Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Investimentos em gifts têm queda em 2015

Por conta da crise econômica, 40% das empresas destinaram menos recursos para este tipo de aquisição, que contribui para o relacionamento entre marca, colaboradores e clientes

Por | 11/12/2015

bianca.ribeiro@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A recessão econômica fez com que as empresas reduzissem o orçamento destinado a gifts neste ano. Apesar movimentar altas cifras a cada ano, a estratégia pode representar um grande desperdício de recursos se as marcas não souberem fazer estas ações com inteligência. Em estudo realizado pela Umbigo do Mundo com 50 profissionais de Marketing, 98% dos executivos consultados afirmaram que as ações de gift são importantes para suas empresas, sendo o principal comprador deste serviço, o departamento de Marketing.

A crise econômica, no entanto, fez com que as empresas atrasassem as compras de suas lembranças de fim de ano e também repensasse o valor gasto, sendo que 40% delas investiram menos esse ano, na comparação com 2014. O levantamento também identificou que apenas 33% das empresas analisam no momento da escolha do presente se ele tem aderência a sua marca, ficando 29% atenta a sua qualidade e 21% ao preço.

A pesquisa mostra que o principal alvo deste tipo de ação é o cliente estratégico, seguido de colaboradores e consumidores. Assim, há uma tendência internacional de aumento no volume de comprar de presentes para ação de comunicação interna, endomarketing, programas de relacionamento e fidelização de funcionários.

Quando perguntados sobre as tendências para gifts, os entrevistados afirmam investir em arte, música e cultura como preferência de solução. Ações vinculadas a causas sociais, também foram mencionadas por mais da metade dos entrevistados. Conheça algumas tendências levantadas pela pesquisa assinada pela especialista e sócia-diretora da Umbigo o Mundo, Marina Pechlivanis.

Organizadores: Tanto dentro do mundo digital como fora dele, as pessoas precisam de organizadores físicos e digitais para ordenar e selecionar as informações, os acessos e os objetos de sua preferência. Portanto vale APP, caixinhas organizadoras e até blocos adesivos de recados, são válidos.

Kits de sobrevivência: Pessoas em constante correria (trabalho, estudos, família) gostam de kits de bem-estar e anti-stress que possam acompanhá-las ao longo de suas jornadas. Assim, nécessaires, porta-medicamentos, pequenos kits de massagem, mini fragrâncias relaxantes podem ser um bom presente.

Tecnologia: Gadgets são sempre bem-vindos e quanto menores e mais práticos, melhor. As dicas são os plugs multi tomadas, os carregadores de bateria de celular; e os mini-drones, máquinas fotográficas.

Sustentabilidade: Tudo o que faz bem e é sustentável está em alta, as mini hortas para uso ornamental e culinário aos alimentos feitos localmente e com balanceamento nutricional. Boa dica são as embalagens: aproveite ao máximo o espaço e pense bem no uso: muitas custam caro, e vão para o lixo.

Leia a pesquisa completa Práticas de gifting entre as empresas brasileiras. Pesquisa no Mundo do Marketing Inteligência. Conteúdo exclusivo para assinantes.





Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss