Marketing cria alianças entre noivos e empresas especializadas | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Marketing cria alianças entre noivos e empresas especializadas

Companhias voltadas para o segmento de casamentos e suas estratégias

Por | 29/01/2009

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Marketing cria alianças entre noivos e empresas especializadas

Por Thiago Terra
thiago@mundodomarketing.com.br

Já não é de hoje que o mês de maio não é mais visto só como o mês das noivas. Aliás, a cerimônia de casamento no Brasil cresce como um bolo de noivado, mas mostra sinais dos novos tempos. Em um mercado que movimenta cerca de R$ 3,7 bilhões por ano, é cada vez mais difícil mensurar a quantidade de cerimônias matrimoniais por conta das uniões não oficiais.

Sites, empresas de buffet, eventos voltados para noivos e empresas do setor, além de hotéis com serviços especiais, apontam o caminho a ser seguido e as novidades em produtos e serviços que farão do casamento um momento único, produzido de forma impécável, com o objetivo de ganhar a confiança dos noivos e começar a produção da festa.

Se a procura é grande, o mercado se aquece e assim as empresas desenvolvem estratégias de Marketing diferenciadas para qualquer época do ano em que o casamento seja realizado. Para mostrar o que as companhias do setor estão fazendo para tornar o relacionamento com seus clientes eterno enquanto dure, o Mundo do Marketing entrevistou profissionais de diferentes empresas do setor e apresentará no primeiro mês do ano as melhores opções para um casamento mágico.

Espaço físico, web e culinária diferenciada
A demanda por serviços para casamentos fez com que o Recanto das Águas Hotel e SPA percebesse a oportunidade que o mercado oferece. Durante cinco anos o estabelecimento recebia festas e cerimônias de casamento como eventos isolados e com a experiência obtida, Margot Verrino, Gerente do Spa Lazer e Saúde Praia dos Amores - hoje integrado ao Recanto das Águas -, desenvolveu o Spa da Noiva dentro do espaço oferecido no hotel. "Criamos um local só para as noivas com tratamentos como banho de noiva, mesa de buffet e sala de visitas. É um espaço totalmente dedicado a ela", diz a executiva em entrevista ao Mundo do Marketing.

Na internet, os noivos também já podem oferecer experiências aos seus convidados. Através de um site exclusivo para a cerimônia é possível colocar informações sobre o casamento como endereço e horário da cerimônia. "Desta forma, aproximadamente 200 convidados acessam o www.noivas.com.br e consequentemente o site do evento matrimonial. Além disso, ter uma página na web sobre o casamento cria fidelização com o cliente", conta Adriano Souza (foto), Diretor de Projetos do site Noivas.com.br.

Como diferencial neste mercado tradicional, a Divani & Fusco Gastronomia e Eventos apresenta cardápios com doces personalizados, em formato, design e sabores de acordo com o gosto dos "pombinhos". "Aproveitamos um produto ou fruto brasileiro e transformamos em canapé. Como uma das sócias é Chef, usamos criatividade com a matéria-prima dos alimentos", aponta Juliana Fusco, sócia da Divani & Fusco Gastronomia e Eventos.

Links patrocinados e B2B
Há cerca de 20 anos a procura por empresas que oferecem estes serviços era feita através de indicações e boca-a-boca, mas com a internet, o casal ganhou mais opções e velocidade para decidir onde, como, quando e também quanto será gasto.

Mesmo sem trabalhar ainda com links patrocinados, o site Noivas.com.br faz projetos para aumentar a visibilidade da marca. "Cerca de 80% das pesquisas no Google por este segmento buscam pela palavra `noivas´. Temos uma média de 3 a 4 mil acessos por dia, mas a partir do segundo semestre deste ano, com investimento em links patrocinados, almejamos 15 mil acessos diários", espera o Diretor de Projetos do site.

Engana-se, porém, quem pensa que as empresas deste setor investem apenas em comunicação para o consumidor final. Uma das estratégias de Marketing do Recanto das Águas é fazer ações B2B e, de acordo com Margot, 60% das noivas indicadas e os cerimoniais realizados no hotel vêm da relação com profissionais da área. "Temos parceria com fotógrafos, empresas de buffet e lojas de roupas para casamentos, que sabem que o trabalho deles será de qualidade ao indicar o Recanto das Águas para os noivos", explica.

Novas festas e serviços
Este ano acontece a sétima edição do São Paulo Wedding Week, evento voltado para empresas do segmento de casamentos, e de acordo com a diretora da DJ Foz Marketing e Eventos - empresa que organiza o SPWW -, Florita Andreoni Foz, as novidades podem parecer estranhas.

O SPWW acontece em São Paulo entre 27 e 29 de março e, segundo Florita, os participantes conhecerão os eventos feitos por casais que já não se gostam tanto quanto no dia do "sim". "Hoje em dia alguns casais contratam a mesma empresa que fez o casamento para desenvolver uma festa para anunciar a separação", garante a organizadora do São Paulo Weed Week ao Mundo do Marketing.

As situações inusitadas costumam acontecer em dias inadequados e, para evitar que falte algum item no dia do casamento, o Spa do Recanto das Águas oferece um serviço que tranqüiliza as noivas mais nervosas. "Tentamos suprir as necessidades delas até quando esquecem alguma coisa. Por isso oferecemos o SOS da noiva, que é um suporte técnico e físico para que elas não se preocupem com pele, cabelo ou alimentação", explica Margot Verrino.

Preço X qualidade
Apesar dos momentos felizes que os convidados desfrutam, os noivos são os protagonistas de um evento que será lembrado para o resto da vida, tanto pela felicidade de começar uma vida a dois quanto pelo investimento feito. Mas será que o dinheiro gasto é levado em consideração em um momento como esse? "Percebo que preço e qualidade estão em patamares iguais em termos de prioridade para os noivos", acredita Juliana Fusco (foto), sócia da Divani & Fusco Gastronomia e Eventos.

É provável que a maioria das noivas diga que o casamento é um sonho e, por isso, Adriano Souza, do site Noivas.com.br, investe no visual de sua marca. "A noiva tem que olhar para o site e lembrar do sonho dela. Não é com o dinheiro que ela está preocupada, mas sim em viver um momento especial. Hoje, quando um casal decide se unir a primeira coisa que ela faz é fuçar na internet porque lá ela expõe seus anseios mais do que pessoalmente", afirma o Diretor de Projetos do Noivas.com.br.

De um modo ou de outro, na igreja ou no cartório, com ou sem festa, o certo é que o Brasil oferece mercado para empresas deste setor. De acordo com Adriano Souza, em 2007 o Brasil registrou cerca de 750 mil casamentos. "Na maioria das vezes o casamento é feito só no cartório, mas não quer dizer que os noivos não façam uma viagem juntos ou uma festa para alguns convidados", completa.

Comentários


Acervo

Pesquisar por Tags

Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss