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Marcas de chocolates investem no Natal como segunda melhor época do ano

Kopenhagen, Nestlé, Garoto, M&M´s e Ferrero Rocher prevêem um aumento de 5% nas vendas

Por | 17/11/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

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Marcas de chocolates investem no Natal como segunda melhor época do ano

Por Guilherme Neto
guilherme@mundodomarketing.com.br

As marcas de chocolate já vêem o Natal como a principal data para vendas depois da Páscoa e apostam na época para vender mais produtos. Para isso, a estratégia do setor é criar produtos sofisticados que possam ser oferecidos como presente natalino.

A Associação de Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim, Balas e derivados estima que em dezembro as vendas de produtos de chocolate cheguem a 26,1 mil toneladas, o que representa um crescimento de cerca de 10% em comparação à média dos demais meses do ano e 5% acima de dezembro de 2007. 

Kopenhagen produziu 31% a mais para este Natal
A Kopenhagen já comemora as boas vendas para o Natal. As franquias da rede compraram especialmente para a data 31% a mais que no último ano - 63 toneladas -, atraídas pelas boas expectativas de vendas nesta época. "O conceito da Kopenhagen são de chocolates para presente e isso é reforçado no Natal através de produtos limitados e embalagens exclusivas", explica Deborah Navarro, Diretora de Marketing, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Entre os sucessos de outros Natais que voltam este ano estão a bola de chocolate para Árvore de Natal e o Panetone Premium de Chocolate (foto). Novas opções são as caixas Special Nuts, que reúne macadâmias, amendoins, avelãs e amêndoas de chocolate; e a Tudo de Bom! (foto), que traz tabletes em diversos sabores de chocolate.

A marca espera um faturamento de R$ 35 milhões, o que representaria 22% do faturamento total da empresa estimado para este ano. Ao fim do ano, a Kopenhagen estima registrar um crescimento de 8%. Para chegar a esse número, a companhia preparou materiais de ponto-de-venda com motivos natalinos e está promovendo a venda de cestas de chocolate para empresas como opção de presente de fim de ano. Outra ferramenta para vender é o vale-presente (R$ 50, R$ 75 e R$100), disponível a partir de dezembro.

Nestlé usa marca de chocolate Alpino em panetone
Nas grande varejo, as maiores marcas do setor de chocolates disputam a atenção do consumidor. A Nestlé, além de entrar no mercado de panetones usando a marca de chocolates Alpino, lançou uma caixa especial só com bombons da marca (foto), cuja linha deverá apresentar um aumento de 15% de vendas para a multinacional. Outro lançamento é o Nestlé Gold (foto), chocolate premium que chega simultaneamente em vários países onde a fabricante atua.

Já a M&M´s separou 15% de toda sua verba de Marketing do ano para realizar ações focadas no Natal pela primeira vez no Brasil. Uma delas aposta no apelo dos bonecos colecionáveis para vender suas pastilhas de chocolate. A Mars, detentora da marca, lançou exclusivamente para este Natal a linha Personagens Colecionáveis, que traz 25g de M&M´s mini em embalagens cuja forma são os mascotes da companhia (foto).

M&M´s espera vender 25% mais nesse Natal
Outro lançamento é o dispenser M&M´s Nascar (foto), miniatura de carro onde os consumidores podem acomodar suas pastilhas de chocolate. A idéia de lançá-lo veio após diversos consumidores pedirem por aqui o produto depois de vê-lo na loja da marca em Nova Iorque.

Para divulgar os lançamentos, a Mars preparou diversos materiais de ponto-de-venda especiais e uma ação viral em hotsite para o envio de cartões virtuais de boas festas. "O Natal é a segunda principal data para a M&M´s. Esperamos vender 25% a mais que no último ano e alcançar 20% de toda a venda de 2008 nessa época", diz John Ament, diretor de Negócios de Chocolate da Mars Brasil, ao site. 

Outras que não querem ficar para trás é a Garoto e a Ferrero Rocher. A fabricante capixaba aproveita a época para acrescentar à seu portfólio a Caixa Serenata Mix, que traz os tradicionais bombons da marca e o recém-lançado Serenata Mousse, além de relançar o Papai Noel de chocolate e destacar seus produtos com materiais de ponto-de-venda. Já a marca italiana criou ilhas temáticas nas principais lojas do país e desenvolveu uma embalagem especial em forma de pinheiro para seus bombons.

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