Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

IV Seminário Marketing 360º: Produto do Ano celebra produtos inovadores do mercado

Premiação consagra produtos mais inovadores em diversas categorias

Por | 16/10/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

IV Seminário Marketing 360º: Produto do Ano celebra produtos inovadores do mercado

Por Guilherme Neto
guilherme@mundodomarketing.com.br

O IV Seminário continuou o ciclo de palestras pela manhã com uma apresentação do Produto do Ano, feita por Rui Amaral (foto), Diretor da empresa no Brasil, e Antonieta Carneiro, do Ibope. O Produto do Ano é uma premiação que consagra os produtos mais inovadores no mercado em diversas categorias fazendo pesquisa com consumidores. Nascido há 20 anos na França, hoje está presente em vinte países, inclusive o Brasil, onde começou a atuar no ano passado. O vencedor é decidido através de votação aberta pela internet.

Antes de chegar aos finalistas, é feito um estudo de mercado, que no Brasil é realizada pelo IBOPE. Para a primeira edição brasileira, foram ouvidos cinco mil consumidores, entre homens e mulheres de 18 a 64 anos, nas classes A, B e C. Os entrevistados são de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.

Levantamento descobriu o que o consumidor busca em novos produtos
Os consumidores foram questionados sobre 150 produtos de mais de 60 categorias, opinando desde quais deles gostariam de experimentar e o que gostariam de encontrar em cada um. O levantamento descobriu que jovens buscam novidades tecnológicas e mobilidade, enquanto que as mulheres em geral querem ganho de tempo. Quanto mais velho o consumidor, mais propenso ele está a produtos mais naturais e com boa relação custo benefício.

O interesse de produtos de maior saudabilidade está mais concentrado em São Paulo e Curitiba, enquanto que no Rio de Janeiro há uma maior demanda por produtos que agreguem portabilidade e diversão. No geral, a cada dez produtos novos, o consumidor tinha vontade de experimentar, em média, 4,5 deles.

Dois dos vencedores da primeira edição do Produto do Ano apresentaram os cases ganhadores. Marco Túlio, Gerente Nacional de Vendas e Marketing da frigorífica Alimenta, apresentou o Picanha Fine Burger, sanduíche de hambúrger pronto para esquentar em microondas vencedor na categoria Alimentos. Já Luciana Persoli, da Itaipava, apresentou a Itaipava Premium, cerveja que inovou com suas embalagens de luxo e venceu na categoria Premium.





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss