Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Terceira idade: carência de produtos e atendimento exclusivos

Público sênior ainda é parcela pouco trabalhada pelas marcas, mas com grande potencial de consumo. Segmento de beleza é um dos que possuem alto grau de insatisfação

Por | 09/12/2016

priscilla@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O público jovem é o grande centro das ações de Marketing das empresas pelo potencial de compra que possuem e podem vir a ter no futuro. Os idosos, no entanto, ainda são uma parcela pouco trabalhada pelas marcas, mas que possuem também uma grande importância à economia. Cerca de 67% das pessoas da terceira idade são os únicos decisores sobre as compras que fazem, segundo dados de pesquisa feita pelo Serviço de proteção ao crédito (SPC) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Um ponto enfraquecido é em relação à tecnologia. De acordo com 13% dos entrevistados, os produtos que mais fazem falta são celulares com teclados e telas maiores, seguidos de locais para diversão e vestuário. Em relação às roupas, 17% acham que é difícil comprar, uma vez que encontram peças para pessoas muito idosas ou muito jovens. Lojas especializadas em peças para esse público e que ofereça uma gama de estilos é algo que falta no varejo.

Já na questão de atendimento e pontos de venda, 70% dos idosos acreditam que é preciso haver melhorias - três a cada 10 percebem que os rótulos devem ser mais fáceis de serem lidos. A pesquisa do SPC também detectou os desejos de consumo da terceira idade. Até o fim do ano, os entrevistados pretendem comprar roupas (29%), viagens (20%) e calçados (19%).

Mais da metade dos entrevistados pretendem comprar produtos ou serviços que demandam uma quantia financeira maior nos próximos 12 meses, como viagens, eletrodomésticos e tratamentos dentários estéticos. O setor de turismo, inclusive, ganha destaque entre esse público: no último ano, 55% fizeram viagens nacionais e 10% internacionais.

Beleza
Outro potencial desse nicho está no segmento de beleza, como mostra a pesquisa exclusiva feita pelo Mundo do Marketing, em parceria com a Reds e eCGlobal. Seis em cada 10 mulheres acima de 55 anos estão insatisfeitas com sua aparência e procuram usar produtos cosméticos adequados à sua faixa etária, mas possuem dificuldade de encontrar itens que sejam específicos para sua faixa etária.

A vaidade é algo que ainda é presente nesse público, mas algo pouco explorado nas campanhas. Mais da metade (59%) das mulheres acima de 55 anos não se sentem representadas pelas propagandas de cosméticos. O batom, por exemplo, é um artigo que pode ser explorado nas ações, uma vez que é o item de maquiagem mais usado entre as mulheres acima de 55 anos. Para 71% delas, o objeto é utilizado frequentemente.

O setor de serviços também possui muito espaço para explorar. A região Nordeste é a campeã na realização de procedimentos nos cabelos entre as mulheres acima de 55 anos (58%). Os dados apontam uma carência na atenção a esse público, que ganhará mais destaque nos próximos meses. Após a mudança da reforma previdenciária, que manterá esse nicho em atuação no mercado de trabalho por mais tempo, os idosos buscarão um melhor direcionamento para seu dinheiro e é importante que as empresas estejam preparadas para atendê-los a fim ampliar sua participação e lucratividade.

A pesquisa Beleza na Terceira Idade aborda outros pontos como as atitudes desse público em relação à beleza, conhecimento e uso de categorias de beleza, conhecimento e uso de marcas, onde se informam sobre temas relacionados à estética, marcas que mais atendem a este mercado segundo as consumidoras, comparações com outras épocas e gerações e percepções sobre o mercado atual de beleza para terceira idade.

O estudo completo pode ser conferido na palestra Raio X do público Sênior, que será realizada no dia 31 de janeiro, em São Paulo. O evento contará com Adriana Rocha, Co-Fundadora e CEO da eCGlobal; Bruno Mello, Editor Executivo do Mundo do Marketing e Karina Milare, Diretora Presidente da REDS do grupo HSR. A pesquisa inédita busca orientar as empresas a como direcionar suas estratégias para esse público.

Terceira idade, Idosos, Mercado de Beleza

Conteúdo de Acesso Premium Para continuar tendo acesso a esse e outros conteúdos exclusivos, faça sua assinatura.
  • Conheça diferentes perfis de consumo
  • Desenvolva embasamentos para suas campanhas
  • Otimize sua gestão de Marketing
  • Projete cenários para o seu negócio
  • Descubra potenciais de mercado
  • Tome decisões mais assertivas

Já é premium/cadastrado?
Faça o login para ver o conteúdo:

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss