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Merchandising inteligente gera visibilidade e vendas

Havaianas, Johnson, Pfizer, entre outras, não vivem sem a Compart

Por | 14/04/2009

bruno@mundodomarketing.com.br

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Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

O que Johnson & Johnson, Pfizer, Bayer, Alpargatas, Coca-Cola, 3M, Kimberly-Clark, Nissin, Perdigão, Novartis, Castrol, Reckitt Benckiser, Basf, Claro e Elegê têm em comum? Todos eles trabalham o ponto-de-venda como prioridade e, por isso, precisam de inteligência, pessoal especializado e resultados condizentes com os altos investimentos que fazem em diversos pontos de contato com o consumidor e no desenvolvimento de seus produtos.

Enquanto ainda há quem receba informações em excel com defasagem de 30 dias, algumas destas empresas sabem exatamente o que se passa em cada ponto-de-venda em que o seu produto está sendo vendido em todo o Brasil. Isto porque elas contam com uma agência chamada Compart, nascida no Rio Grande Sul há 14 anos e que hoje é uma das grandes parceiras na hora de vender.

Um dos grandes diferenciais da empresa comandada por Simone Marques é um sistema proprietário customizado para cada cliente. Ele mostra, em tempo real, via internet, quantas Havaianas têm em cada uma das 3.761 lojas em que são vendidas as sandálias em todo o Brasil. Mostra fotos com a disposição do produto, o menor e o maior preço, se há ruptura, monitora o concorrente e ainda fez sugestão de pedido.

Simone MarquesPosicionamento e Pessoas
Tudo isso só é possível porque a Compart conta com nada menos do que 1.400 funcionários que estão praticamente em todos os pontos-de-venda do Brasil todos os dias. Eles são os responsáveis pelo merchandising de cerca de 100 clientes. "Quando uma empresa nos contrata é porque ela quer estratégia, planejamento e foco. Fazemos um estudo mercadológico para saber onde posicionar o produto e onde terá mais giro de venda", afirma Simone em entrevista ao Mundo do Marketing.

Uma equipe de promotores que visita todos os pontos-de-venda de Havaianas no Brasil é responsável por toda a parte visual e pelos displays que vendem as sandálias. Os promotores fazem até sugestão de pedido em farmácias. Há duas equipes: uma que trabalha em supermercados e grandes redes e outra em médios e pequenos varejistas.

Para a Kimberly-Clark, por exemplo, o trabalho também é grande. A Compart faz desde a criação do material de merchandising até o monitoramento de seus produtos no ponto-de-venda, passando pelo treinamento do pessoal. Só em um projeto para Redecard foram visitados mais de 150 mil PDVs. Para a Souza Cruz, a empresa subiu até no morro e depois de seis anos de projeto a multinacional contratou os funcionários que eram da Compart. 

PDV Havaianas

História de sucesso
Um dos grandes trunfos desta operação são as pessoas aliadas à inteligência. "Somos uma agência especializada em merchandising e Marketing Promocional. Não ofereço um promotor. Vendo um pacote de serviços de merchandising para aumentar a visibilidade da marca e aumentar o giro do produto no ponto-de-venda. Consigo aumentar as vendas com uma equipe própria, que tem treinamento, campanhas de incentivo e de logística com um depósito próprio de 2 mil m²", explica Simone.

Depois de criar a Compart aos 18 anos, Simone quer ainda mais. Assim como a agência é capaz de aumentar as vendas de seus clientes, ela também multiplica o seu tamanho dia após dia. "Comecei em Cachoeirinha, fui para Porto Alegre, depois Florianópolis, Curitiba e nos tornamos líderes no Sul", relembra Simone. Lá, a agência trabalhou com grandes clientes como Pepsi, Sadia e Souza Cruz criando e executando campanhas promocionais.

E, depois de muito relutar em ir para São Paulo, Simone foi convencida por muitos de seus clientes que praticamente exigiram a sua mudança para a capital. "Nestes quatro anos crescemos 400% e o que era para ser uma filial se tornou em matriz com a conquista de grandes contas nacionais, como Johnson & Johnson, Pfizer, Bayer, Net e Alpargatas", conta a sócia-diretora da agência que quando chegou em São Paulo se instalou numa sala de 50m². Bem diferente dos atuais mil metros quadrados da nova sede da agência e da meta de abrir uma filial em Nova York, de onde já tem até convite de sócios.

Sede da Comparte em São Paulo

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