Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Ponto de Venda está no centro de debates

A capacidade estratégica do PDV é cada vez mais reconhecida e levada a debate através de inúmeros eventos em São Paulo

Por | 31/08/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Ponto de Venda está no centro de debates

Por Mariana Oliveira
redacao@mundodomarketing.com.br

A importância do Ponto de Venda (PDV) vem sendo cada vez mais discutida entre os profissionais de marketing. A utilização estratégica do PDV tem sido vista como uma integração da indústria e do varejo. Ninguém mais pode ignorar os mais de 80% de consumidores que decidem o que vão comprar no ponto-de-venda.

Diversos eventos vêm ocorrendo em São Paulo com o intuito de promover este debate e buscar melhores resultados e ferramentas para explorar as possibilidades de ampliação do trade marketing. Chan Wook Min, recém empossado Presidente do POPAI - Brasil, aponta em entrevista ao site as causas do crescente interesse dos profissionais. "O approach com o consumidor tem sido cada vez mais complexo. As fontes de informação têm sido cada vez mais multidisciplinares e o cerco junto a eles (consumidores) através da mídia tradicional não tem sido suficiente. Em busca do melhor resultado em vendas, as indústrias têm buscado a parceria mais efetiva junto ao trade para trazer soluções mais alinhadas. É a otimização de esforços e de investimentos", informa.

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) em parceria com o POPAI - Brasil, promove em setembro um encontro cujo tema é "A Revolução no PDV". Chan Wook Min explica que surgem novas idéias para tornar o PDV mais atraente e promover o produto. "É no PDV que todo seu esforço de marketing se realiza através da venda. Quer seja em estratégias de marketing envolvendo outras mídias ou diretamente nos PDVs através de ações de merchandising, precisa-se invariavelmente, conseguir a visibilidade do seu produto", constata. "Os PDVs são extremamente dinâmicos. É preciso inovar e surpreender o consumidor  e o seu parceiro do trade o tempo todo, seja através de novos materiais ou novas ações promocionais no PDV. Temos aplicações de novas tecnologias dentro das lojas através de movimentos, luzes, sons, cheiros, diferentes efeitos visuais para atrair a atenção do consumidor. Mais recentemente tem-se aplicado Retail Digital Signage (RDS) que são monitores de LCD que comunicam os produtos e serviços dentro do espaço de PDVs com grandes resultados", explica. 

Caminhos de sucesso
A POP Marketing também realizou seu primeiro Seminário de Trade Marketing onde executivos falaram sobre casos e tendências do setor. Christopher Montenegro, Sócio-Diretor da empresa, destaca que o setor tem ganhado maturidade nos últimos anos e que vários segmentos podem usufruir do conhecimento na área, dentre os quais ele aponta aqueles que se beneficiam da relação com o varejo, como os cigarros e refrigerantes.

Montenegro afirma que há um passo-a-passo comum a todas as empresas interessadas a investir neste mercado, que começa no planejamento, passa pelos canais de venda, capacitação das equipes para atender o consumidor e por questões de comunicação (como ter um merchandising diferente) e, por fim, garante um monitoramento eficiente das ações. Ele elucida que o papel das novas mídias é tentar delinear de forma eficaz o comportamento do consumidor e propor novas abordagens. "A tecnologia pode trazer novas opções de comunicação estática e dinâmica", reconhece.

O workshop "Alternativas para monitorar as ações e mensurar os resultados das campanhas de marketing promocional no PDV" ocorreu na última semana, dentro da 4ª. Conferência de Promoção no PDV realizada pelo IBC Brasil. Nele, Alexis Thuller (foto) e Alberto Fedato, da Impact Marketing & Trade, propuseram soluções de retorno de investimento no PDV.

Thuller destaca que o momento de decisão do consumidor se dá de forma rápida e que, por este motivo, cada ponto de venda deve possuir ferramentas para correção de desvios. "As principais alternativas propostas durante o workshop foram quanto a ferramentas de identificação e de gerenciamento da atuação da indústria no PDV. Também houve destaque para a importância do ser humano, do promotor, influenciando a compra de um produto. As vendas chagam a aumentar certa de 150% com a presença de promotor. Outra coisa importante é comunicação integrada, a sinergia das ações, com promotor, comercial, display, encarte, entre outros. A somatória de diversas atividades multiplica a eficácia", conclui.





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss