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Cabify aprende com os erros do Uber e foca em expansão

Apesar da concorrência direta, companhia espanhola mantém modelo diferenciado, refuta cobrança de tarifa dinâmica e afirma ter modelo diferenciado. APP tem nova identidade visual

Por | 10/02/2017

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

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Seis meses depois de iniciar as operações no Brasil, a Cabify está empenhada em expandir sua área de atuação no país. Com crescimento de 80% ao mês, 100 mil motoristas cadastrados, entre interessados e ativos, e um milhão de downloads, o aplicativo de mobilidade urbana já está presente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e prevê a chegada em Brasília e Curitiba no próximo mês. Com as constantes reclamações de seu principal concorrente, o Uber, a companhia vê sinal verde para o crescimento.

Os problemas de reputação enfrentados pela pioneira no setor serviram de ensinamentos para a espanhola, que está em 40 cidades e 12 países. Um dos principais diferenciais é a cobrança da tarifa dinâmica, que em dias de maior procura pode dobrar o valor da corrida. O modelo é descartado pela Cabify, que tem a transparência entre os seus valores, assim como qualidade e segurança.

Além de manter a mesma tarifa, que muda de acordo com as cidades, o modelo tem um outro diferencial. "Nosso modelo de precificação é diferente e a nossa estratégia de mercado é outra. Diferentes de todos os outros players, que cobram pela distância e tempo, nossas corridas consideram apenas o trajeto percorrido. Isto quer dizer que se no meio do caminho o trânsito estiver engarrafado, impactando o tempo da viagem, a Cabify terá o menor preço do mercado", comenta Alexandre Bretzner, Gerente Geral da Cabify Rio, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Da crise, oportunidade
A recessão econômica enfrentada pelo país não é vista como um problema pela companhia. "Este momento faz com que as pessoas busquem reduzir as despesas e isso é super positivo. Comparando com os serviços dos que não estão nas plataformas digitais, oferecemos uma redução drástica. Ainda não sabemos o que vai acontecer, mas temos certeza que será bom. Estamos nos beneficiando com o efeito bumerangue de outros players que estão dando problema", acrescenta o executivo. 

Sem brigar por custo, a proposta da plataforma é oferecer experiência. Ao solicitar o carro, por exemplo, o usuário já informa se quer que o motorista abra a porta e define o som ambiente. Todos os veículos têm no máximo cinco anos e estão sempre com o ar condicionado ligado. Além disso, os copos de água oferecidos durante o trajeto são personalizados e trazem o logotipo da plataforma.

Como em média os passageiros passam 35 minutos no carro durante a corrida, segundo levantamento interno, além de oferecer conforto, a segurança é primordial. Por conta disso, a seleção e treinamento dos condutores têm atenção especial. "Dificilmente consigo controlar a entrega para o meu usuário, a menos que cuide bem dos nossos parceiros. A plataforma oferece suporte 24 horas para os motoristas, que têm o número de celular do Diretor Operacional, por exemplo. Pode parecer exagero, mas fazemos questão de proporcionar uma oferta diferenciada tanto para o parceiro quanto para o usuário, afinal, temos que cuidar muito bem dos nossos motoristas para que eles atendam bem o usuário", pontua.

Nova identidade
O sistema de seleção é extremamente rigoroso. Os profissionais passam por exames médico, psicológico e toxicológico. As sedes locais da Cabify acompanham os parceiros de maneira próxima, fazendo vistoria nos carros e organizando palestras informativas. Todos motoristas parceiros da plataforma, assistem a palestras que abordam desde técnicas de atendimento até a legislação vigente, além do uso do APP da Cabify. O aplicativo permite apenas pagamentos por cartão de crédito ou Paypal.

Para pontuar o novo momento, a plataforma acaba de ganhar nova identidade visual que ficou mais moderna e jovial. O preto e amarelo em traços retos deram lugar a um logotipo roxo e branco. A nova Letra C da Cabify remete ao movimento, enquanto a simplicidade nas cores e formas escolhidas reflete a forma como as pessoas se deslocam todos os dias nos carros. Como a principal razão do reposicionamento é estar mais próxima a seus usuários, a plataforma está oferecendo promoções para atrair novos passageiros.

Até o dia 18 de fevereiro, às 21h59, o código NOVACABIFY dará 50% de desconto nas três primeiras corridas, com desconto máximo de R$ 20 por corrida, para quem nunca inseriu um código na área de promoções do aplicativo. Os passageiros que pegarem os carros roxos serão presenteados com um kit da nova marca contendo ecobag, adesivo, bloco e caneta. Além disso, quem tirar uma selfie dentro de um dos carros da Cabify com algum objeto na cor roxa, postar no Instagram ou no Twitter com a hashtag #CabifyPurple e marcar as contas oficiais da plataforma (@Cabify_Brasil) irá concorrer a uma viagem para Málaga, na Espanha. Para participar, a postagem precisa ser feita de forma pública em qualquer uma das redes sociais.

 

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