Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Na Copyright, primeiro vem a comunicação, depois o marketing direto

Na Copyright Comunicação todos são especialistas em comunicação e fazem marketing direto para gerar receita à clientes como Santander Banespa e Oi. Por isso, eles são responsáveis pela profissionaliz

Por | 16/05/2006

bruno@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Primeiro vem a comunicação, depois o marketing direto

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

Falar sobre Marketing Direto em 1990 é se reportar a uma época em que o segmento buscava o seu lugar ao sol. Saindo da sombra, neste mesmo ano, nasceu a Copyright Comunicação, uma agência com foco em marketing direto e em programas de relacionamento, mas que se orgulha por oferecer uma estratégia de comunicação completa e eficiente.

À frente da empresa, com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, estão Gustavo e Deyse Dias Leite, oriundos da publicidade e do mercado. Eles desbravaram o setor quando o que se falava sobre marketing direto logo se remetia à mala direta. "O setor era muito incipiente", conta Gustavo (foto acima) como era o ramo em São Paulo.

No Rio de Janeiro, a agência só foi se consolidar anos depois sob o comando de Eduardo Forbes. "Era um momento em que a propaganda nadava de braçada sozinha e as ferramentas de marketing não eram tão exploradas", explica o diretor da filial carioca. "Tivemos um trabalho maior de educar o cliente para saber que marketing direto não era só mala direta, que tinha relacionamento e uma série de vertentes", afirma.

Bronzeando-se ao sol de 40°, a Copy já realizou diversas ações, como o lançamento do Cartão Ipiranga de Relacionamento e das bandeiras Mercure, Ibis e Formule 1, do grupo Accor Hotels. Para a Nestlé, a ação foi para o chocolate Classic. Já para a Riachuelo, os trabalhos foram de marketing direto para o cartão da rede, ações de venda de crédito pessoal, de cross-sell e up-sell, sempre de olho no planejamento estratégico e na criação de programas envolvendo tecnologia de banco de dados, relacionamento, captação, ativação, retenção e fidelização de clientes, apoio à força de vendas, geração de leads e estratégias on-line e projetos interativos na web.

Por isso, hoje a Copy é a agência de marketing direto do Santander Banespa e desenvolve ações para os serviços e para o cartão do banco, sendo responsável por integrar as bandeiras Banespa e Santander e dos programas de relacionamento com clientes, além da captação de novos e da rentabilização dos atuais.

Outro trabalho de destaque é o realizado para a Telemar há dois anos, sempre em sintonia com a estratégia da empresa e em parceria com as demais agências que atendem o grupo. A partir do escritório carioca, a Copyright produz as revistas Oi Bazar e Radar para o varejo e para o mercado empresarial, respectivamente. É um trabalho inovador. "Tivemos o desafio de desenvolver algo que substituísse os folhetos e que passasse longe de ser um catálogo formal", relata Forbes (foto à direita). "Daí apresentamos a Oi Bazar, com conteúdo editorial, que não pára de crescer e que presta um grande serviço, pois os vendedores a utilizam como ferramenta de venda".

A Oi Bazar, inclusive, desperta o interesse dos clientes que podem levá-la para casa, já que são produzidos 800 mil exemplares por mês. Há até colecionadores e comunidades no Orkut. "Eles mandam sugestões de matérias e tem gente que compra e vende no mercado negro", ressalta o executivo.

De acordo com Gustavo Leite, a agência se diferencia desde o seu posicionamento. "Nós fazemos e entendemos de comunicação. O marketing direito é uma escolha. Se você não entende de comunicação não consegue aplicar as ferramentas", relata. Eduardo Forbes concorda e dá exemplo. "A Copy tem profissionais com características multidisciplinares. Quando fazemos um conteúdo editorial conseguimos reunir uma redatora de publicidade, outra de jornalismo e uma outra com passagem pelas duas áreas e pela internet", finaliza.

Principais Executivos
- Gustavo Dias Leite, Sócio-Diretor Geral
- Deyse Dias Leite, Sócia-Diretora de Criação
- Renato Mesquita, Diretor de Atendimento
- Eduardo Forbes, Diretor RJ

Principais prêmios
- Ouros e 7 Pratas nas 5 últimas edições do Prêmio About;
- 3 Ouros, 3 Pratas e 1 Bronze nas 4 últimas edições do Prêmio ABEMD;
- 1 Ouro do Prêmio Amauta 2002;
- 1 Ouro do Prêmio Amauta 2004.

Acesse
www.copy.com.br





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss