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Agências e empresas investem cada vez mais no público universitário

Jovens e com poder de consumo, os universitários despertam o interesse de marcas que se identificam com este perfil e com elas as agências especializadas

Por | 24/04/2007

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Agências e empresas investem cada vez mais no público universitário

Por Mariana Oliveira
redacao@mundodomarketing.com.br

Era começo de semestre na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, Rio de Janeiro. Calouros e veteranos se encontravam ainda desnorteados com o começo das aulas quando promotoras uniformizadas ofereciam serviços de um banco. Esta abordagem não está isolada. O Banco Real, responsável pela ação, investe há 22 anos no público e mostra que o segmento universitário requer estratégias e serviços especializados.

Idealizada pela Decidindo Marketing Jovem, a ação promocional acontece em outras centenas de universidades brasileiras e chega a abordar um milhão de jovens durante todo o ano. A agência tem oito anos no mercado e este público representa 58% de todas as ações. "Este é um mercado com grande crescimento", ressalta Rodrigo Clemente, Sócio-Diretor da Decidindo.

 Dados de uma pesquisa realizada pela agência especializada Namosca mostram que a renda média do universitário é de R$330 e que ele movimenta cerca de R$ 16,6 bilhões por ano. "Este é um público sofisticado e precisa ser tratado de forma condizente com isto", afirma Alfredo Motta (foto), Sócio-Diretor da Namosca. Para ele, mitos como a da falta de dinheiro e o desinteresse por certos itens de consumo mostram que o perfil deste público é diferente e que é necessário investir em ações segmentadas. "O jovem é arredio à propaganda tradicional", justifica ao falar de grandes eventos onde este público é o protagonista, como o carnaval baiano.

Motta explica que as empresas estão entendendo que o jovem é um formador de opinião e conceitualmente um consumidor do futuro. É ele que muitas das vezes influência na compra de produtos da casa, como os serviços de internet e de telefonia, ao mesmo tempo em que o universitário goza da liberdade da maioridade recém-conquistada e se preocupa com a carreira. Por este motivo, cada dia mais bancos, empresas de serviços, consumo e de tecnologia reservam um espaço para este público dentro de suas estratégias.

Ações e táticas
Com música e design, a Motorola é uma das empresas que investiu na identificação da marca com o público universitário. O público da empresa é a Geração C, um público que busca sempre novidades e conteúdo e que inclui necessariamente o jovem e o universitário. Uma das ações voltadas ao segmento é o Motomix. "A empresa abre oportunidade para estes novos talentos fazerem sua voz ser ouvida", observa Andreia Vasconcelos, Gerente de Marketing da Motorola.

Os eventos são apontados como um dos principais apelos junto a este público, no entanto, não são os únicos. Além de festas e outras ações voltadas ao entretenimento, as ações promocionais como blitz, samplings e relacianmento encontram espaço conforme explica Armando César, da Mandi Marketing em entrevista ao site.

Para ele, as empresas buscam se aproximar do público jovem através do segmento universitário e este posicionamento precisa de uma estratégia. "Temos que conhecer as facetas do jovem no ambiente universitário", analisa César. Para isto, a agência investe no apoio de líderes estudantis para atingir as várias tribos e perfis. "O ambiente jovem se difere dos outros", garante, e conclui "o universitário é uma grande oportunidade dentro do mercado jovem".

Acesse
www.mandimkt.com.br
www.agencianamosca.com.br
www.decidindo.com.br
www.motorola.com.br

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