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Mercado

Foodtech: como a Goomer vem auxiliando o setor de foodservice

Startup encontra a harmonia entre a tecnologia e as pessoas com soluções que potencializam o desempenho da equipe, sem obviamente substituir o trabalho humano

Por Priscilla Oliveira - 07/06/2021

O anúncio de uma pandemia e o decreto de lockdown pegou muitos empresários de surpresa e acabou por levar à falência diversos estabelecimentos. Aqueles que de alguma forma investiram na Transformação Digital conseguiram sobreviver. A presença de foodtechs no mercado hoje passou a ser fundamental para esse nicho. Um exemplo é a Goomer, que de uma startup que oferecia serviços de cardápios digitais e totens de autoatendimento passou a ser uma plataforma de delivery de restaurantes.

A capacidade de se reinventar e ter como propósito auxiliar restaurantes a sobreviverem à crise trouxe grandes resultados: mais de 110 mil marcas foodservice, espalhadas em 2.700 cidades brasileiras, já utilizam uma ou mais soluções da Goomer, somente nos últimos 12 meses - de forma totalmente orgânica. Até o final do ano, a expectativa é alcançar 230 mil estabelecimentos. 

O bom desempenho fez com que a empresa também recebesse um aporte de R$ 15 milhões para liderar a Transformação Digital de bares e restaurantes. O investimento foi liderado pelo fundo Bridge One - venture capital que administra mais de R$ 200 milhões e investe em companhias B2B de alto crescimento - acompanhado pela gestora de venture capital DOMO Invest, que anteriormente já havia investido na empresa, além do fundo Aimorés Investimento.

O valor será revertido em melhorias nas ferramentas e em contratação de pessoal. “Investiremos bastante em tecnologia, mas queremos atrair pessoas com boas qualificações em Marketing, Comercial e Tecnologia, que são áreas estratégicas e essenciais para os nossos negócios”, contou Fabrício Nunes, Head de Marketing da Goomer, em entrevista ao Mundo do Marketing. 

Amadurecimento do mercado

Fabrício também faz parte do time de novas contratações da Goomer, com últimas passagens pela Loft e Carrefour, além de mais de dez anos de carreira em grandes agências de publicidade. Atento ao universo de Foodtechs, ele vem acompanhando a transformação do setor desde antes da pandemia. “Há uma diferença entre o que o pequeno estabelecimento faz e as grandes redes, mas todos estão querendo oferecer o melhor ao consumidor. Então alguns ficam mais dependentes de serviços de entrega por aplicativo, enquanto outros sabem que o relacionamento e a base de dados com esse cliente trarão sustentabilidade ao negócios. O último ano foi de amadurecimento”, pontua Fabrício. 

A própria Goomer é o retrato deste amadurecimento. Focada em auxiliar restaurantes com a parte “dentro do balcão” - cardápios digitais e totens de autoatendimento -, ela se viu obrigada a mudar não apenas pela própria sobrevivência, quanto para a de seus clientes. Em poucos dias, ela lançava o GoomerGo, plataforma para delivery de restaurantes integrada com o WhatsApp. A novidade angariou mais de 20 mil cadastros novos em dois meses.

Para o Head de Marketing da Goomer, a vantagem de inserir o cardápio no GoomerGo é que o restaurante ganha maior liberdade de atuação. “Cada estabelecimento possui uma página proprietária, que gera um link para ser compartilhado com os clientes pelo canal que ele preferir. A plataforma redireciona diretamente ao WhatsApp do estabelecimento para a conclusão e pagamento”, explica Fabrício.

Com isso, hoje a Goomer se destaca por resolver toda a parte de atendimento do estabelecimento, seja no delivery ou dentro do salão. Ela ajuda na parte da evolução dos restaurantes e encontra a harmonia entre a tecnologia e as pessoas. As soluções potencializam o desempenho da equipe de atendimento, sem obviamente substituir o trabalho humano.

Inovação constante

Analisando as Foodtechs, Nunes prevê que mesmo após a pandemia as empresas seguirão investindo em ferramentas que tragam mais liberdade de atuação ao dono de restaurante. “O modelo atual de ficar preso a uma plataforma não será mais sustentável, o que fará com que o próprio gestor busque inovar. No entanto, vejo que isso é algo mais para frente, porque hoje esse empresário quer seguir vendendo e mantendo seu negócio. Neste ponto, a Goomer tem muito mais a oferecer a ele e com os próximos investimentos nos tornaremos cada vez mais atraente para eles”, afirma o Head de Marketing. 

A parceria com grandes marcas também é destaque. Com o Grupo Heineken foi lançada a plataforma Goomer na Loja, solução que fornece aos bares e restaurantes de todo o Brasil uma opção de cardápio digital, por meio de um QR code disposto nas mesas dos estabelecimentos, além da opção de atendimento on-line. A novidade tem o objetivo de auxiliar os pontos de venda, considerando todas as medidas de higiene e proteção necessárias. Com o próprio smartphone, o cliente pode fazer a leitura do código, baixar o cardápio para escolher o que deseja, sem que haja o contato com o menu físico do estabelecimento.

Essa postura visionária da empresa foi um dos motivos que atraiu os investidores, além dos ótimos resultados. “Nós observamos todo potencial que eles tinham, de inovação e agilidade nas decisões. Já havíamos realizado um aporte anteriormente com eles que mostrou bons resultados e esse certamente dará a Goomer uma capacidade maior de realizar as ações que desejam. A maturidade com que lidam com o setor é diferenciada”, conta Natan Sztamfater, Fundador da Aimorés Investimentos, em entrevista ao Mundo do Marketing.

A Aimorés também é investidora de Startups de outros segmentos como a Squid (Marketing Digital), Neomed (Healthtech) e Conecta Lá (Marketplace). Na categoria de Foodtech, Natan destaque o potencial de crescimento. “Nos últimos meses vimos o quanto havia uma lacuna nesse setor e apostar nesse nicho é certamente perceber que a transformação digital está para todos”, conclui o Fundador da Aimorés.

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