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Kopenhagen e Cacau Show brigam pelo mercado

Empresas mostram estratégias para atrair consumidores emergentes

Por | 18/06/2009

pauta@mundodomarketing.com.br

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O mercado de chocolate no Brasil está sendo observado por empresas tradicionais deste ramo e também por companhias que enxergam oportunidades de sucesso ao investir no acesso de classes mais baixas a produtos de qualidade. Hoje o país ocupa a quarta posição no ranking mundial de consumo per capita de chocolate, atrás de Inglaterra, Alemanha e EUA, segundo a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, cacau, Amendoim, Balas e Derivados).

Disputa pelos chocólatras esquenta o mercadoA confirmação de que este mercado é saboroso para as empresas é a iniciativa do Grupo CRM - detentor da marca Kopenhagen - ao lançar em janeiro deste ano a Brasil Cacau, voltada principalmente para a classe C. Apesar de nova, já são nove pontos-de-venda em São Paulo e o objetivo é chegar a 50 ainda este ano e se tornar referência para os consumidores das classes B e C, que apresentam novos hábitos de consumo. Prova desta mudança é que a taxa de crescimento do mercado de chocolates no Brasil é de 12% contra 6% em todo o mundo, segundo a Abicab.

Por outro lado, a Cacau Show acena com o título de maior rede de franquias de alimentação do Brasil, dado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) este ano, por conta das 669 unidades franqueadas no país. Com o slogan "Um show de Chocolate", a rede é pioneira em mercados populares e isto sugere o início de uma saborosa "guerra" de chocolates no país. Nesta briga, sentir um gosto amargo pode ser mais prazeroso do que nunca.

Disputa pelos chocólatras esquenta o mercadoMix de produtos X brasilidade
Com um posicionamento baseado em uma gama de produtos de chocolates finos, a Cacau Show mantém seus preços alinhados com todos os públicos, segundo o Gerente de Marketing da rede, Stefenson Soalheiro (foto). A abrangência da Cacau Show é traduzida pelo número de lojas em operação no Brasil. "O principal diferencial da marca é o mix de produtos. Possuímos linha diet, cacau 70%, caixas de presente que exploram situações de consumo, Kit Sensual, entre outros", conta Soalheiro em entrevista ao Mundo do Marketing.

A Brasil Cacau nasceu com DNA brasileiro e este é o principal ingrediente e diferencial de seus produtos. A proposta não é diferente das grandes redes e a marca planeja pacientemente a abertura de cada loja. Tanto nas ruas como nos shoppings, a escolha dos endereços anda junto ao trabalho de branding da Brasil Cacau. "A brasilidade e a diversidade são os principais elementos dos cerca de 120 itens que a marca oferece no mercado. Este é o nosso diferencial", diz Adriane Ura, gerente de Marketing da Brasil Cacau ao site.

Perfis de consumo
As diferenças entre estas marcas não são apenas na história de cada uma, nos produtos ou no tamanho das empresas. Apesar de saber que a grande maioria dos consumidores de chocolates são considerados "viciados" no produto, o perfil é diferente para cada empresa. "O chocolate agrada a todos os gêneros. Há clientes estimulados pelo consumo imediato, os que desejam presentear e também os que gostam de permanecer nas lojas degustando cafés e fondues ao som da Rádio Cacau Show FM", explica Soalheiro, da Cacau Show.

Disputa pelos chocólatras esquenta o mercado

De olho nos novos consumidores, a Brasil Cacau busca um público-alvo que tende a experimentar produtos novos e que são abertos a novas experiências. "Nossos consumidores são formados por pessoas que recentemente experimentaram novos hábitos de consumo e tiveram acesso a produtos diferentes dos que consumia antes", aponta Adriane.

Disputa pelos chocólatras esquenta o mercadoMarketing de chocolate
Mesmo atuando em um mercado onde os consumidores se emocionam com uma marca ao ver uma simples cascata de chocolate, a Cacau Show sabe da importância de estratégias de Marketing bem definidas e alinhadas com a necessidade dos consumidores. "Investimos principalmente em precificação, mix de produtos, situações de consumo e merchandising", afirma o executivo. Segundo Soalheiro, o visual merchandising, o atendimento, as embalagens e o aroma do chocolate são conceitos fortes para a experiência do consumidor com a marca.

Na Brasil Cacau o foco do departamento de Marketing está no trabalho de branding. A estratégia envolve desde a escolha dos pontos-de-venda adequados até anúncios impressos. "Acreditamos que quem experimenta o produto se apaixona. Por isso investimos forte em merchandising e degustação em lojas", diz Adriane (foto). Além disso, nos atuais pontos-de-venda da Brasil Cacau, os consumidores se servem à vontade, de acordo com a sua prefência. "Entre as opções de compra, o consumidor pode escolher produtos a granel, embalados ou em caixa", conclui.

Disputa pelos chocólatras esquenta o mercadoE o bem-estar?
Há quem diga que este não é o momento para empresas investirem em produtos como o chocolate por conta da preocupação maior do consumidor com saúde e bem-estar. Pensando nisso, a Brasil Cacau desenvolve porções menores e produto feitos de puro cacau. "Buscamos oferecer o que o chocolate tem de saudável, que é o puro cacau. Além disso, todos os produtos levam manteiga de Cacau e esta informação conta na embalagem", ressalta a gerente de Marketing da Brasil Cacau.

O crescimento da busca por hábitos saudáveis não atrapalha os planos da Cacau Show. Segundo Stefenson Soalheiro, as propriedades do chocolate vêm sendo estudadas e já há indícios de que os níveis de flavonóide atuam contra o mau colesterol e é um estimulante natural para o organismo. "Possuímos produtos dietéticos, ricos em percentual de cacau, como a linha Cacau 70%", completa.

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