Quiosques ampliam mix de produtos em shopping | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Quiosques ampliam mix de produtos em shopping

Shoppings tem cada vez mais alternativas de PDVs para atrair o consumidor

Por | 10/08/2009

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Bater pernas num shopping normalmente resulta em gastos. Porém, não são apenas os lojistas que lucram enquanto o consumidor caminha pelos corredores dos centros comerciais. Não é raro ver quiosques de diversos segmentos em shoppings do Brasil e, no Riosul, no Rio de Janeiro, são cerca de 30 deles. E a variedade de produtos é grande. De café a gravatas, passando por customização de celulares e adesivos para produtos em geral.

Mas não é só para vender que estes pontos-de-venda são montados no meio do corredor. Alguns deles servem de mostruário de produtos para consumidores que não saibam da existência deles no portfólio de uma empresa. De acordo com a responsável pelo merchandising do Shopping Riosul, os quiosques são um complemento para os produtos oferecidos pelos lojistas.

O restaurante Viena possui três quiosques no Riosul e sabe que o consumidor que quer beber um café não pretende entrar no restaurante para tal. A empresa identificou e investiu neste novo contato com o consumidor e hoje a rede possui 12 quiosques no Rio de Janeiro.

Quiosque em shopping é mais uma opção de compra

Viena resgata cafezinho no balcão
Os quiosques do Viena no Shopping Riosul passam a imagem de rapidez e agilidade para o consumidor, segundo Luiz Carlos Silva, supervisor dos quiosques da empresa no Rio de Janeiro. Com treinamento focado em atendimento de balcão, os quiosques oferecem um resgate ao ambiente dos antigos botequins da cidade, que já foi o principal refúgio dos cariocas para tomar um cafezinho, de acordo com Silva.

Apesar de atender um público diferente, os quiosques Viena garantem valores e qualidade iguais a dos restaurantes da rede. "O perfil do consumidor varia. Desde senhoras que estão fazendo compras até filhos de clientes antigos da empresa que conheceram o Viena através de seus pais", conta o supervisor da rede em entrevista ao Mundo do Marketing.

A Tie Shop, empresa que atua no segmento de gravatas, possui cinco quiosques em shoppings do Rio de Janeiro, de Brasília e de São Paulo. Sem lojas físicas, a Tie Shop investe em variedade de produtos e conta com cerca de 1.500 peças no ponto-de-venda do Riosul. "O atendimento é mais difícil porque nas lojas o consumidor escolhe antes na vitrine e entra para ver o produto. Nos quiosques o atendimento tem que ser perfeito para reverter em vendas", explica o supervisor da Tie Shop, Nilson Ventura Soares ao site.

Quiosque em shopping é mais uma opção de compra

Complemento para evitar conflitos
Com aproximadamente 450 peças vendidas por mês, a Tie Shop está localizada estrategicamente para evitar conflitos com os lojistas. No Riosul todos os quiosques são planejados cuidadosamente para não atrapalhar as vendas dos lojistas, segundo Roberta Tardelle, responsável pelo Merchandising do shopping.

O layout dos cerca de 30 espaços seguem o mesmo padrão de 6m², mas não é tão fácil para colocá-lo no shopping carioca. "Quiosques de alimentação nós não aceitamos se não for uma extensão de um lojista, como é o caso do Viena. Eles são um complemento do que já tem no shopping e não geram conflitos", aponta Roberta.

Um dos exemplos para esta complementação do que já é vendido pelos lojistas é o quiosque que oferece customização de aparelhos celulares. "Como o shopping tem lojas de operadoras de telefonia, não seria interessante ter um quiosque vendendo os mesmo aparelhos que o lojista. Por isso, a customização dos aparelhos é um complemento", completa Roberta.

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss