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3 vertentes para o crescimento do Marketing nos próximos anos

Pesquisa feita pela Kantar com 3.907 marcas da BrandZ durante três anos mostra aponta experiência, exposição e ativação como ferramentas para impulsionar as vendas

Por | 05/08/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

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Experiência, exposição e ativação de marca são as principais ferramentas de Marketing essenciais para impulsionar as vendas no mercado do presente e do futuro. Esse é o resultado de uma pesquisa feita pela Kantar com 3.907 marcas de 21 países durante três anos, que analisou cada uma dessas verticais.

A experiência tem papel importante para as vendas por encantar o cliente e isso faz com que ele compre repetidas vezes. Já na exposição de produtos, o relatório indica que é preciso criatividade para usar o investimento, por que ela influencia nas vendas futuras. A partir das mídias certas, é possível alcançar novos compradores em potencial. 

Por outro lado, as ações de ativação contribuem com as vendas imediatas, fazendo com que a marca ou produto seja lembrado no ponto de venda. A pesquisa Mastering Momentum mostra que o equilíbrio nessas três áreas de atividade de Marketing é fundamental para o sucesso. 

Cada uma delas contribui de forma diferente e em momentos distintos da jornada de compra. O estudo da Kantar indica a concentração maior em apenas uma atividade e a perda de oportunidades que isso pode gerar. 

Atitudes positivas e estratégias adequadas
De acordo com Viviane Varandas, Diretora de Atendimento ao Cliente da divisão de Insights da Kantar, as três atividades devem trabalhar em harmonia. "Concentrar-se apenas em uma provavelmente resultará em uma performance abaixo do esperado", diz Viviane. Outro dado importante para o setor de Marketing é que a sinergia entre estas três verticais pode aumentar o impulso de vendas - diferente de venda por impulso - e maximizar o potencial de crescimento da marca em até 46%.

O estudo aponta para a importância da boa experiência para que os usuários tenham atitudes positivas em relação a uma marca e consequentemente estejam predispostos a comprar novamente. Além disso, as empresas que possuem mais usuários predispostos a comprar do que tendem a crescer 7% nos próximos três anos, o que significa dez vezes a média observada em todas as marcas durante os três anos de coleta de dados da Kantar.

Segundo a pesquisa, aquelas companhias que desenvolveram estratégias adequadas ao seu porte cresceram 45% mais rápido do que as que investem somente em penetração de mercado. Os dados coletados pela Kantar durante os 36 meses também revelam que os consumidores pagam uma média de até 14% a mais por produtos de marcas que eles acreditam ter um significado diferente.

Por fim, a Kantar aponta os cinco aspectos mais importantes para dominar o impulso de marca e aumentar as vendas:

1. Equilibre o investimento nas três atividades (experiência, exposição, ativação);

2. Entregue uma experiência que encante seus usuários;

3. Aumente a exposição até chegar aos futuros compradores;

4. Planeje a ativação para criar significado entre os consumidores;

5. Informe e forneça orientação sobre a marca.

(Crédito imagens: Depositphotos)

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