Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Grifes cariocas ditam a moda em São Paulo

Farm, Espaço Fashion e Cantão investem no mercado paulista e inauguram lojas na cidade

Por | 08/12/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Grifes cariocas ditam a moda em São Paulo

Por Thiago Terra
thiago@mundodomarketing.com.br

O mercado paulista é o mais importante do Brasil para a economia e para empresas que buscam ampliar o seu faturamento e visibilidade. A maior cidade da América Latina está fazendo com que grifes cariocas migrem para São Paulo de olho no aquecido mercado paulista.

Marcas como Farm, Cantão e Espaço Fashion chegam a São Paulo sem perder o estilo colorido que caracteriza a cidade maravilhosa e cai no gosto principalmente das consumidoras paulistanas. Diferenciação no ponto-de-venda, programa de relacionamento e preservação de um estilo próprio são as estratégias de Marketing das empresas cariocas para conquistar as consumidoras de São Paulo.

Apesar de apresentarem diferentes estilos, as grifes nascidas no Rio têm em comum o fato de apostar em tons coloridos e alegres em suas coleções, além de levar funcionários do Rio de Janeiro para a cidade paulista. Através de treinamento e ambientação nas lojas, as marcas tentam fazer com que os funcionários de São Paulo entendam e repassem o estilo carioca para quem entra na loja.


Vitrines coloridas são cada vez mais comuns nos shoppings de São Paulo

São Paulo se rende ao colorido
No mercado paulista desde novembro de 2006, a Espaço Fashion chegou a São Paulo após perceber que as vendas em atacado mostravam um retorno satisfatório e criavam um ambiente favorável para o desenvolvimento de um ponto-de-venda na cidade. "Quando inauguramos a loja achávamos que a coleção colorida seria um choque para as consumidoras. Pelo contrário, elas acharam ótimas e disseram sentir falta destas cores", conta Crib Tanaka (foto), Coordenadora de Marketing da Espaço Fashion em entrevista ao Mundo do Marketing.

Os consumidores de São Paulo preferem as marcas que zelam pelo seu estilo próprio, mesmo que seja diferente da moda paulistana. "Fizemos pesquisas para saber se tínhamos que criar algo específico para São Paulo, mas o resultado mostrava que quanto mais Cantão, maior aceitação nós teríamos", diz Rick Yates, Gerente de Marketing da Cantão.

De acordo com Yates, a consumidora paulistana aspira ao estilo de vida leve, alegre, colorido e autêntico da marca, enquanto a carioca já conhece a marca Cantão há mais de 40 anos. Há quase dois anos no mercado de São Paulo, a Farm é outra grife carioca que conquistou a terra da garoa com uma loja no Shopping Iguatemi.

Ambientação, fidelidade e funcionários cariocas
A estratégia da Farm para atrair a clientela é não usar impressos, não fazer desfiles e nem comerciais. "Todo o trabalho de Marketing é focado no PDV e em programas de relacionamento, que é o carro-chefe da empresa. A loja do shopping Iguatemi tem parede e chão que lembram o cenário carioca. Pensamos em criar uma válvula de escape em meio ao trânsito de São Paulo", explica André Carvalhal, Gerente de Marketing da Farm.

Uma curiosidade que Carvalhal notou no mercado paulista com a chegada da Farm foi que a consumidora busca exclusividade ao usar marcas cariocas, a ponto de a paulistana querer ser a única entre suas amigas a saber onde comprar os produtos da grife. Já no Rio, os clientes têm um envolvimento maior com a marca porque vivenciaram o surgimento dela, de acordo com o Gerente de Marketing da grife carioca.

Para evitar o mal estar de ter uma vendedora paulista que não conheça as características da cidade carioca, vendendo produtos de praia sem o perfil adequado, as grifes que chegam à cidade que não pára trazem funcionários na bagagem para instruir, treinar e apresentar o Rio de Janeiro para as vendedoras locais. "Quando abrimos uma loja fora do Rio de Janeiro levamos uma vendedora e uma gerente da cidade que ficaram dois meses até termos segurança para contratar um profissional", explica Crib, da Espaço Fashion.

Treinamento e relacionamento
Seguindo a mesma estratégia de funcionários locais, a Farm também acredita que a experiência e a identificação com a cidade fazem a diferença. "A gerente da loja do Iguatemi é carioca e o objetivo é mostrar o nosso estilo de vida. As vendedoras são bronzeadas, parecem cariocas, mas não são. Oferecemos treinamento constante no Rio para que elas conheçam as lojas e saibam o que é Ipanema", conta André Carvalhal.

A principal estratégia da Farm é o programa de relacionamento que conta com mais de cem mil clientes. Porém, não é fácil se tornar um cliente preferencial da grife carioca. A empresa segmenta o seu público de acordo com o perfil do cliente, que pode variar conforme a freqüência de compra, por exemplo.

Neste programa, a Farm presenteia os clientes VIPs com peças de coleções exclusivas. Além disso, a grife não faz promoção na vitrine e sim ações como liquidação apenas para clientes especiais. "Já tivemos lançamento de coleção que antes de chegar à loja foram oferecidos aos clientes VIP em evento fechado na loja", aponta Carvalhal.

Localização como diferencial
Mesmo atuando no mercado paulista, a Farm privilegia os consumidores cariocas com preço diferente do que é aplicado em São Paulo. Isso porque tanto a fábrica quanto a maior parte das lojas da marca estão no Rio de Janeiro e isto faz com que o custo seja menor. 

Presente em cidades como Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Recife, além de Búzios, a Farm tem planos para abrir as próximas lojas em Florianópolis e Fortaleza no ano que vem. A Cantão chegou a São Paulo em dezembro de 2006, inaugurando a primeira loja no Shopping Market Place, e depois expandiu para um ponto-de-venda no Shopping Iguatemi. Para 2009, a marca espera inaugurar mais duas lojas em São Paulo.

A Espaço Fashion está presente em Belo Horizonte, Juiz de Fora, Salvador e Porto Alegre, além de São Paulo e Rio de Janeiro, e também faz planos. "A empresa está desenvolvendo outros projetos de expansão que envolve um processo de exportação da marca para Portugal e Espanha", completa Crib Tanaka.





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss