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Toddy e Cepacol se destacam como Produto do Ano

Pesquisa feita pelo Ibope mostra categorias de maior destaque para os consumidores

Por | 15/07/2010

pauta@mundodomarketing.com.br

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Há três anos os consumidores brasileiros elegem um produto como o melhor do ano. Desde 2007 o Produto do Ano aponta as principais inovações e o comportamento de consumo no país e percebe-se que houve um crescimento exponencial em lançamentos de produtos alimentares. O maior destaque neste curto período é o aumento gradual da renda dos brasileiros e seu maior poder de compra e de informação.

A avaliação referente a 2009 obtida com exclusividade pelo Mundo do Marketing mostra que o produto mais satisfatório para os consumidores é o Toddyferente - que também aparece no topo da lista de produtos mais atrativos -, seguido por Cepacol Cool Ice e Gillette Mach 3. Esta é a prova de que investir em inovação, hoje, com a avaliação do Produto do Ano, torna-se uma estratégia de Marketing percebida de forma positiva pelos consumidores.

O estudo feito pelo Ibope aponta para 96% de satisfação com relação a Toddyferente. Procurado pelo Mundo do Marketing, o departamento responsável pelo produto informou que não concederia entrevista porque o produto não faz mais parte do portfólio da Pepsico. Outra marca procurada foi a Sanofi-Aventis, detentora de Cepacol Cool Ice, que não respondeu às ligações da redação até o fechamento desta reportagem.

Inovação e continuidade
A pesquisa avaliou 36 categorias de produtos de Higiene & Beleza, Alimentos e Home Care, entre 3 mil consumidores de 18 a 64 anos, homens e mulheres de classes A, B e C, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Curitiba, em Porto Alegre e em Belo Horizonte. Além dos produtos mais bem avaliados citados nas categorias Alimentos e Higiene & Beleza, o Produto do Ano 2009 de Home Care é o Ariel Líquido Max.

O Produto do Ano prima pela inovação. Porém, muitos produtos fazem parte da lista desde o primeiro ano de estudos no Brasil. "Temos produtos que estão desde o primeiro ano da pesquisa no país. Ao repetirem a presença, isto remete a bons resultados das empresas. Por isso que elas continuam aparecendo", afirma Antônio Peres, CEO do Produto do Ano no Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Com a maioria dos pesquisados pertencentes à classe C (53%), o que chama a atenção é a escolha de produtos de Higiene & Beleza como o mais utilizado. "Isto é um reflexo da maior renda disponível e do maior poder de compra e informação destes consumidores, além da sensibilização para prevenção bucal", explica Peres ao site.

Brasileiros gostam de novos produtos
Para as empresas que pretendem lançar produtos no mercado brasileiro, o estudo do Ibope mostra uma boa avaliação de mercado. Isto porque 78% dos consumidores admitem pagar um pouco mais por um produto novo, desde que ele o satisfaça. Para reforçar, a pesquisa aponta para 87% de pessoas que gostam de experimentar os lançamentos no varejo. "A inovação deve estar ligada à cultura interna das empresas, permitindo novas sugestões para atender às expectativas do consumidor", diz o CEO.

Para atrair o consumidor e fazê-lo comprar um novo produto é preciso oferecer uma boa relação custo-benefício. Esta é a expectativa de 68% dos entrevistados para o Produto do Ano 2009. Alimentos mais naturais representam a característica mais atraente para 48% das pessoas que responderam a pesquisa.

Entre os 10 produtos mais atrativos para os brasileiros, seis pertencem à categoria Beleza & Higiene Pessoal; três de Alimentos e um para Home Care. "O Brasil sempre é uma surpresa nas edições do Produto do Ano porque além de responder, o país ultrapassa as expectativas com relação ao consumo e a inovação. Na categoria de alimentos, a tendência mundial é de criarem cada vez mais produtos pronos para comer, que demorem o mínimo tempo possível. Já a reformulação de Toddy acarreta em maior notoriedade, e isto influencia na hora da compra", completa Antônio Peres.

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