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Raio X do Mercado de Luxo no Brasil

Cada vez mais importante e alvo de altos investimentos de marcas mundiais e nacionais, o mercado de luxo no Brasil era desconhecido até a divulgação da pesquisa sobre o setor que você conhece agora

Por | 23/04/2007

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Raio X do Mercado de Luxo no Brasil

Da Redação
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Pela primeira vez no Brasil o mercado de luxo se vê no espelho. Pesquisa realizada pela GfK Indicator em parceria com a MCF Consultoria & Conhecimento mostra um comércio ainda embrionário, porém, com grande potencial de crescimento. Enquanto em mercados emergentes como Rússia, Índia e China o luxo cresce a taxas de 45%, no Brasil o mercado evoluiu 17% em 2006, movimentando US$ 3,9 bilhões.

Segundo o levantamento apresentado há 15 dias para empresários do setor, divulgado para a grande imprensa somente na última sexta-feira, o faturamento teve crescimento de 32% com relação ao ano anterior. O principal investimento para a exposição do mercado foi alocado em ações de comunicação, com 24%, seguindo de investimento no próprio negócio, com 20% e 14% em eventos e marca.

São Paulo, Rio de janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Distrito Federal são as capitais brasileiras com maior representatividade neste mercado. Em São Paulo, os negócios relacionados ao luxo tiveram incremento de 74% em 2006. As empresas sediadas no Brasil representam as maiores fornecedoras deste mercado, com 60% de participação de produtos "Made in Brazil". Segundo Carlos Ferreirinha, Sócio-Diretor da MCF Consultoria, este cenário é positivo porque o Luxo brasileiro começa a ganhar espaço no mercado internacional, o que reforça a globalização do mercado e a evolução da qualidade dos produtos e serviços brasileiros.

Ao todo, a pesquisa entrevistou 65 empresas nacionais e internacionais com operação no País. Segundo eles, o maior entrave para o crescimento do mercado de luxo no Brasil é a tributação e os inúmeros problemas alfandegários, o que dificulta a importação. Para os próximos anos, os empresários estão dispostos a investir no fortalecimento de suas marcas (83%) e em lojas próprias. Para este ano, a estimativa é que haja um crescimento de 12% no faturamento do mercado, chegando a US$ 4,3 bilhões.

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