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Um aventureiro no marketing

Leonardo Pallotta faz trilhas, corre e já escalou diversos pontos turísticos e usa este espírito aventureiro para sobrepor os desafios do marketing

Por | 12/03/2007

bruno@mundodomarketing.com.br

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Um aventureiro no marketing

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

 "Irreverente, com atitude e buscando sempre uma aventura para alimentar a alma". É assim que Leonardo Pallotta, Gerente de Marketing da Direct Talk, se define e assim ele realmente é desde que se entende por pessoa, profissional e esportista. Responsável pelas estratégias da empresa líder em soluções para a gestão de relacionamento com clientes na internet, Pallotta vive de superar desafios.

Foi assim quando ele começou a carreira. Antes de ingressar na área de planejamento e desenvolvimento de RH na American Express do Brasil, Pallotta vendeu seu carro e partiu rumo à Nova York para estudar inglês porque na primeira seleção ele fora reprovado pela fraca fluência na língua inglesa. "Não pensei duas vezes e uma semana depois já tinha vendido o carro e estava fazendo um curso intensivo", lembra o jovem executivo de 30 anos. "Depois, quando voltei, a vaga era minha", diz em entrevista ao Mundo do Marketing.

Na Amex, Leonardo conquistou a confiança de seus chefes e ajudou a desenvolver projetos que foram replicados nas unidades internacionais da companhia. Nesta época, ele também descobriu que se saía bem quando o assunto era planejamento, desenvolvimento de pessoas e relacionamento. Foi aí que surgiu o convite para ingressar numa empresa de tecnologia que se propunha a ser referência no atendimento de clientes via internet.


Leonardo fez trilha pela Rota do Descobrimento

Arriscando o futuro
A proposta era sair de uma companhia multinacional com um bom plano de carreira para uma empresa que estava saindo do papel. "Na época foi uma mudança muito grande, mas assumi o desafio e hoje passamos de 10 para 80 funcionários e de três para 450 clientes", comemora. Pallotta é um dos maiores responsáveis pelo sucesso da empresa que conquistou clientes como Petrobras, Bradesco, Daimler Chrysler, Pão de Açúcar, Magazine Luiza, Ponto Frio, Americanas, Accor, Vivo, Tam, Organizações Globo, entre outros.

 Na Direct Talk ele é responsável pelas estratégias de marketing, relacionamento e comunicação da empresa. "Até hoje o meu grande papel é fomentar o mercado para a DT e gerar leads qualificados. Trago a bola para dentro do gol. Tenho que fazer com que o nosso ciclo de vendas seja cada vez menor", explica. Para isso, Leonardo, que é administrador, conta com seu ímpeto arriscado. Estuda nos livros e, na prática, os melhores caminhos. Ele fez cursos de especialização em marketing na ESPM e na FGV e agora parte para mais um no IBMEC.

Como gerente de marketing, o executivo se reporta diretamente aos sócios e é responsável por comandar equipes multidisciplinares que em 2006 realizaram 25 milhões de atendimentos via chat, e-mails e telefone. "Só entrei aqui porque é um negócio que tinha a possibilidade de ser revolucionário", ressalta. "Aprendi com meu pai a não ter medo, ter confiança e ser humilde", diz.

Pallotta reconhece que ainda tem muitas barreiras para sobrepor, mas a julgar pelo seu perfil aventureiro, o caminho será bem menos árido do que a trilha que fez pelo litoral da Bahia, suas corridas semanais no Ibirapuera e as escaladas pelo Dedo de Deus, Pão de Açúcar e Corcovado. "Escalar serve para você sobrepor desafios e é também uma válvula de escape que relaxa muito", recomenda.

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