação da 3MPessoas no centro da inovação
O modelo de gestão da inovação da 3M é comprometido com o longo prazo. Para a empresa, inovação não é apenas produto, é um modelo de negócios. "Uma única inovação não garante o sucesso. Os concorrentes estão frequentemente copiando e evoluindo". No mantra da companhia, inovação sustentável requer uma cultura intrínseca à empresa.

"Essa cultura proporciona inovação?", pergunta Serafim. "Os líderes foram orientados para inovar?". Na 3M, há uma ampla rede de conhecimento interno que proporciona a inovação, com fóruns e encontros permanentes envolvendo todos os stakeholders da marca. O Marketing, além de desenvolver produtos, é responsável por levar insights para toda a companhia.

A 3M tem mais de sete mil pesquisadores no mundo, três mil fora dos Estados Unidos. No Brasil, há 111 pessoas dedicadas à Pesquisa & Desenvolvimento, responsáveis pelo lançamento de 102 novos produtos em 2008. A meta da companhia é de que 40% das vendas de todos os anos venham da concepção de novos produtos. A empresa tem mais de 45 mil patentes registradas e produtos como o post-it, que são líderes em sua categoria e viraram sinônimo de marca, como o durex. 

10 mandamentos para promover a inovação, segundo a 3M

1 - Reconheça os mais criativos
Recompense a criatividade de forma concreta e definitiva.
Reconheça a criatividade abaixo da linha de gerência.
Encoraje os subordinados a recompensar a criatividade.

2 - Assuma riscos consideráveis
Somente riscos altos trazem retornos satisfatórios.
Muitas ideias deixam de ser absurdas quando analisadas por outro ponto de vista.
Assuma e deixe que outros assumam riscos, tolerando erros provenientes de um esforço honestamente criativo. Em geral, são eles que trazem grandes retornos.

3 - Vença os obstáculos e não se deixe vencer
Obstáculos são inerentes ao processo criativo.
Obstáculos são vencidos pela perseverança.
Aceite as perdas de curto prazo para ter ganhos a longo prazo.
Ideias criativas não se vendem facilmente. Seja perseverante na defesa de suas ideias ou propostas.

4 - Pense a longo prazo
O preço de resultados a curto prazo é a perda da inovação.
Tenha duas estratégias separadas - curto prazo e longo prazo.
Não sacrifique a pesquisa básica em função da aplicada.
Criatividade genuína requer longo prazo.
Pense estrategicamente e não apenas taticamente; seja pró-ativo e não reativo.

5 - Continue crescendo
Não seja complacente pelo sucesso inicial .
Nem todas as ideias criativas são imortais.
Não se acomode no sucesso de hoje e se desligue do sucesso do passado.
Mantenha o foco no amanhã.

6 - Cuidado com falta de conhecimento ou com conhecimento em demasia
Em P&D, a falta de conhecimento pode ser fatal.
Deve-se saber o que está acontecendo no campo de atuação.
Para crescer, é necessário variedade e amplitude de conhecimento.
Excesso de conhecimento específico é tão perigoso quanto a falta dele. Os maiores erros são cometidos por experts.

7 - Tolere as ambiguidades
Ideias criativas surgem subitamente, mas são desenvolvidas lentamente. É como montar um quebra-cabeças.
Aprenda a tolerar a ambiguidade e a frustração de resolver problemas e de tomar decisões.
As ideias mais criativas vêm de pessoas com capacidade de esperar. Os resultados justificam a frustração da espera.

8 - Reformule problemas sem solução
Muitas ideias criativas são provenientes de problemas sem solução à primeira vista.
Quando um problema se mostra sem solução, tente reformulá-lo.
As maiores dificuldades em resolver um problema vêm da maneira como o problema é abordado e não da falta de soluções.

9 - Faça o que você mais gosta de fazer
As ideias mais criativas vêm de pessoas que amam o que fazem.
Não há substituto para a motivação intrínseca.
A motivação por si só não traz a inovação, mas a sua falta garante a ausência da inovação.
Se for possível, mude a pessoa para uma função que seja mais adequada aos seus talentos.

10 - Reconheça quando moldar o ambiente e quando deixá-lo
Mudar o ambiente é mais fácil para a gerência de topo.
É uma tarefa árdua e lenta que exige mudanças incrementais.
Se isso for impossível, mude de ambiente ou de companhia.
Criatividade exige comprometimento que às vezes requer decisões corajosas.

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