Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Publicidade

Importância e tendências de pesquisas em discussão

Pesquisa: fundamental para o seu negócio? foi o tema do Fórum promovido pela ABA.

Por | 27/09/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Importância e tendências de pesquisa em discussão

Por Mariana Oliveira
redacao@mundodomarketing.com.br

Uma pesquisa divulgada pela Spencer Stuart em junho deste ano revelou que os executivos de marketing não costumam ficar mais de dois anos no cargo. A pressão por resultados satisfatórios e as constantes novidades do mercado seriam as causas mais comum da rotatividade dos profissionais. Uma das ferramentas mais utilizadas pelos executivos para acompanhar as mudanças tem sido as pesquisas de mercado. A importância deste instrumento foi discutida em evento promovido pela Associação Brasileira de Anunciantes - ABA.

O VIII Fórum Internacional de Gerenciamento de Informações e Pesquisas de Mercado mostrou ontem, em São Paulo, a necessidade de estar sempre atento ao assunto e às tendências. A pesquisa etnográfica foi tema do primeiro painel que contou com a participação de Luciana Aguiar do Data Popular, Aurora Yasuda da Milward Brown e Diva de Oliveira, da Recherche.

Em entrevista ao Mundo do Marketing, Diva explica que utilizar esta técnica da antropologia possibilita observar o consumidor de forma mais natural, sem comprometer a forma como ele age. "É um tipo de pesquisa que está sendo cada vez mais usada. O grande segredo é que ela possibilita uma observação direta do comportamento de compra", elucida. 

Segundo Diva, a abordagem etnográfica adaptada das Ciências Sociais permite uma pesquisa qualitativa e a observação do comportamento na hora em que ele acontece, aprofundando conhecimentos prévios. "Esta não é uma abordagem única. Ela complementa as outras", garante.

Pesquisa prognóstica
Ao contrário do que costumamos ver em pesquisas avaliativas, onde a aceitação de determinado produto é testada depois de seu lançamento, a pesquisa sensorial busca entender o que se espera daquele produto para guiar seu planejamento. Dulce Perdigão, da Test of the Future, foi uma das palestrantes sobre o tema. Ela afirma que o objetivo desta ferramenta é validar as idéias e antecipar as necessidades do mercado, funcionando de forma prognóstica.

Para Dulce, embora a pesquisa sensorial seja antiga, ela não costuma ter lugar no mercado. "Esta não é uma ferramenta nova, mas nossa cultura imediatista não a validava", constata em entrevista ao site. O Fórum contou ainda com um painel sobre tendências, com ênfase na América Latina e seus segmentos de mercado, revelando características peculiares dos países participantes.

Acesse
www.aba.com.br
www.testofthefuture.com.br
www.recherce.com.br

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss