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Cidades brasileiras viram capitais de eventos internacionais

Pesquisa mostra que o Brasil está entre os dez países que mais investem em eventos.

Por | 10/07/2008

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Cidades brasileiras viram capitais de eventos internacionais

Por Thiago Terra
thiago@mundodomarketing.com.br

A indústria mundial de eventos descobriu um novo cenário para a construção de suas mega estruturas. A paisagem é de sol, calor, samba e futebol, sob as cores verde e amarela. O Brasil ganha destaque entre os eventos internacionais segundo o estudo "Pesquisa do Impacto Econômico dos Eventos Internacionais no Brasil", divulgado pela Embratur ontem, no Rio de Janeiro.

A cidade carioca aparece como uma das principais escolhidas pelos investidores estrangeiros para realizar eventos de pequeno à grande porte. Desenvolvida desde setembro de 2007, a pesquisa - que já entrevistou cerca de oito mil pessoas - será encerrada no final deste ano. Os resultados obtidos até o momento mostram a grande relevância do Brasil na execução e planejamento de eventos internacionais.

Relacionado entre os dez países que mais recebem e realizam eventos no mundo, o Brasil sofreu um impacto de quase Us$ 15 milhões em gastos de turistas estrangeiros. Destes visitantes que chegam de diversas partes do mundo, 65% deles fizeram sua primeira viagem ao Brasil e esticaram sua estadia no país por mais três dias em média, antes ou depois destes eventos. Os números mostram que o Brasil, além de ser o país do samba, do sol e do futebol, agora é o país dos eventos internacionais.


Jeanine Pires apresenta os resultados do estudo

Turismo gera receita e mantém estrangeiros no país
Sede de seis dos 14 eventos pesquisados, o Rio de Janeiro cresce como cenário ideal para eventos de marcas internacionais. Além da beleza natural da cidade, o que tem chamado a atenção dos produtores é a capacidade de organização e de estrutura oferecida em eventos com grande visibilidade do público mundial.

De acordo com a pesquisa, os eventos no Rio de Janeiro geraram mais de US$ 7 milhões aos cofres da cidade, divididos entre hospedagem, alimentação e souvenires. "Aproximadamente 70% dos turistas que vieram aos eventos pesquisados fizeram sua primeira visita à cidade", diz Jeanine Pires, Presidente da Embratur.

Além da entrada do Brasil no ranking dos dez países que mais investem e realizam eventos internacionais no mundo, outra mudança começa a surgir no cenário mundial. "É cada vez menos comum o profissional liberal tirar férias. Hoje ele tem a oportunidade de conhecer um novo destino e trocar experiência profissional nos eventos, o que facilita a viagem", explica Jeanine.

Destino precisa melhorar
Uma vez no Brasil, o turista encontra motivos de sobra para esticar sua estadia no país. A pesquisa também procurou levantar os motivos que levam o visitante a estender a viagem. O maior deles e mais popular é o descanso, mencionado por 60% dos entrevistados. Maior do que isso somente a intenção de voltar ao país. Oitenta e dois por cento dos turistas disseram que pretendem retornar ao Brasil em outra oportunidade.

Constantemente citado durante a divulgação do resultado da pesquisa como uma das principais cidades brasileiras para receber eventos internacionais, o Rio de Janeiro precisa dimensionar a sua responsabilidade com este cenário. "É preciso despertar o setor e torná-lo competitivo, aproveitando a onda positiva que o cenário turístico da cidade apresenta para o mundo", alerta Jeanine Pires.

De acordo com a executiva da Embratur, o Rio de Janeiro precisa aproveitar suas características em seu benefício. "A cidade tem um ambiente característico de ser e capacidade de se recriar a todo o momento. Por isso, é preciso transformar sua personalidade em característica dos eventos", completa a Presidente da Embratur em entrevista ao Mundo do Marketing.

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