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Selulloid: Comunicação por conteúdo de verdade

A Selulloid Ag encara o desafio, junto com grandes empresas, de transformar suas marcas em uma mídia desejada

Por | 21/06/2006

bruno@mundodomarketing.com.br

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Comunicação por conteúdo de verdade

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

Do aparecimento de novas tecnologias, da fragmentação dos meios tradicionais de comunicação, da falência do modelo tradicional de agências de publicidade, dos clientes passarem a ter o controle sob as decisões de compra e do amadurecimento do mercado de revistas custumizadas surge a Selulloid Ag Comunicação por Conteúdo. A missão dela é participar ativamente do processo de construção de uma marca.

O nascimento da agência de conteúdo, que hoje é referência no mercado de branded content, levou muito mais do que os tradicionais nove meses de gestação. É resultado de uma gestação fundamentada e bem planejada pelo pai da criança, Flávio Rozemblatt (foto). Durante a infância da Selulloid, ele foi estudar na escola londrina os modelos que hoje servem a empresas como Oi, Nestlé, Vale do Doce e Coca-Cola.

O DNA da Selulloid tem como característica uma visão intimamente associada com a estratégia de comunicação e marketing de seus clientes. "As empresas estão sempre muito preocupadas em que seus produtos e serviços sejam consumidos. É o sentido de existência delas", diz Flávio Rozemblatt, sócio e diretor geral da empresa. "Se o meu produto ou serviço deve ser consumido, a comunicação da empresa também deve ser desejada e consumida", afirma.

A crença da agência é de que as marcas são organismos vivos com histórias para serem contadas e o papel da empresa é contar essas histórias. Para isso, o plano estratégico de comunicação e marketing de seus clientes precisam ter o desafio de fazer a mensagem da empresa também ser desejada. "Se a empresa constrói ações de comunicação que não envolva nem atraia o público, ela não estará sendo coerente com as ações voltadas para que os seus produtos sejam desejados e consumidos", ressalta Rozemblatt. "A missão das grandes empresas é transformar as suas marcas em mídia, pois ela própria tem histórias interessantes capazes de gerar interesse", completa em entrevista ao Mundo do Marketing.

Como e porque dá resultado
Um exemplo de união bem sucedida entre o marketing e a comunicação por conteúdo é o casamento da Oi com a Selulloid, que edita a revista (foto) para a companhia de telecom que em nada cita o seu mercado. "Este não é um projeto que nasce só com a revista, mas que envolve um portal de voz, um site, conteúdo para palm, entre outros", relata o executivo. "Uma comunicação por conteúdo não é necessariamente uma comunicação com conteúdo, mas sim o conceito de experiência de marca que traga informação, utilidade ou entretenimento", adiciona Cláudio Henrique, Diretor de Conteúdo da agência.

O trabalho de transformar uma marca em mídia com conteúdo relevante começa a partir do olhar do Brand Map*, uma representação que coloca a marca como uma geradora de conteúdo e que avalia o que fazer, de que forma fazer e para quem fazer. Este pensamento desbancou duas agências tradicionais de publicidade numa concorrência da Coca-Cola, que queria promocionar um produto educativo junto ao suco Kapo. Venceu o projeto da Selulloid, um caderno com atividades, brincadeiras, mapas e exercícios como se fosse uma revista. "Chamamos uma psicopedagoga para estudar uma ação que atraísse a atenção tanto das crianças, que gostassem do produto, quanto dos pais, interessados em comprar para os seus filhos pelo caráter educativo", relata Cláudio Henrique.

Os resultados que cada marca obtém com a parceira da agência é fruto de análises para saber o potencial de comunicação por conteúdo da empresa, de diagnósticos, planejamentos e planos de ação focados em retorno sobre o investimento e em aproximar a marca de seus públicos. "É um modelo em que você tem atores de marketing e atores de informação sentados juntos e pensando uma solução de comunicação", explica Rozemblatt.

Pioneirismo
A Selulloid conta com 60 funcionários divididos nas unidades do Rio de Janeiro e de São Paulo em um formato que rompe com a estrutura de departamento tradicional. "É uma estrutura de gestão de unidades de negócios", explica Rozemblatt. "Cada célula de trabalho é formada por uma equipe multidisciplinar com o foco no cliente", conta, completando que a agência conta com uma célula estratégica da onde surge o DNA de cada projeto e que pensa constantemente no negócio da empresa.

Este pensamento é resultado de uma visão fundamentada em estudos. "Tudo vem com a mudança de mercado", avalia o sócio da agência. "Por mais que a gente enxergasse que o conteúdo de marca pudesse ser uma ferramenta estratégica, não adianta dizer que é pioneiro se você não tem um mercado que não está pronto para receber uma visão que seja pioneira", ressalta Rozemblatt, que coloca a sua empresa como única na América Latina a ser filiada a Branded Content Marketing Association (BCMA), ao lado de companhias como BBH, Universal McCann, Sony BMG, Channel 4, Discovery, IBM, Playboy, entre outras.

Clientes atendidos
ALL, Banco do Brasil, Basf, Brasken, Brasil Telecom, Coca-Cola, CSN, iBest, Mercedes-Benz, Michelin, Nestlé, Oi, Perdigão, Petrobras, Vale do Rio Doce, entre outros.

Principais Executivos
- Flavio Rozemblatt, Diretor geral
- Cláudio Henrique, Diretor de Conteúdo
- Marcos Lima, Diretor Financeiro
- Rodrigo Guimarães, Gerente Geral de Operações
- Rodrigo Rodrigues, Diretor de Criação
- Roberto Cassano, Gerente de Tecnologia

*Veja como está arquitetado o Brand Map e saiba mais sobre a Comunicação por Conteúdo no trabalho desenvolvido pela Selulloid.

Acesse
www.selulloid.com.br




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