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Varejo supermercadista em discussão

Centro de Excelência em Varejo da FGV discute as tendências e desafios dos supermercados em seminário

Por | 28/11/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

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Varejo supermercadista em discussão

Por Mariana Oliveira
redacao@mundodomarketing.com.br

Um mercado que representa nada menos que 6% do PIB interno e chegou a faturar R$ 106 bilhões no Brasil em 2005 não pode ser desconsiderado. Os supermercados fazem parte do cotidiano dos brasileiros, mas o setor tem passado por mudanças para se adequar às necessidades do novo consumidor e manter o crescimento.

O Centro de Excelência em Varejo da FGV - Fundação Getúlio Vargas/SP - promove nesta terça-feira um seminário para debater os desafios e tendências deste mercado. Em entrevista ao site, um dos coordenadores do evento, Professor Maurício Morgado, explica que é necessário investir em diferenciais e tratar o consumidor de forma diferente.

Ele conta que várias redes têm se destacado com produtos diferenciados, como frutas, legumes e verduras (FLV) e que esta é uma das grandes tendências atuais. "Redes como Horti-fruti e Zona Sul, no Rio, não estão no mesmo patamar das grandes, mas já se diferenciam", garante.

Quanto às organizações internacionais, Morgado aponta a logística como grande vantagem, pois permite um controle de estoque e ganhos de produtividade otimizados. "A eficiência operacional é uma das características mais reconhecidas no Wal-Mart", ressalta.

Desafios
Um dos palestrantes do evento é Martinho Paiva Moreira, Vice-Presidente de Comunicação da APAS - Associação Paulista de Supermercados. Ele conta em entrevista ao Mundo do Marketing que em 2003, o varejo passou por crise com retração nas vendas, mas nos últimos dois anos tem se recuperado. Para ele, é importante para os empresários do setor investir em gestão, tecnologia e serviços para controlar melhor o negócio e conhecer o consumidor, melhorando assim a performance das vendas. "Esse conjunto de ações diminui as perdas, aumenta as vendas e, conseqüentemente, possibilita a ampliação da rentabilidade", informa.

Paiva Moreira enfatiza ainda que a fidelidade dos clientes é uma meta a ser conquistada e, para isso, os supermercados têm investido na área de padaria, açougue e FLV, além de buscar se diferenciar pelo atendimento. A área de serviços têm sido outra opção, pois há empresas que oferecem até crédito para conquistar clientes. "O consumidor busca a solução de seus problemas com conforto e num único lugar e investir em serviço é a saída para se diferenciar da concorrência" observa. 

Acesse
www.fgvsp.br
www.apas.com.br

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