Terceira idade: carência de produtos e atendimento exclusivos
Público sênior ainda é parcela pouco trabalhada pelas marcas, mas com grande potencial de consumo. Segmento de beleza é um dos que possuem alto grau de insatisfação
O público jovem é o grande centro das ações de Marketing das empresas pelo potencial de compra que possuem e podem vir a ter no futuro. Os idosos, no entanto, ainda são uma parcela pouco trabalhada pelas marcas, mas que possuem também uma grande importância à economia. Cerca de 67% das pessoas da terceira idade são os únicos decisores sobre as compras que fazem, segundo dados de pesquisa feita pelo Serviço de proteção ao crédito (SPC) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Um ponto enfraquecido é em relação à tecnologia. De acordo com 13% dos entrevistados, os produtos que mais fazem falta são celulares com teclados e telas maiores, seguidos de locais para diversão e vestuário. Em relação às roupas, 17% acham que é difícil comprar, uma vez que encontram peças para pessoas muito idosas ou muito jovens. Lojas especializadas em peças para esse público e que ofereça uma gama de estilos é algo que falta no varejo.
Já na questão de atendimento e pontos de venda, 70% dos idosos acreditam que é preciso haver melhorias - três a cada 10 percebem que os rótulos devem ser mais fáceis de serem lidos. A pesquisa do SPC também detectou os desejos de consumo da terceira idade. Até o fim do ano, os entrevistados pretendem comprar roupas (29%), viagens (20%) e calçados (19%).
Mais da metade dos entrevistados pretendem comprar produtos ou serviços que demandam uma quantia financeira maior nos próximos 12 meses, como viagens, eletrodomésticos e tratamentos dentários estéticos. O setor de turismo, inclusive, ganha destaque entre esse público: no último ano, 55% fizeram viagens nacionais e 10% internacionais.
Beleza
Outro potencial desse nicho está no segmento de beleza, como mostra a pesquisa exclusiva feita pelo Mundo do Marketing, em parceria com a Reds e eCGlobal. Seis em cada 10 mulheres acima de 55 anos estão insatisfeitas com sua aparência e procuram usar produtos cosméticos adequados à sua faixa etária, mas possuem dificuldade de encontrar itens que sejam específicos para sua faixa etária.
A vaidade é algo que ainda é presente nesse público, mas algo pouco explorado nas campanhas. Mais da metade (59%) das mulheres acima de 55 anos não se sentem representadas pelas propagandas de cosméticos. O batom, por exemplo, é um artigo que pode ser explorado nas ações, uma vez que é o item de maquiagem mais usado entre as mulheres acima de 55 anos. Para 71% delas, o objeto é utilizado frequentemente.
O setor de serviços também possui muito espaço para explorar. A região Nordeste é a campeã na realização de procedimentos nos cabelos entre as mulheres acima de 55 anos (58%). Os dados apontam uma carência na atenção a esse público, que ganhará mais destaque nos próximos meses. Após a mudança da reforma previdenciária, que manterá esse nicho em atuação no mercado de trabalho por mais tempo, os idosos buscarão um melhor direcionamento para seu dinheiro e é importante que as empresas estejam preparadas para atendê-los a fim ampliar sua participação e lucratividade.
A pesquisa Beleza na Terceira Idade aborda outros pontos como as atitudes desse público em relação à beleza, conhecimento e uso de categorias de beleza, conhecimento e uso de marcas, onde se informam sobre temas relacionados à estética, marcas que mais atendem a este mercado segundo as consumidoras, comparações com outras épocas e gerações e percepções sobre o mercado atual de beleza para terceira idade.
O estudo completo pode ser conferido na palestra Raio X do público Sênior, que será realizada no dia 31 de janeiro, em São Paulo. O evento contará com Adriana Rocha, Co-Fundadora e CEO da eCGlobal; Bruno Mello, Editor Executivo do Mundo do Marketing e Karina Milare, Diretora Presidente da REDS do grupo HSR. A pesquisa inédita busca orientar as empresas a como direcionar suas estratégias para esse público.