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5 Estudos que tiveram destaque em 2016

Temas como Tecnologia no Marketing, Corrida de Rua, Influenciadores Digitais, Marketing de Alimentos e Embalagem são temas recorrentes que valem a leitura de todo profissional

Por | 12/12/2016

priscilla@mundodomarketing.com.br

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No ano em que o Mundo do Marketing passou por grandes transformações, reforçando seu posicionamento de ferramenta de inteligência estratégica e focando na produção de conteúdo aprofundado para tomada de decisão, a área de Estudos ganhou uma importância maior perante ao mercado. Com recortes aprofundados dos setores ou nichos analisados, foram elaborados mais de uma dezena de apresentações com modelos práticos, seguido de dicas para ajudar no trabalho dos profissionais.

Alguns deles foram campeões de acesso ao portal e seguem como temas recorrentes nas pautas das reuniões dos gestores de diferentes companhias. São eles Tecnologia no Marketing e suas ferramentas, Corrida de Rua, Influenciadores Digitais, Marketing de Alimentos e Embalagem. A abrangência que esses assuntos possuem entre as marcas e as diferentes formas de aplicação tornam esses estudos uma leitura preciosa para quem atua na área.

Veja abaixo por que eles estão no nosso Top 5 Estudos:

1) Tecnologia no Marketing
Hoje em dia todas as tarefas que envolvem os negócios contam com alguma inovação que revoluciona o modo com que se lida com o consumidor. Itens como Big Data, Internet das Coisas, Realidade Aumentada e Virtual, Gamificação, Redes Sociais entre outros são pauta obrigatória em reuniões e também ganharam estudo especial no Mundo do Marketing. Basta olhar para algumas das principais empresas de tecnologia do mundo para saber que elas têm revolucionado a forma como os negócios são feitos hoje.

O tema Martech se tornou recorrente no Mundo do Marketing ganhando análises profundas, pela importância que possui e vem transformando as formas de se trabalhar na área. Praticamente qualquer pessoa envolvida com o Marketing ou ferramenta de dados está lidando com Martech. O termo híbrido não aplica-se somente a grandes iniciativas, esforços e ferramentas que aproveitam a tecnologia para atingir metas e objetivos da área - algo que se tornará cada vez mais recorrente entre empresas de todos os portes.

2) Corrida de Rua
Apesar do futebol ser o esporte mais querido do brasileiro, são as corridas de rua que vêm se tornando a verdadeira paixão. Tal fato pode ser comprovado em praias, praças, ruas e parques de diversas cidades de todo o Brasil: milhares de pessoas se reúnem aos fins de semana para competirem de maneira amigável. Ano após ano o número de adeptos vem aumentando, bem como o de eventos. Diferentes negócios são envolvidos antes e depois das competições - assessorias esportivas, alimentação (suplementos), bebidas (isotônicos), vestuário, entre outros.

O comportamento de consumo dessas pessoas é algo que permite diferentes tipos de empresas trabalharem suas marcas. Isso porque o público que frequenta esses eventos vai desde as crianças a partir de dois anos até os idosos. Além de produtos, as corridas de rua permitem às companhias estreitarem o relacionamento com seus clientes e inovarem em maneiras de comunicação. Mesmo aquelas que não atuam diretamente com o mercado esportivo podem ter sua imagem associada à prática.

3) Influenciadores Digitais
Com consumidores em busca de mais diálogos reais, web celebridades ganham mais espaço nas ações de Marketing e mudam a maneira com que as marcas fazem publicidade. Com isso, um amaciante de roupas surge quase que como coadjuvante na fala de uma youtuber, que o apresenta enquanto fala do perfume de suas camisas. Esse formato comercial vem chamando atenção de um número cada vez maior de gestores de Marketing.

Os motivos são variados e vão desde o alcance de público ao custo mais barato. O trabalho e as negociações começam a deixar de serem amadores. O retorno, medido em audiência, vem chamando a atenção pelo boca a boca espontâneo que causa. Esse tipo de ação é bastante positiva, mas requer cuidados já que envolve uma análise de quem realmente é influenciador para quem apenas tem muitos seguidores.

4) Marketing de Alimentos
A indústria de alimentos vem sendo impactada por diferentes tendências. Uma das principais que vem ganhando novos adeptos é a de saudabilidade. Esse nicho vem transformando as leis e a forma com que muitos produtos se apresentam - o que envolve desde a redução de sódio até itens sem glúten e lactose em maior quantidade nas gôndolas. Esse é um setor diferenciado de publicidade, que trabalha com extrema assertividade e com muita estratégia, buscando atingir uma enorme gama dentro de segmentos do mercado.

A importância de olhar para esse nicho está relacionada ao fato de não apenas trabalhar com propaganda, mas também pela responsabilidade socioambiental, pelas regras de segurança e saúde, pela qualidade nutricional do cenário nacional, pela política de preços, entre outros fatores. São os gestores da área que criam valores e compõem o setor alimentício com maior precisão e muitas alternativas variadas. Com o apoio de comerciais, anúncios e até mesmo de propagandas dentro do próprio cardápio, o Marketing de alimento é capaz de influenciar as refeições diárias e se torna parte da rotina de compras. No estudo é possível avaliar tendências, desafios, recortes de superalimentos e orgânicos, bem como uma análise de food service.

5) Embalagem
Cada vez mais ávida em criar inovações a fim de atrair o consumidor, são lançados constantemente produtos com embalagens dos mais variados tipos e composições. O objetivo deles é se destacar em meio aos demais concorrentes, para que os tornem atrativos ao ponto de serem manuseados e, na sequência, adquiridos. Há ainda as empresas que alteram a imagem para um novo reposicionamento ou ainda diminuir custos de produção, ajudando o artigo a ganhar mais rentabilidade. Os investimentos nessa área vêm aumentando consideravelmente na última década.

Boa parte dessa mudança de comportamento do mercado surge com o aumento dos licenciamentos, que leva personagens aos rótulos e também pela tecnologia cada vez mais acessível às companhias. O estudo aborda itens como tecnologia como parte relevante para crescimento do setor, uso de neuromarketing, impactos sobre meio ambiente, além de cases por alguns dos setores em ascensão na economia.

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