Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Publicidade

Dia dos Pais movimenta o Marketing

Promoções, publicidade, eventos, produtos e ações no ponto-de-venda: vale tudo na busca do presente para o pai

Por | 06/08/2008

bruno@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Dia dos Pais movimenta o Marketing

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

Camisa, tênis, sapato, celular, perfume, ferramentas, vinho, relógio e até GPS, carro e notebook estão na lista de presente dos consumidores neste Dia dos Pais. Com tantas opções de escolha, não há um departamento de Marketing que não desenvolva uma estratégia para conquistar o consumidor. Promoções, campanhas publicitárias, eventos, produtos especiais, ações diferenciadas no ponto-de-venda: vale tudo para vender para quem está em busca do presente para o papai.

Roupas e calçados são os produtos mais procurados, segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) realizada pela Ipsos Public Affairs. De acordo com o estudo, quanto mais jovens os filhos, maior o número de presentes a serem comprados. No quesito preço, os brasileiros estão optando por produtos de menor valor. Em média, a compra do Dia dos Pais terá um ticket médio de R$ 23,00.

A data comemorativa representa a quinta melhor para o comércio, atrás do Natal, Dia das Mães, dos Namorados e das Crianças. No último fim de semana, as vendas do comércio apuradas pelo Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio aumentaram 5% em todo o país. O percentual é 1,1% maior que o mesmo período do ano passado.

Shoppings investem na data
Para a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), no entanto, a alta de vendas em agosto independe do Dia dos Pais. De acordo com a Fecomercio, o crescimento será ancorado pela oferta de crédito e pela recuperação da renda, a despeito da alta da inflação e dos juros. Mesmo assim, não houve quem não se preparasse para vender mais neste período.

Os shoppings são os que mais investem. Praticamente todos os centros de compras desenvolveram uma campanha publicitária ou uma promoção. Esportes, games, viagens, ações de solidariedade, música e velocidade estão na programação dos shoppings da BR Malls do Rio de Janeiro para levar os filhos às compras.

No ParkShopping Barigüi, as ações são compostas por anúncios em revista e jornal, spot de rádio, outdoors, internet e peças de ponto-de-venda. As ações de comunicação integrada são destaque também no Shopping Tijuca, Mogi Shopping e AD Shopping. Já shoppings como o Itaipu Multicenter, Shopping Tamboré e Carioca Shopping apostam em promoções, enquanto o SP Market, o Shopping Jardim e o Brasília Shopping em descontos.

Parcerias e ações diferenciadas
Depois que entrar no shopping, os consumidores ainda serão bombardeados com as ações de Marketing das marcas, muitas delas realizadas em parcerias. A Centauro se juntou com a Nike e dará uma carteira exclusiva desenvolvida especialmente para a data nas compras acima de R$ 300,00 ou R$ 150,00 no cartão Sportcard.

Já a Brastemp e Fast Shop fizeram uma parceria que dá uma viajem para uma vinícola argentina, além de presentear clientes com um par de taças de vinho (foto). Ainda na cozinha, a Santa Marina criou um Kit Churrasco Duralex como opção de presente. Quem também firmou parceria foi a Nokia com a Chilli Beans. O filho que comprar um modelo em promoção vai levar um óculos para o papai.

A Harley-Davidson foi além e criou uma ferramenta de Marketing para auxiliar a família do cliente a escolher o presente ideal para o Dia dos Pais. A ação promocional funciona como uma lista de presentes, sugerida pelo próprio pai aos familiares. A rádio Transamérica também aposta no diferente. Nesta semana os filhos estão passando trotes para os pais. Os que caírem na pegadinha vão ganhar um home theater e os filhos um iPod.

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss