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As 10 melhores ações de Marketing de 2016

Ano foi recheado de lançamentos e reformulações das marcas para atrair consumidores. Olimpíadas ajudaram as marcas a conseguirem engajamento com público

Por | 15/12/2016

priscilla@mundodomarketing.com.br

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O ano de 2016 exigiu bastante criatividade das marcas na realização das suas ações de Marketing. Isso porque em um ano economicamente retraído, os consumidores precisaram ser seduzidos na hora de realizarem as compras. O envolvimento veio não apenas de lançamentos e reformulações, mas principalmente daquelas que se engajaram com os Jogos Olímpicos. As empresas patrocinadoras buscaram explorar ao máximos os recursos que cabiam a elas e o retorno foi percebido.

Com tantos visitantes no Rio de Janeiro, os patrocinadores investiram em ativações por toda a cidade a fim de impactar o público dentro e fora das arenas e estádios. Esses espaços interativos, chamados de casa das marcas, ofereciam experiências e ainda criaram repertório para a construção de conteúdo para as redes sociais. O McDonald´s, por sua vez, aproveitou não apenas os Jogos como um chamariz, mas principalmente a adesão da marca Ovomaltine junto aos seus produtos. O burburinho em torno da aquisição bem ou mal favoreceu a divulgação da nova linha de sobremesas da rede.

Também fizeram parte de estratégias memoráveis as marcas que apostaram em temas em alta como Branded Content, empoderamento e produtos multibenefícios, como foi o caso de Omo que lançou seu próprio serviço de lavanderia. A redação do Mundo do Marketing reuniu 10 iniciativas que ganharam a atenção neste ano considerando criatividade, relevância para o mercado e audiência. Veja as 10 ações de 2016 que mereceram destaque e que estão em ordem alfabética:

Academia da Carne
A Friboi criou a Academia da Carne Friboi, um canal de Branded Content que reúne todos os tipos de conteúdo para transformar os consumidores em verdadeiras autoridades no assunto "carne bovina". A novidade chega com três embaixadores: a apresentadora Ana Maria Braga e os chefes Olivier Anquier e Guga Rocha, que atuam diretamente na elaboração dos conteúdos.

Até então a marca tinha contato com os consumidores no momento pré compra, com ações publicitárias e campanhas de mídia, e na hora da compra, nos supermercados e açougues. Agora também se faz presente na hora do preparo, do consumo e pós-consumo. O objetivo é ter um relacionamento mais próximo e direto.

Saiba mais: Mundo do Marketing cria divisão de Branded Content.

Bar de Gelo - Brasil Kirin
A Brasil Kirin e a rede de supermercados Prezunic montaram um bar de gelo no Rio de Janeiro nos moldes dos já existentes em alguns países. O espaço funcionou no estacionamento do mercado na Barra da Tijuca e a exemplo dos ice bars existente no exterior, tudo foi feito de gelo, paredes, balcão, garrafas, sofás, mesas, geladeira, estátua interativa e até os copos. Para entrar era preciso vestir um casaco térmico e luvas, disponibilizados no local, pois a temperatura chegava a -10°.

Os visitantes foram recebidos com degustação de cerveja Devassa, um shot de saquê Azuma Kirin e degustação do queijo Faixa Azul. A novidade no estilo pop-up foi mantida em torno de um mês. Para visitar o espaço era preciso comprar R$ 60,00 em cervejas da Brasil Kirin (Devassa, Baden Baden e Eisenbahn) em uma das 31 lojas do supermercado Prezunic. O cliente ganhava o direito a uma entrada com data e hora marcadas.

Instagram Stories
O Instagram desenvolveu uma nova funcionalidade nos moldes do Snapchat. O Instagram Stories permite que o usuário compartilhe todos os momentos do dia sem que as postagens fiquem atreladas ao perfil ou linha do tempo. As fotos e vídeos aparecem juntos em formato de slideshow, sem que haja uma preocupação com o excesso de conteúdo. Além disso, ferramentas de texto e desenho serão disponibilizadas para que as imagens ganhem mais interatividade.

Assim como o concorrente faz, as publicações desaparecerão após 24 horas. As histórias de todas as pessoas ficarão em uma barra no topo do feed. Quando houver algo novo, a foto de perfil do contato trará um círculo colorido em volta. Para visualizar a história de alguém, basta clicar na imagem.

Os comandos são semelhantes aos do Snapchat: clique para avançar ou retroceder, ou deslize para ver a história de outra pessoa. Quem quiser comentar em algum conteúdo pode clicar e enviar uma mensagem privada para a pessoa pelo Instagram Direct. Ao contrário dos posts normais, não há curtidas ou comentários abertos. As configurações de privacidade de conta são as mesmas. Se o perfil é fechado, a história será visível somente para os seguidores, no entanto, é possível ocultar toda postagem para qualquer pessoa que o usuário não queira que veja o conteúdo, mesmo que ele o siga.

Leia mais: Snapchat: 5 estratégias para as marcas fazerem sucesso no APP

Lavanderia Omo
A Omo passou a oferecer aos consumidores mais uma opção de cuidados com a roupa, mas desta vez totalmente diferente: uma lavanderia online. O serviço funciona com uma assinatura mensal e a empresa se responsabiliza pelo recolhimento das peças sujas e entrega das roupas limpas e passadas. A iniciativa visa se aproximar do consumidor e atender, principalmente, as demandas daqueles que buscam conveniência.

Por meio do site www.omoexpress.com.br o cliente escolhe o pacote de assinatura que mais se adapta a seu perfil. Dentre as opções, há planos para famílias menores, com 15 quilos de roupas por semana; para famílias maiores, com 40 quilos de roupas por semana; e a possibilidade de lavar peças específicas como camisas sociais ou até mesmo personalizar um plano sob medida.

O preço dos planos mensais é a partir de R$ 79,90. Após selecionar o plano que melhor atende à sua rotina, o assinante não precisa mais se preocupar com o cuidado das roupas: duas vezes por semana, em datas predeterminadas, Omo Express retira as peças sujas em casa e as devolve lavadas e passadas. O pagamento pode ser feito por débito automático, facilitando o processo. O serviço atenderá a região da Grande São Paulo.

McDonald´s e o Milk-Shake de Ovomaltine
O McDonald´s foi assunto em 2016 não apenas por criar o maior quiosque de sobremesas do mundo, no Parque Olímpico, ou por passar a produzir sanduíches premium, mas por adquirir os direitos de uso da marca Ovomaltine. Antes pertencente ao Bob´s, a marca de flocos crocantes passou a ceder a imagem e nome para a nova linha de sobremesas da rede americana. O burburinho nas redes sociais foi intenso em relação a quem fazia o melhor milk-shake, mas o alarde acabou ajudando na comunicação dos novos itens da empresa dos arcos dourados.

Além do milk-shake e da casquinha, a rede oferece como opção também o McFlurry. O direito de uso do Ovomaltine pela rede americana foi uma estratégia para alavancar categoria de milk-shake no Brasil. A novidade chamou a atenção do mercado e dos consumidores, pois a bebida de Ovomaltine sempre foi tradicional no concorrente.

Saiba mais sobre a estratégia no estudo "Co-branding: um casamento entre marcas para conquistar mercado", disponível no Mundo do Marketing Inteligência.

Novas bonecas Mattel
Após sofrer com a queda nas vendas de bonecas e percebendo a mudança do comportamento do consumidor infantil, a Mattel apresentou uma coleção de bonecas super-heroínas e vilãs. A DC Super Hero Girls conta com modelos de supermulheres baseados em diversas figuras das histórias em quadrinho e televisão, como a Mulher Maravilha, Batgirl, Supergirl, Arlequina, Hera Venenosa, Bumblebee e Katana.

As bonecas estão disponíveis em dois tamanhos e acompanham vídeos e jogos para celular. Com a novidade a marca pretende equilibrar o declínio das vendas de suas linhas principais, a Barbie e American Girl.

Além disso, depois de mais de meia década exibindo um mesmo padrão corporal, a Barbie ganhou novos contornos. A boneca da Mattel agora será disponibilizada com estatura diferente, mais alta e mais baixa e, também, mais cheinha. As mudança mostra um novo posicionamento do brinquedo que fez parte de diversas gerações mantendo o mesmo modelo de beleza com a versão tradicional: magra, branca e com estatura mediana. A novas versões ganham ainda roupas mais modernas, que se adequam à realidade da mulher do século XXI.

Esse não é o primeiro movimento da fabricante na busca pela pluralidade dos tipos femininos. No ano passado, a empresa colocou no mercado a coleção fashionista com diferentes tons de pele, diferentes tipos de cabelo e formato de olhos. O lançamento coloca a Mattel alinhada a uma das 10 tendências globais de consumo apresentadas pela Euromonitor Internacional. A consultoria aponta que entre os novos comportamentos estará a exigência pelo fim dos estereótipos e o respeito à pluralidade.

Novos postos Ipiranga - recarga elétrica de carro
A Ipiranga, em parceria com o BMW Group Brasil, passou a oferecer o serviço de recarga de carros elétricos em postos de combustíveis em algumas unidades do país. Foram lançadas 50 unidades do BMW i Wallbox, como é chamado o dispositivo exclusivo para carregamento rápido dos veículos BMW i, em postos urbanos e em postos Rodo Rede.

O primeiro espaço escolhido para o lançamento da iniciativa sustentável é uma filial na Barra da Tijuca, com conceito ampliado. Este novo modelo de loja com 400 metros quadrados de área de vendas transforma o conceito de varejo em postos, com minimercado, farmácia integrada à loja e uma proposta ampliada de alimentação. Entre os diferenciais estão o eixo verde com a venda de produtos, frutas, verduras, legumes e orgânicos; um espaço da Extrafarma no complexo da loja; refeições completas, com área para almoço e jantar; espaço Garden, com venda de flores, plantas e acessórios; além de padaria, cafeteria e da oferta dos mais variados produtos, como materiais de limpeza, higiene, beleza, carnes, peixes, entre outros.

O objetivo é proporcionar uma experiência de compra inovadora, reunindo o que o consumidor precisa em um único lugar. "Lugar Completo" é o conceito criado para comunicar a estratégia de negócios da empresa, baseada na maior oferta de produtos, serviços e conveniência.

Olimpíadas Coca-Cola
No ranking das companhias que investiram nas Olimpíadas, a Coca-Cola saiu na frente como a companhia mais lembrada do público. Mesmo lançando novos sabores em 2016, como Stevia, Baunilha e Cereja, a empresa se tornou assunto por realizar uma comunicação direcionada aos jovens. A companhia realizou o Parada Coca-Cola, no Porto Maravilha, em que reuniu atletas, influenciadores digitais, além de diversos ídolos da nova geração. Totalmente conectado ao universo jovem, o espaço contou com apresentações de artistas em performances exclusivas para a Coca-Cola.

Além disso, a fabricante e a Casa da Moeda se uniram para exibir as medalhas Olímpicas e Paralímpicas Rio 2016 e o público teve a oportunidade de conhecer de perto os ícones Olímpicos, conhecer um pouco mais da história, além de posar para fotos em um pódio montado especialmente na entrada do local.

Os visitantes também tiveram acesso à maior loja da Coca-Cola na América Latina, com 465m².  Produzida pela Coca-Cola Jeans em homenagem aos Jogos Olímpicos, a coleção "That´s Gold" contou com grande variedade de produtos de linha pessoal, entre camisas, bonés, óculos e chinelos, além de itens de papelaria e para casa, como cadernos e canecas. A marca ainda permitiu a customização de algumas peças com os aros Olímpicos e com a logomarca Rio 2016. A companhia também se fez presente com a coleção de pins, que teve pontos de troca no Parque Olímpico.

Olimpíadas Skol
A Skol também ganhou destaque por sua atuação nas Olimpíadas. A empresa disponibilizou quatro espaços temáticos que puderam ser aproveitados pelos torcedores que foram às competições -principalmente, aqueles que não tiveram ingressos. No Boulevard Olímpico, no Centro da cidade, a cervejaria montou a Skol FanZone, ao lado da Pira Olímpica. Um dos principais atrativos foi o Balão Panorâmico Skol, onde os visitantes puderam ver a cidade de uma altura de 150 metros. O espaço também acolheu o Beer Garden, onde foram transmitidos jogos e teve som de muita música.

A Vila Skol e Arena Skol funcionaram no Museu de Arte Moderna (MAM), onde aconteciam festas pagas. Além dos pontos, mais de 40 vans da Delegação Skol estiveram espalhadas pela cidade, com transmissão oficial dos jogos e pocket shows para animar os atletas da diversão. Os 280 quiosques de Skol na orla do Rio de Janeiro receberam nova identidade visual e se tornaram o ponto de encontro oficial de quem quiser curtir os jogos na praia.

Yenzah - Cabelo bom é o quê?
A Yenzah lançou o livro infantil "Cabelo bom é o quê?", voltado para crianças cacheadas a fim de elevar a autoestima e quebrar preconceitos ao abordar os diversos tipos de cabelo. A iniciativa visa empoderar os pequenos para que se sintam seguros com os fios naturais. A publicação foi escrita pelo diretor da empresa, Rodrigo Goecks, que se sentia incomodado com o bullying sofrido pelas crianças com cabelos cacheados. A ilustração é da artista plástica Anne Pires.

Além do livro, a fabricante de produtos de beleza também lançou a campanha #cabeloboméomeu e desenvolveu um vídeo feito com meninas de várias etnias recitando o poema do livro. A série "Um dia me falaram" ainda terá mais dois livros sobre raças e medos. A publicação faz parte das ações de lançamento da série de produtos Sou + Cachos, criada pela Yenzah, com a participação de quatro mil consumidoras, que foram responsáveis pela co-criação da linha.

O livro pode ser comprado na loja virtual Casa 18 e a Yenzah ainda terá preço subsidiado para escolas que queiram usar o material como recurso pedagógico. Uma versão virtual estará disponível para download no site da empresa.

Veja mais: Potencial do consumidor infantil - conteúdo exclusivo para assinantes.

Melhores Ações de Marketing, McDonald’s, Branded Content, Skol, Olimpíadas

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