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Marketing mais inteligente: ferramentas dão mais poder às ações

Tecnologias trazem mais eficiência e celeridade à área com uso de soluções preditivas que facilitam o trabalho de quem pensa estrategicamente e precisa lidar com inovações digitais

Por | 23/11/2016

priscilla@mundodomarketing.com.br

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Fernanda Benhami, Gerente de Customer Intelligence do SAS América LatinaA tecnologia vem impactando e mudando a vida das pessoas de maneira irreparável. Uma vez que uma ferramenta ganhe adesão, ela passa a ser incorporada nos hábitos e nos questionamos como vivemos antes sem aquilo. É o que acontece no mercado com os consumidores - incluem-se o e-commerce, mobile, entre outros -  e o modo de se fazer Marketing para eles. Tanta inovação transforma a rotina dos profissionais em algo que pede mais celeridade e tecnologias que consigam levar mais eficiência à ação.

O futuro da Tecnologia no Marketing é cada vez mais tonar híbrido o pensamento de profissionais de TI e de alguém que pensa estrategicamente. O digital já está incorporado no Marketing e quem atua nesse segmento já está, ou deveria estar, buscando especializações em tecnologia. A geração alpha exige que as empresas pensem digitalmente e, principalmente, que tenham atitude de pôr em prática ações que eles poderão perceber como válidas e pertinentes a eles.

Essa celeridade nos processos tornou a área um vasto campo para a criação de aplicativos e ferramentas que tornem os dados mais precisos e o retorno eficaz. "A tecnologia tem feito com que as empresas consigam se aproximar do consumidor de uma forma única, que em nenhum outro tempo se conseguiu fazer. Isso melhora o relacionamento entre eles, algo que hoje em dia é fundamental para a sobrevivência de uma marca", conta Fernanda Benhami, Gerente de Customer Intelligence do SAS América Latina, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Modelagem preditiva
O trabalho focado em preditividade feito pela SAS vem ajudando os profissionais de Marketing a desenvolverem estratégias digitais de negócios para campanhas e ações de relacionamento com clientes. O alinhamento da solução "Customer Intelligence" com o atual cenário do mercado colaborou para que a empresa conquistasse mais clientes. Isso porque apenas agora que agências e companhias vêm pensando em reforçar as estratégias com olhar tecnológico.

Mais do que trabalhar o analytics, é preciso ter um alinhamento com questões de governança, predições e automações. "Há alguns anos observamos o rumo que a área estava tomando e resolvemos adiantar essas necessidades dos profissionais. Dessa forma, hoje eles adiantam as necessidades dos consumidores e sabem onde agir utilizando as informações que possuem. O analytics preditivo permite antecipar expectativas de clientes o quanto antes, oferecendo as melhores experiências", afirma Fernanda.

A solução criada pela SAS já está alinhada à nova realidade do Marketing e foi desenvolvida para ser operada com a mesma eficiência por profissionais da área, analistas, equipes de TI e cientistas de dados. Os dados podem ser gerenciados e apresentados em diversos formatos, atendendo aos requisitos de diferentes usuários e projetos. Ou seja, ela estará alinhada a colaborar com a ação independente de quem colete os dados.

Daniel Hoe, Diretor de Marketing da Salesforce para América LatinaAgregador de ferramentas
A tecnologia permite entender melhor os consumidores em todos os canais de relacionamento oferecendo uma variedade de ferramentas, como mineração de dados, análise de textos, predições e otimizações. A forma como conseguir essas informações também vem mudando para se tornar cada vez mais assertiva. A Salesforce, por exemplo, criou uma ferramenta que leva o poder da Inteligência Artificial a fim de oferecer experiências personalizadas nas áreas de vendas, atendimento, relacionamento e varejo.

Sabendo que para muitas empresas o conhecimento técnico e a infraestrutura para o desenvolvimento de soluções de IA ainda estão fora do alcance, o Salesforce Einstein foi criado para ser um CRM mais inteligente. "Conseguimos reunir tudo que o profissional da área quer saber, como dados do cliente, de atividades do chatter, e-mail, agenda e e-commerce, além de fluxos de dados sociais como tweets e imagens e até sinais de Internet das Coisas para treinar modelos preditivos", conta Daniel Hoe, Diretor de Marketing da Salesforce para América Latina, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Ferramentas como IoT, Realidade Aumentada e uso de Inteligência Artificial são interesses recorrentes em qualquer companhia, pois trazem benefícios a diferentes ações. "É muito interessante ver como mudou a forma de se fazer Marketing. Existe uma variedade de opções e maneiras de se conseguir atingir o cliente em uma campanha. Cada inovação, seja pequena ou grande, gera impacto na área", afirma Daniel.

Armazenamento em nuvem
Com tantos dispositivos conectados à internet, é impossível medir a quantidade de dados capturados. Uma das grandes dificuldades de implantação do Big Data é saber o que fazer com as informações coletadas. A agilidade é algo que passou a ser necessária tanto quanto manter o que foi adquirido. Por isso o uso de nuvem para armazenamento vem se tornando uma questão relevante nas empresas. Segmentar por campo de atuação pode ajudar as empresas a encontrar um destino mais rápido para o tráfego do que apenas guardar.

Um dos exemplos criados pela Salesforce é o Marketing Cloud Einstein, que inclui o Predictive Scoring, que atribui uma nota para a probabilidade de cada cliente se engajar com um e-mail. Há também o Predictive Audiences, que constrói segmentos personalizados de público com base em comportamentos previstos e o Automated Send-time Optimization, que prevê o tempo ideal para entregar mensagens com base no comportamento passado do cliente.

Cada novidade só reforça o que os profissionais da área viverão nos próximos anos. "Quem ainda não está integrado à tecnologia será engolido por ela. O Marketing hoje anda junto com as novidades em informática. Hoje em dia muita coisa é criada por causa da área. Há uma integração interessante para que o trabalho se torne mais eficiente. O Marketing está cada vez mais inteligente e com mais capacidade de poder nas mãos", afirma Daniel.

Veja também o estudo Tecnologia no Marketing: por que você precisa dar muita atenção? disponível no Mundo do Marketing Inteligência. Conteúdo exclusivo para assinantes.

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