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Ferramentas para monitorar escolhas do consumidor

Empresa de pesquisa mostra a clientes e imprensa três novas ferramentas para entender e prever comportamento do consumidor

Por | 14/03/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

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Ipsos apresenta ferramentas para monitorar escolhas do consumidor

Por Mariana Oliveira
redacao@mundodomarketing.com.br

Estamos expostos, diariamente, a uma quantidade de informação sem precedentes. Na internet, nas ruas, no supermercado temos contato com milhares de marcas e produtos. E, ao mesmo tempo em que enxergamos uma nova realidade de oportunidades, temos também uma sensação de sobrecarga. Cabe às empresas estarem preparadas para se diferenciar junto ao consumidor e para tanto é necessário conhecê-lo.

 A empresa de pesquisa Ipsos promoveu ontem no Hotel JW Marriot, no Rio de Janeiro, o evento "Paradoxo da Escolha". Nele, dois de seus principais executivos apresentaram a clientes e imprensa ferramentas capazes de monitorar o comportamento do consumidor e prevê-lo com alta confiabilidade. Apesar da subjetividade das escolhas, a Ipsos sob o slogan "Nobody´s unpredictable" - do inglês, "Ninguém é imprevisível" - mostrou que o avanço das tecnologias, especialmente a estatística, pode prover os tomadores de decisão com informações importantes, tanto para o planejamento quanto para a gestão.

Uma delas é o "Price Evolution". Apresentada pelo Diretor Comercial e de Marketing da Ipsos, Pierre Cohen (foto) garantiu a importância das políticas de precificação na lucratividade dos produtos, além da influência na marca e no mercado. Através da modelagem de preferências, avaliação de produtos e derivação de importâncias relativas, o "Price Evolution" é capaz de medir escolhas, a elasticidade do preço das marcas, o share de escolhas do consumidor de forma altamente personalizada.

Formado em economia, Cohen também falou sobre a importância do preço nas estratégias de marketing e na maximização da rentabilidade, além da avaliação dos preços entre categorias substituíveis e de compras múltiplas.


Complexidade de compra
 Por mais eficazes que sejam as ferramentas, a decisão de compra do consumidor ainda é bastante complexa. "A previsibilidade depende da amostra", ressaltou Marcos Calliari (foto), Diretor Geral da Ipsos Insight, divisão responsável por pesquisas de marketing, ao Mundo do Marketing.

A ferramenta "Complex Buying Decision" permite a simulação de escolhas através de questionários individualizados. Para direcionar as decisões do consumidor e oferecer os melhores serviços, esta ferramenta é capaz de detalhar os segmentos e perfil de necessidades. "Qualquer escolha hoje passa por uma hierarquia de decisão", analisa Calliari.

Ilustrado a partir do case de um provedor de banda larga, ele mostrou que foram oferecidos diferentes planos e até o desenvolvimento do portfólio a partir do melhor conhecimento de algumas variáveis. Marca, velocidade de downstream e upstream, limite de consumo, endereço de IP, forma e custo da instalação e custo do serviço são capazes de oferecer serviços abrangentes sem tornar inúmeras as possibilidades.

Abranger o máximo de consumidores com o mínimo de pacotes foi um dos segredos revelados por Calliari durante sua apresentação. "Line Evolution", a terceira ferramenta, mostrou que é necessário otimizar a linha para redução de custos mas sem impactar os diversos perfis. "Não é o maior número de intenção de compra, mas o alcance dos consumidores", informou Calliari.

Acesse
www.ipsos.com.br

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