Marketing para os filhos da mãe | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Marketing para os filhos da mãe

Empresas investem em promoções e campanhas com foco nos consumidores que vão comprar presentes para o Dia das Mães

Por | 09/05/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Marketing para os filhos da mãe

Por Thiago Terra
thiago@mundodomarketing.com.br

Uma das principais datas do calendário comercial do mundo esquenta os departamentos de marketing de empresas que visam lucrar em um dia o que não conseguem em um mês. O Dia das Mães é comemorado por elas e pelas empresas que lançam promoções e produtos visando o aumento nas vendas durante a segunda melhor data para o comércio no ano.

Como é tradição, as mães ganham os presentes e, por isso, as empresas precisam veicular os produtos e serviços em mídias mais direcionadas aos homens ou jovens, que são o público consumidor específico neste momento, mas não o único. Assim como o "coração de mãe", as marcas desenvolvem diversas estratégias e campanhas e sempre tem espaço para mais uma no planejamento. Afinal, mãe que é mãe merece um presente e uma campanha de marketing especial.

Com a chegada desta data, as empresas buscam a diferenciação já que todo o comércio está empenhado em conquistar o consumidor. Com ações e promoções especiais, shoppings centers e empresas como Amor aos Pedaços, Zura! e Drogarias Onofre se preparam para receber os consumidores com a gôndola recheada de presentes.

A diferença em lidar com as mães
Para se diferenciar da concorrência nesta data comemorativa, as empresas dependem do departamento de marketing e da relevância da promoção para o consumidor. A marca Amor aos Pedaços desenvolveu uma promoção para o Dia das Mães oferecendo um concurso cultural para gerar maior envolvimento do cliente com a marca e com os produtos para atrair a simpatia do consumidor e criar motivação para o cliente ir até as lojas. "Desenvolvemos produtos especiais que unem o sabor e a qualidade da marca à símbolos lúdicos que emocionam", diz Ana Maura Werner, Gerente de Marketing da Rede Amor aos Pedaços.

A rede especializada em doces costuma realizar concursos culturais em datas temáticas e busca parcerias com outras marcas que tenham a mesma percepção e sintonia sobre o consumidor e o mercado. O investimento da Amor aos Pedaços se concentra basicamente em ponto-de-venda, impressos e indoor, de acordo com a Gerente de Marketing, Ana Maura.

A busca pelo destaque na hora da compra não acontece só nos PDVs. Na Internet, o portal de comparação de preços, Zura!, criou uma promoção que permite ao usuário escolher o que ganhar dentro do portfólio do site. "Desta forma o usuário interage com o site e escolhe o que vai dar para a mãe. A diferenciação se faz neste sentido", conta Marcelo Peregrini (foto), CEO do Zura!, em entrevista ao Mundo do Marketing. Segundo Peregrini, para escolher o presente o usuário terá que navegar no site e o objetivo é, além de gerar cliques, fixar a marca e cadastrar usuários.

Mudança de conceito faz a alegria da mamãe
A rede de Drogarias Onofre desenvolveu uma nova identidade visual para a marca e para o interior de suas Mega Stores. Saindo da linha de comunicação tradicional de farmácias que lembra as dependências de um hospital, a Onofre hoje oferece experiência em suas lojas com ambientação saudável. Com base neste posicionamento surgiu a campanha "Porque Sua Mãe é Mega", que atrai o consumidor para a Mega Store, onde é possível encontrar produtos de beleza.

Com o posicionamento de transmitir saúde e não doença aos consumidores, a Onofre enxergou a oportunidade de trabalhar com o calendário promocional como qualquer outra empresa varejista. Sendo assim, a companhia desenvolveu brindes e convites promocionais para a ação ressaltando a venda de perfumes. "Estamos enraizando os novos conceitos e, no momento, nenhuma empresa do nosso segmento consegue nos acompanhar", avalia Ana D´arco, gerente de Marketing da rede de drogarias Onofre.

Esta não é a primeira campanha da Onofre e nem será a última. A rede já realizou campanhas em outras datas, como o Dia dos Pais. "A idéia é mostrar que dentro destas lojas temos presentes de qualidade", conta Ana. A comunicação com os consumidores sobre a venda de perfumes no Dia das Mães é feita través de mídia impressa, Internet e um catálogo para que as pessoas tenham acesso à linha de perfumes.

A importância da mãe para o comércio
O calendário comercial mundial tem como principal data o Natal. A chegada do Papai Noel é a mais lucrativa para as empresas que vendem produtos e serviços, mas o Dia das Mães é considerado o natal do primeiro semestre para muitas empresas. Para algumas marcas, esta data é mais especial por causa dos valores envolvidos. "O dia das mães é uma data importante para a Amor aos Pedaços, pois lida com emoção, carinho e amor, valores que estão muito ligados à nossa marca", explica Ana Maura Werner, da Rede Amor aos Pedaços.

De acordo com Peregrino, o site Zura! é acessado por um público que varia de idade entre 20 e 30 anos e são pessoas que já tiveram ou ainda têm contato com a marca. Com a campanha para o Dia das Mães, o CEO do portal de comparação de preços acha que a data e a promoção vão gerar maior exposição da marca e de cadastro de usuários. "Temos a meta de atingir 30 mil novos cadastros com esta promoção", afirma Peregrino.

Para todas as empresas que atuam no comércio, é importante que haja um planejamento onde datas como o Dia das Mães seja sinônimo de lucro. Na rede de drogarias Onofre, o foco é ser uma das três maiores redes de farmácias do país nos próximos dois anos e o investimento em produtos cosméticos não é sazonal. "Os cosméticos representam 30% do faturamento da empresa e a idéia é que chegue a 50%, mesma margem que a perfumaria atinge no faturamento das Mega Stores da rede", completa Ana D´arco, Gerente de Marketing da Onofre.

Outras marcas também investem no Dia das Mães
:: A Etna, loja de decoração, faz promoção para compras acima de R$ 200,00 para pagamentos parcelados em até dez vezes. Neste caso a empresa paga a última parcela para o consumidor.

:: O Extra desenvolveu o site www.extra.com.br/catalogo e colocou a versão on-line do catálogo para o Dia das Mães. Serão mais de 25 mil itens cadastrados. Até dia 25 de maio as compras acima de R$ 199,00, poderão ser parceladas em até 12 vezes com frete grátis para as regiões Sul e Sudeste.

:: Nas compras acima de R$ 100 em itens de higiene, beleza e dietéticos, pagas com cartões Visa, o cliente da Droga Raia ganha uma bolsa produzida pelas comunidades da Mundaréu, organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) que promove o desenvolvimento e a inclusão social de grupos de produtores artesanais do Brasil.

:: O Shiopping Curitiba ressalta os papéis exercidos pela mulher diariamente e confirmar o da mãe como um dos principais com a campanha de homenagem Mãe 24h entre 25 de abril e 11 de maio.

:: A Casas Bahia faz campanha off line para 30 mães que vão registrar em vídeo as emoções da maternidade com duração de um minuto. Os vídeos escolhidos pelo júri serão votados pelos de 10 a 14 de maio, no  site www.casasbahia.com.br/maes. Os prêmios variam entre TV, câmera digital, Microsystem e MP4.

:: A Centauro preparou campanha em parceria com a Reebok com o mote "Mãe é uma só. Mas a sua pode ser várias". No período da campanha, compras acima de R$ 300,00, ou R$150,00 pagando com SportCard, dão direito à uma nécessaire especial da promoção.

:: No restaurante alemão Haus München, serão sorteadas mais de 80 opções de pratos, petiscos, saladas e sobremesas. A ganhadora poderá saborear durante um ano, todas as opções do cardápio. Os clientes devem preencher o cupom que será distribuído na casa até o dia 11 de maio em Belo Horizonte.

:: Na choperia Albano´s, as mães podem concorrer a um ano de teatro com acompanhante, para assistir a todos os espetáculos da Rubim Produções em Belo Horizonte. Para participar, é preciso preencher o cupom distribuído na casa. A ganhadora ainda terá uma cota de chope para consumir depois dos espetáculos.

:: A Renner faz campanha com catálogo promocional em revistas nacionais, ambientação nos pontos-de-venda e spot na rádio interna. A loja lança também o Cartão Presente Renner Dia das Mães, onde os filhos podem creditar de R$ 15 a R$ 1 mil para as mães usarem em compras na loja.

:: A Nutty Bavarian preparou promoção onde o consumidor que comprar um mega coração nos quiosques da rede levará de brinde um porta retrato com a frase "Eu te amo". A embalagem é imantada e pode ser anexada a geladeiras, armários, entre outros.

:: O Restaurante Terraço Itália criou dois e-mails marketing e um brinde para divulgar o Dia das Mães. As peças convidam os clientes a presentearem suas mães com o cardápio do Chef Giancarlo Marcheggiani e com uma lembrança da Chef Pasticciere Bianca Comolatti.

:: Em comemoração ao dia das Mães, a Phytoderm lança kits formados por uma Deo-Colônia da marca e um par de brincos ou uma escova de cabelos dobrável. Os kits podem ser encontrados em redes de drogarias, supermercados, perfumarias e lojas de departamento em todo o país.

:: A Morana Assessórios e o Itaú fazem parceria em promoção para correntistas do banco que pagarem as compras com o cartão Itaucard Nacional, International e Gold. Para não correntistas, a promoção só vale para os cartões Itaucard International e Gold. Atingindo o mínimo de gasto estipulado pelo Itaú durante o período da promoção, o cliente recebe voucher com descontos entre R$ 29,00 e R$ 50,00, que poderão ser trocados em qualquer loja Morana.

:: Motorola e a Oi fazem promoção em parceria. Na compra de um aparelho Motorola, a partir do plano Oi Conta 60, o cliente ganha uma sandália havaiana criada especialmente para a promoção.

:: A C&A oferece o cartão presente onde o valor creditado pode ser trocado por produtos de qualquer loja no Brasil. O cartão presente é recarregável e pode ser utilizado outras vezes e creditado no caixa com - no mínimo - R$ 10,00.

:: Os shoppings Plaza Sul, Boavista e Metrópole fazem o concurso "Dê folga para a sua mãe", onde os participantes terão que arrumar, no menor tempo possível, quartos desorganizados instalados nas praças de eventos dos empreendimentos. O prêmio será uma viagem de 7 dias para o Rio Quente Resort, uma transformação no quarto da mãe e mil reais em cheque-presente, que poderá ser trocado nas lojas desses shoppings. O segundo lugar ganha uma viagem de 4 dias para o Resort e R$ 500,00 em cheque-presente. O terceiro colocado vai levar R$ 1.000,00 em cheque-presente.

:: O Shopping D está faz promoção para cada R$150,00 em compras nos finais de semana e feriados. Os clientes poderão levar um relógio de pulso feminino por R$14,99. De 2ª a 6ª, a promoção vale para cada R$100,00 em compras.

:: Entre os dias 30 de abril e 10 de maio, a cada R$ 300,00 em compras no MorumbiShopping ou no Shopping Anália Franco, o consumidor poderá trocar as notas fiscais por um kit com um adesivo para parede com estampas variadas e uma espátula para aplicação na superfície. Compras feitas com cartões de crédito ou débito Mastercard dão direito a dois kits.

:: A Roxos e Doentes, rede especializada em artigos de futebol, faz campanha com o tema "Sua mãe na torcida". O consumidor que comprar o presente de sua mãe até o dia 11 pode ganhar um par de ingressos para uma partida de futebol do time dela. É preciso preencher o cupom e responder uma pergunta.

:: A VisaNet Brasil fez uma  promoção em parceria com os shoppings Iguatemi, Rio Design Leblon, Rio Design Barra e Nova América. O Iguatemi vai presentear seus clientes com bolsas exclusivas da semana de moda São Paulo Fashion Week, a cada R$ 150,00 em compras feitas com os cartões Visa ou Visa Electron. No Rio Design Leblon e Rio Design Barra, o cliente que fizer compras acima de R$ 100,00 com os cartões concorre a um Citröen C4. No shopping Nova América, o consumidor que fizer compras também acima de R$ 100,00 com Visa ou Visa Electron concorre a um Citröen C3.

:: A Adidas traz duas opções especiais de presente para o Dia das Mães. Estojo com desodorante e perfume na mesma fragrância em duas versões, Tropical Passion e Pure Lightness, últimos lançamentos femininos de Adidas Personal Care. Os Estojos Adidas são vendidos em super e hipermercados, drogarias e perfumarias de todo o País.

:: O Santana Parque Shopping preparou a campanha "Filho exemplar é assim: agrada até a mãe natureza" para o Dia das Mães. A ação vai premiar o consumidor com ecobags, nas compras acima de R$ 150,00, feitas com cartões Visa. A ecobag é feita de algodão com fibra vegetal renovável.

:: O Shopping Metrô Boulevard faz promoção para cada R$ 60 gasto em compras para as mães. O cliente apresenta as notas fiscais no balcão de trocas e concorre a um Ford EcoSport e um cartão de estacionamento do shopping, com validade de um ano, além de dois vale-compras no valor de R$2.000,00 cada um.

:: A Kibon lança um sorvete em formato de coração para o Dia das Mães. No sabor creme com framboesa e edição limitada, o produto está disponível em pote 2 litros.

:: O Via Parque Shopping preparou a campanha "Adoro Minha Mãe" entre 28 de abril e 11 de maio. Compras acima de R$ 200,00 equivalem a gratuidade do estacionamento, basta juntar notas fiscais e trocar em um dos dois stands do shopping.

:: O Shopping Piracicaba preparou campanha que levará três pessoas para conhecer Paris, na França. Os interessados devem retirar e preencher o cupom de inscrição na entrada principal do Shopping e responder à pergunta "Por que a sua mãe merece ir para Paris?". As três melhores respostas serão premiados com a viagem, com direito a acompanhante.

:: O Grupo FEMSA lança a sétima cartilha da Coleção FEMSA Desenvolvimento Sustentável, voltada às mulheres de diferentes idades. Para as atuais e futuras mamães, orientações sobre gestação, dicas para alimentação saudável entre outras. Para as mulheres da melhor idade, temas como prevenção e esclarecimento de doenças.

:: A Rosa Chá propõe um presente em dose dupla. Nas compras acima de 300 reais as mães também ganharão uma maxi-bolsa de vinil. O modelo é o mesmo que os convidados do desfile da Rosa Chá ganharam na Casa de Portugal.

:: O novo site do Boticário oferece o envio de mensagem instantânea que integra a web e o celular. Os filhos podem enviar às mães mensagens do site para o celular delas.
 
:: A Paradiso FM vai sortear quatro ouvintes para assistir ao espetáculo `O Cirquinho de Luisa´, teatro dedicado ao público de seis meses a três anos. Os ganhadores também recebem um kit com CD e livro.

:: A movelaria Meu Móvel de Madeira criou uma ação de marketing para o Dia das Mães em parceria com O Boticário. Em compras a partir de R$ 1 mil, o cliente ganha o Cartão Presente O Boticário, que variam de R$ 50,00 a R$ 200,00, de acordo com o valor da compra.

:: O Spoleto faz promoção onde o cliente deve se cadastrar no site www.spoleto.com.br e mandar uma frase dizendo porquê sua mãe merece um dia de beleza. As três melhores receberão pacotes com serviços de limpeza de pele, massagem, escova ou hidratação, entre outros.

* Atualizado às 14h.

Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss