Reportagens

Publicidade
Publicidade
Mercado

Supermercados começam a caminhar para a transformação com estratégia

Tema aparece como tendência na APAS Show 2022 e especialista mostra barreiras para empresários

Por Thiago Terra - 20/06/2022

A transformação estratégica é uma das tendências que a APAS Show trouxe para os empresários e líderes do setor supermercadista, de acordo com Artur Motta, especialista em varejo pela FGV-EAESP. Porém, é preciso entender o verdadeiro sentido dessas duas palavras antes de partir para a ação. “Transformar, mas com estratégia”, salienta Motta durante o evento Pós-APAS Show 2022, que aconteceu em São Paulo.

Para o especialista, qualquer mudança deve levar os líderes a refletir sobre os motivos para a transformação, como ela será usada e o impacto disso para o seu negócio. “A transformação deve levar a algum lugar e, para isso acontecer, temos que nos apropriar do conhecimento para, então, colocar em prol do negócio”, afirma.

Barreiras da transformação
Segundo Motta, existem algumas barreiras que os empresários precisam transpor para implementar a transformação de acordo com a sua realidade. A primeira delas é entender o motivo para a mudança já que nós, humanos, somos resistentes a elas. Antes de uma transformação, as pessoas precisam entender o motivo para minimizar este gatilho mental.

A segunda barreira para a transformação é dar o primeiro passo sabendo que, às vezes, ele pode ser curto. Por fim, a terceira barreira é, de acordo com o especialista em varejo pela FGV-EAESP, a falta de visão em um futuro melhor. “A APAS Show 2022 nos mostrou uma série de visões, cases, e a partir disso podemos começar a caminhar para a transformação”, explica.
 

Leia também: Experiência de compra aparece como tendência no varejo para 2022