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Amway oferece Centro de Experiência aos cariocas

Primeira loja-conceito do Brasil terá vendedores especializados e produtos de saúde e beleza

Por | 14/08/2009

pauta@mundodomarketing.com.br

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O Rio de Janeiro foi a cidade escolhida pela Amway para sediar sua primeira loja-conceito no Brasil. A inauguração foi feita ontem, dia 13, em um espaço de 500m² no centro da cidade carioca. Com objetivo de levar maior conhecimento sobre seus produtos ao consumidor, o Centro de Experiências Amway deve chegar à São Paulo ainda este ano, em novembro.

A loja-conceito da Amway simboliza o reposicionamento da marca no Brasil, já que chegou ao país como uma empresa de produtos voltados para cuidados com o lar. Atualmente, a Amway do Brasil oferece produtos de saúde e beleza após um estudo sobre os hábitos dos brasileiros, que implicou ainda em uma adequação de embalagens exclusivas para comercialização no país.

Loja conceito da Amway

A escolha do ponto-de-venda não foi apenas pelo espaço disponível. De olho no alto tráfego de público, a empresa ainda se preocupou em atrair oportunidades de negócios, empreendedores e revendedores. Além de oferecer produtos naturais, de medicina preventiva, saúde e beleza, o Centro de Experiências Amway oferece ainda treinamento para colaboradores e consumidores. No atendimento, especialistas traçarão o perfil nutricional informando os produtos mais indicados para cada consumidor.

Venda personalizada e produtos naturais
André RaduanCada família de produtos da loja - todos de marcas próprias da Amway - possui um corner e uma vendedora especializada para tirar dúvidas. Na Amway, atender perfeitamente não basta. A marca já planeja treinamentos todos os dias em um espaço destinado para estas atividades dentro da loja. "Serão treinamentos gratuitos. Para profissionais da Amway haverá treinamentos sobre produtos, como expor e vender. Para a sociedade teremos sobre medicina preventiva para a família, cuidados com a pele para mulheres", afirma André Raduan (foto), Diretor Geral da Amway do Brasil em entrevista ao Mundo do Marketing.

Além de uma loja diferenciada, a Amway se destaca pelos seus produtos feitos com vitaminas de matérias primas orgânicas e naturais e produção verticalizada. Diferente dos produtos comercializados em farmácias, que são sintéticos, na Amway os cosméticos antienvelhecimento, por exemplo, são criados com ingredientes botânicos para maximizar a performance da fórmula. Para oferecer estes produtos naturais no Brasil, a empresa investiu em uma fazenda orgânica localizada no Ceará com cerca de 1.700 hectares e 1.100 pés de acerola.

O objetivo da Amway ao entrar no mercado de saúde e beleza é fruto da demanda dos brasileiros. Segundo Raduan, o Brasil possui características próprias que fizeram com que as embalagens de produtos fossem customizadas. "Desenvolvemos embalagens com menos cápsulas para gerar menor custo. Além disso temos alguns produtos fabricados no Brasil como perfumes e barras de cereal", diz o Diretor Geral da Amway do Brasil.

Marketing adequado para os brasileiros
O trabalho de Marketing feito para a loja conceito da Amway é baseado em exposição da marca e em atrair novos revendedores. O processo está divido em quatro partes: produto e preço; acesso ao consumidor; treinamento; e estratégias e planejamentos simples. "Queremos oferecer produtos de qualidade com preços acessíveis aos brasileiros. O local escolhido é de alto tráfego de público. O treinamento dos colaboradores poderá ser feito pela internet e tudo isso sendo feito de forma clara e simples", explica André Raduan ao site.

A escolha do Rio de Janeiro para abrigar o Centro de Experiências Amway serve para que a cidade ganhe importância para a empresa em termos de mercado. Além disso, o Rio de Janeiro está na terceira posição em vendas da Amway do Brasil, com 9%. Isto significa um aumento de 47% em relação ao ano passado. "Nossa expectativa é atingir 60% de aumento este ano. Por isso investimos R$ 600 mil nesta loja", conta Raduan.

Em números, a Amway prevê investimento total de US$ 230 milhões na América Latina e espera chegar a US$ 500 milhões até 2012. Além do Centro de Experiência Amway lançado no Rio de Janeiro, a empresa pretende inaugurar mais seis lojas-conceito na América Latina. Outra forma de atrair consumidores é a internet e o Call Center. "O e-commerce representa 60% das vendas da Amway no Brasil, o Call Center 25% e a loja pequena que temos em SP 15%", completa André Raduan.

Amway detalha estratégias de reposicionamento no Brasil

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