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Choque de realidade e coragem para fazer diferente

Seminário mostrou os caminhos que devem ser seguidos para conquistar o consumidor

Por | 30/06/2008

bruno@mundodomarketing.com.br

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Choque de realidade e coragem para fazer diferente

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

As 15 palestras do III Seminário Marketing 360 trouxeram à tona diversos assuntos que noticiamos todos os dias aqui no Mundo do Marketing. Conhecer, segmentar e promover experiências dos produtos e da marca com o consumidor permearam todos os debates. Ficou claro também que é preciso ter jogo de cintura, estar muito bem preparado e cercado de informações para convencer os presidentes das empresas a investirem em ações inovadoras.

Quando se fala em conhecer o consumidor é conhecer profundamente. Até as questões mais subjetivas de pessoas que estão em constantes mudanças. Quem participou do Marketing 360 confirmou que nunca foi tão difícil fazer Marketing. As ações tradicionais não funcionam mais como antigamente. Isso é fato e até clichê, mas sempre em pauta porque ainda são poucos que arriscam. Ao mesmo tempo, projetos inovadores ganham cada vez mais espaço entre os clientes e são responsáveis por grande retorno em temos de lembrança de marca e venda de produtos.

Somente com soluções "fora da caixa" as empresas continuaram conquistando consumidores. Os exemplos de sucesso foram mostrados no Seminário: Mix Music Häagen-Dazs, Roda Skol, Red Bull Air Race, Rádio SulAmérica e uma série de ações que podem ser feitas no dia-a-dia, como o Pit Stop realizado pela Biruta Midias Mirabolantes para a Shell que ganhou o maior prêmio de promoção do mundo ao levar, a um baixo custo, a experiência de um pit stop para os motoristas comuns em plena rua, no sinal.

Mais uma vez fazer pesquisa baliza muitas ações diferenciadas. Mesmo que os dados não possam dizer o que vai acontecer no futuro, certamente mostram o que pode ser melhorado. E só assim foi possível enxergar que muitas empresas citadas durante o evento estavam jogando dinheiro fora. E não era pouco. Dezenas de milhões de dólares.

Falando em verba, "o tempo do dinheiro farto para os departamentos de marketing está com os dias contados", constatou o Diretor de Marketing da SulAmérica, Zeca Viera. O grande problema para saber otimizar os recursos e investir em ações diferenciadas está na visão de curto prazo das empresas. "O planejamento de longo prazo impensável para a grande maioria das empresas é o maior dificultador da medição de resultados mais precisos", garante Alberto Cerqueira Lima, Presidente da Copernicus Marketing Consulting no Brasil.

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